Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O dragão à solta, Elon Musk, bitcoin e outras notícias que mexeram com seus investimentos

O temor com o retorno da inflação nos EUA, as falas de Elon Musk sobre o bitcoin, as ações de empresas em recuperação judicial e outros destaques da semana

Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O dragão é uma criatura mitológica presente em diversas culturas e regiões, da China à Europa. Aqui no Brasil, o bicho que cospe fogo entrou para o folclore econômico como símbolo da inflação galopante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Foram muitos os ministros que assumiram a missão de controlar a inflação e acabaram queimados. O dragão só foi domado de verdade a partir do plano Real.

Desde então, a fera alterna longos períodos de hibernação com ataques súbitos, que acontecem ao menor descuido dos cavaleiros do Banco Central.

Essa é a realidade brasileira, mas no exterior a inflação ficou por tanto tempo em níveis muito baixos que muitos economistas se arriscaram a dizer que o dragão havia sido extinto.

Então, a reação de certo desespero quando a inflação ao consumidor nos Estados Unidos bateu em 0,8% em abril foi de certo modo compreensível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O temor com o retorno do dragão na maior economia do mundo derrubou as bolsas globais. Por aqui, o Ibovespa caiu 2,65% na quarta-feira.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Saiba como investir lá fora, o que esperar do IPCA e o que mais movimenta o mercado hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre a inflação e o fiscal: o IPCA de sexta pode dar espaço para uma nova tentação de corte da Selic

Passado o susto, o mercado lambeu as feridas e se recuperou depois que as autoridades voltaram a destacar que a pressão nos preços é um fenômeno temporário. No acumulado da semana, o principal índice da bolsa brasileira fechou em queda de apenas 0,13%.

Isso significa que o dragão está treinado e domesticado? Ainda é cedo para saber, mas você pode acompanhar todos capítulos dessa saga no Seu Dinheiro. Fique agora com os nossos destaques da semana:

1 - As melhores da repescagem

Existem hoje 20 empresas listadas na bolsa brasileira em recuperação judicial. Estamos falando de nomes conhecidos do público como Oi, Eternit, Gradiente e Saraiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações de companhias nessa condição podem oferecer um enorme potencial de ganho, mas também riscos em proporção semelhante. 

É por isso que nós preparamos uma reportagem especial mostrando quais delas têm mais chance de sair da “repescagem” e voltar à primeira divisão.

2 - As commodities superpoderosas

Se a inflação está em alta, a culpa é delas: as commodities. Com o mundo em retomada, a demanda por matérias-primas, do minério de ferro aos grãos agrícolas, explodiu.

Quem não tem do reclamar da alta dos preços são as empresas que vivem de produzir commodities. Neste vídeo de 1 minuto, você confere como a Vale e as siderúrgicas se beneficiam do atual cenário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o nosso colunista Ivan Sant'Anna, já estamos em um novo superciclo das commodities. Ele conta sobre os últimos três grandes “bull markets” das matérias-primas e como os astros estão se alinhando para um novo momento de alta.

3 - Musk derruba bitcoin

O excêntrico bilionário Elon Musk não sai das manchetes, e não só no mundo dos negócios. Na semana passada, o dono da Tesla fez uma participação no programa humorístico Saturday Night Live, um dos mais populares dos EUA.

Uma piadoca com o dogecoin durante o programa foi o suficiente para abalar as cotações da criptomoeda na semana passada. Mas foi uma declaração séria sobre o bitcoin dias depois que caiu como uma bomba no mundo cripto. 

Musk voltou atrás da decisão de aceitar a principal moeda digital nas compras dos veículos elétricos da marca, alegando preocupações ambientais. O Seu Dinheiro resume toda a polêmica neste vídeo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 - Os fundos imobiliários do mês

Juros em alta, economia fechada… A vida não está fácil para quem investe em fundos imobiliários (FIIs). Mas isso não significa que não existam oportunidades nesse mercado.

Todos os meses o Seu Dinheiro consulta as principais corretoras do país para saber quais são as indicações mais quentes de FIIs dentro das carteiras recomendadas.

Os mais votados entram para a nossa seleção de Fundos Imobiliários do mês. Saiba quais foram os campeões de maio.

5 - Vamos ao teatro?

O isolamento social imposto pela pandemia da covid-19 nos obrigou a inúmeras mudanças na rotina. Algumas delas vieram para ficar, como o aumento do uso do celular para compras e serviços financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a esperada reabertura da economia também deve trazer de volta hábitos que fomos obrigados a interromper, como viagens e lazer fora de casa, incluindo aquele bom e velho cineminha ou teatro. E isso pode dizer muito sobre as oportunidades de investimento na bolsa, como mostra o nosso colunista Ruy Hungria

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Haaland na campanha realizada para a marca de chás Walovi 4 de julho de 2026 - 9:22

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

É hora de parar o viking: o fenômeno Haaland no caminho do Brasil 

4 de julho de 2026 - 9:22
Um desenho do centro do campo de futebol traz a metade de uma bola e a metade de um mapa mundi. Da fenda entre elas saem cédulas. 3 de julho de 2026 - 7:04
Thumb do primeiro dia do evento Onde Investir no Segundo Semestre de 2026, do Seu Dinheiro 2 de julho de 2026 - 9:27
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 1 de julho de 2026 - 19:29

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Qual é o gênero do novo ciclo eleitoral?

1 de julho de 2026 - 19:29
30 de junho de 2026 - 7:23
29 de junho de 2026 - 8:24
Elenco de Barrados no Baile e novo sistema de entrada e saída da União Europeia 27 de junho de 2026 - 9:02
Imagem mostra uma zebra dentro do espaço da B3, a bolsa de valores brasileira. Há gráficos de ações e símbolos da B3 ao fundo 26 de junho de 2026 - 8:27
Imagem mostra uma bola de futebol entrando na rede de um gol, com gráficos de ações e mercado financeiro na frente 26 de junho de 2026 - 6:04
Vini Jr da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026 - Imagem: Rafael Ribeiro/CBF 25 de junho de 2026 - 8:49
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 24 de junho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: tudo em renda fixa e nada em variável?

24 de junho de 2026 - 20:00
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 24 de junho de 2026 - 9:13
ID da foto:2232370416 Eleição na Colômbia. Mão do homem que põe seu voto na urna e na bandeira da Colômbia no fundo 23 de junho de 2026 - 7:14

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada da Colômbia e a nova aposta dos mercados na América do Sul

23 de junho de 2026 - 7:14
estágio-trainee-vagas-trabalho-escritório 22 de junho de 2026 - 8:20
Hotel Delano, emblema das megafestas de South Miami, reabre com foco em wellness e gastronomia 20 de junho de 2026 - 8:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar