🔴 CONHEÇA A ESTRATÉGIA DO ‘MELHOR TRADER DO MUNDO’ – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Investimento em cripto é assim: pouco a perder, muito a ganhar

De uns tempos para cá, eu comecei a reconsiderar a minha postura em relação à loteria. Antes de me dedicar para valer à cobertura de finanças, não entendia para que as pessoas perdiam tempo na fila da lotérica para tentar a sorte na Mega-Sena. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Afinal, a probabilidade de […]

De uns tempos para cá, eu comecei a reconsiderar a minha postura em relação à loteria. Antes de me dedicar para valer à cobertura de finanças, não entendia para que as pessoas perdiam tempo na fila da lotérica para tentar a sorte na Mega-Sena.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, a probabilidade de ganhar com apenas uma aposta de seis números é de 1 para 50.063.860. O cálculo é da própria Caixa. Então, para que gastar dinheiro com isso?

As coisas começaram a mudar quando comecei a fazer o MBA de Finanças e Análise de Ações promovido pela Empiricus com a Estácio. Em uma aula sobre composição de carteira, dei de cara com o conceito de antifragilidade, e isso virou meu mundo de cabeça para baixo.

Resumidamente, antifragilidade é um termo desenvolvido por um dos gurus do mercado financeiro, Nassim Nicholas Taleb, e diz respeito a situações nas quais investidores se aproveitam de um risco limitado de perdas somado a um enorme potencial de retorno.

No caso da loteria, a aposta mínima, de seis números, custa R$ 4,50 e pode render milhões ao acertador dos seis números sorteados, e milhares para quem acertar quatro ou cinco números. E se você não ganhar, tudo bem, a perda é baixa, comparado ao tanto que você pode ganhar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não é apenas na lotérica em que você encontra enorme assimetria entre pouco risco e muito retorno. No mercado financeiro, temos as famosas opções com característica antifrágil de retorno, quando utilizadas corretamente. E ao contrário da Mega Sena, se o investimento vingar e der muito certo, não há limites para o seu lucro.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado

TRILHAS DE CARREIRA

Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição

Os analistas estão sempre à caça dos ativos antifrágeis, e nos últimos tempos as criptomoedas estão cada vez mais se encaixando nesta categoria. O Ruy Hungria fala um pouco mais sobre esse tema e como você tem muito a ganhar e pouco a perder com moedas digitais.

Já eu vou lá na lotérica fazer a minha fezinha. Vai que...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que você precisa saber hoje

SEU DINHEIRO CONVIDA

Em mais um artigo da série com empresas que abriram capital recentemente na B3, o CEO da Aura Minerals, Rodrigo Barbosa, fala sobre a importância de se ter ouro no portfólio como forma de proteção, especialmente na atual conjuntura, em que crescem os riscos de aceleração da inflação nos EUA e perda de valor do dólar.

MERCADOS

O Ibovespa conseguiu emplacar ontem o quarto dia consecutivo de alta, sustentando o recém-conquistado patamar dos 120 mil pontos, graças ao cenário externo favorável, que compensa as trapalhadas vindas de Brasília. O principal índice da B3 fechou em alta de 0,34%, aos 120.700 pontos, e o dólar caiu 0,75%, a R$ 5,63.

O que mexe com os mercados hoje? O Ibovespa segue vencendo (ou simplesmente ignorando) o caótico cenário doméstico, enquanto o exterior deve refletir positivamente os dados do PIB chinês e a temporada de balanços nos EUA.

EMPRESAS

Depois de uma tentativa frustrada há três anos, a Blau Farmacêutica conseguiu emplacar seu IPO, mas para isso teve que reduzir em 10% o piso da faixa indicativa e retirar a oferta secundária (de venda de posição de acionistas), diante da maior volatilidade do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A formação da nova administração do Banco do Brasil continua provocando polêmica. Dessa vez, o comitê responsável por avaliar indicações para cargos executivos retirou de pauta a análise da indicação da secretária-geral de administração da Advocacia-Geral da União para o conselho de administração. Entenda os motivos dessa decisão.

BR Distribuidora, Telefônica Brasil e Wiz anunciaram ontem o pagamento de proventos aos seus acionistas, incluindo dividendos e juros sobre capital próprio. Confira as condições para receber os valores.

ECONOMIA

A disputa política visando as eleições de 2022 esquentou de vez com a decisão do STF de manter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Maior parceiro comercial do Brasil, a China divulgou dados econômicos robustos para o primeiro trimestre, ainda que um pouco abaixo do esperado. Veja como foi o desempenho do grande dragão vermelho no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
corte selic copom 7 de outubro de 2026 - 8:38
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 6 de outubro de 2026 - 7:22

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço

6 de outubro de 2026 - 7:22
5 de outubro de 2026 - 8:19
2 de outubro de 2026 - 8:24
imagem gerada por inteligência artificial mostra uma vila colorida de casas, com um barril no meio, e diversos boletos de aluguel em atraso 1 de outubro de 2026 - 8:31
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 30 de setembro de 2026 - 20:01

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno

30 de setembro de 2026 - 20:01
30 de setembro de 2026 - 8:34
29 de setembro de 2026 - 8:17
eleições urna eletrônica 29 de setembro de 2026 - 7:10

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Eleição: o voto útil entrou na curva

29 de setembro de 2026 - 7:10
28 de setembro de 2026 - 8:09
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 25 de setembro de 2026 - 7:10
24 de setembro de 2026 - 8:18
Dólar diante de uma bandeira do Brasil e um gráfico da bolsa de valores 23 de setembro de 2026 - 20:00
23 de setembro de 2026 - 8:30
Montagem de um leão deitado sobre pilhas de moedas, representando os títulos isentos de Imposto de Renda 23 de setembro de 2026 - 7:05
Imagem gerada por inteligência artificial mostra fantasmas ao redor de um cofre público, cheio de notas de real, sacos de dinheiro e pilhas de moedas 22 de setembro de 2026 - 8:38
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar