🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Felipe Miranda: os 100 pontos para o sucesso da Empiricus

25 de maio de 2021
11:17
Imagem: Shutterstock

A inteligência de rua sempre me pareceu superior àquela das experiências pasteurizadas e esterilizadas. Empreendedores têm mais dignidade do que executivos.

O trader é mais perspicaz do que o economista, que também é muito ingênuo sobre política. O self-made man está muito à frente do herdeiro.

Quem está na arena está anos-luz na dianteira frente aos observadores da arquibancada. Há aqueles que fazem negócios e outros que tentam sugar algum dinheiro desses primeiros. 

Talvez seja por isso que uma de minhas referências favoritas da literatura não acadêmica (quase uma redundância e uma circularidade) é o “Unofficial Goldman Sachs Guide to Being a Man”. Aliás, onde é que estão os homens de verdade?

Esse negócio é uma espécie de livro de cabeceira. Estou ainda em falta com algumas lições, como “evite o último whisky. Você provavelmente já teve o bastante”. Costumo ser o cara que puxa a saideira, em forma de garrafa de vinho. Mas um dia chego lá.

Pensei hoje no que seria minha própria proposta de comportamento para sobrevivência na Empiricus.  Serve também como apontamentos para fora dela e àqueles três leitores que nos têm como referência.

Vamos lá:

1. Tenha disciplina e não reclame. Bezerro bom não berra.

2. Não tergiverse sobre suas responsabilidades. Assuma erros, mesmo que dos outros. Não cobre méritos próprios. Divida-os com outros.

3. Não elogie seus chefes. É ridículo. Eles são inteligentes e percebem. O saco não é o corrimão do sucesso. Somos meritocráticos. Odiamos a politicagem e os tapinhas nas costas. Critique seus chefes e lhes dê a chance de melhorar.

4. Não dê conselhos. É ainda mais ridículo. Somos todos adultos. E gostamos de ser tratados como adultos.

5. Venha ao escritório quando puder. Vai te fazer bem.

6. Nunca fale “fiz isso pelo seu bem”. Deixe que os outros decidam o que é bom para eles.

7. Cumpra combinados. Sempre. Verbais, formais e tácitos. Se você não tem palavra, você não tem nada. O fio do bigode e o aperto de mãos com olhos nos olhos valem muito mais do que qualquer contrato. Você nunca conseguirá fazer um bom contrato com pessoas ruins.

8. Não se preocupe com sua reputação. Preocupe-se em fazer o certo. É o melhor jeito de ter uma boa reputação.

9. Preocupe-se sempre com o cliente.

10. Vista-se bem. Mas não tão bem. Mostre cuidado consigo, mas entenda que isso não é um desfile de moda. Observe a sua volta e tenha sensibilidade para agir de acordo. Cuide da sua imagem. Não coloque uma foto fantasiado de Batman no WhatsApp. Diz muito sobre você.

11. Tenha respeito pelo seu chefe e pela Dona Graça. Cobre respeito deles também, igualmente.

12. Chegue cedo. O mercado abre às 10h. Você precisa estar preparado.

13. Não seja ingênuo. Muitas das boas ideias de investimento do Banco Matrix vieram após finais de semana em Iporanga e longas conversas com a turma tucana.

14. Prefira a inteligência do Tom Freitas Valle à do André Lara Resende. Se você conhece o segundo, mas não o primeiro, péssimo sinal.

15. Faça o seu horário. Trabalhe duas ou doze horas por dia, mas entregue tudo o que se espera de você. Entregue a sua alma inclusive.

16. Saiba o que se espera de você. Entregue mais do que isso.

17. Lembre-se de que ser legal é preferível a ser chato.

18. Não fale alto.

19. Entenda que o Rodolfo fala pouco.

20. Estude com profundidade. Desenvolva repertório. Abomine os clichês. Não repita frases prontas. Jamais cite um livro que você não leu.

21. Esteja preparado para fazer ao menos 10 barras consecutivas. O ideal seria 15. Se você for mulher, foque em cinco. Pode ser difícil no começo. Continue tentando.

22. Não use argumentos de autoridade, tampouco apele para a retórica barata de “artigos científicos dizem que...”. Substitua “artigos científicos” por “dados” e chegue à mesma conclusão.

23. Converse sobre suas expectativas. Saiba colocá-las de forma honesta e educada. Esteja pronto para receber uma resposta mal-educada.

24. Muita coisa é, sim, pessoal. Uma deslealdade profissional não se restringe ao escopo laboral. Valorizamos pessoas virtuosas.

25. Use desodorante. Na dúvida, use muito.

26. Se convidar alguém da empresa, um gestor ou um assinante para um almoço, pague a conta, na íntegra. Podemos reembolsá-lo, mas vai ser melhor se você mesmo mostrar sua capacidade de arcar com a boleta. É uma experiência estética grandiosa.

27. Se seu parceiro de almoço pedir uma taça de vinho, jamais deixe-o bebendo sozinho.

28. Não se culpe demais pelos seus erros. Todos erramos, todos os dias no mercado. O passado não se muda. Mas saiba do tamanho da responsabilidade associada a você. Foque no resultado futuro.

29. Nunca esqueça o fio dental.

30. Elogie o café. A Dona Graça fica feliz e nós simpatizamos com aqueles que tratam bem pessoas em nível supostamente inferior do ponto de vista hierárquico na empresa.

31. Tenha inimigos. A ausência deles apenas mostra sua incapacidade de se posicionar e a covardia para o embate. Saiba selecioná-los corretamente. Nunca tenha um inimigo menor do que você, tampouco um que possa feri-lo gravemente.

32. Saiba reconhecer pessoas complexadas. Elas são capazes de tudo.

33. Respeite quem fez algo relevante.

34. Evite herdeiros, pessoas com histórico de pé trocado e genros aventureiros.

35. Faça esporte. Qualquer um.

36. Use a palavra “Harvard” com muita parcimônia.

37. Chame os garçons do Itaim pelo nome, principalmente no Kosushi.

38. Se pergunte se aquela reunião não poderia ser um e-mail.

39. Nunca mande e-mails longos.

40. Não use o apelido “Stuhlba” se você não for amigo dele. Transmite uma falsa proximidade babaca. Colocar-se como “amigo de bacana” é uma das coisas mais asquerosas do mundo. Preserve seus amigos de infância.

41. Discursos do bem, repetições excessivas do termo ESG e todas as práticas do “beautiful people” são execráveis, porque falsas.

42. Nunca incorra no absurdo de abraçar uma árvore. É patético.

43. O mercado vai ter dias ruins. Siga em frente.

44. Lembre-se de que árvores não crescem até o céu.

45. O ativo ideal mora no mundo das ideias. Se você conhecer as empresas de perto, não vai comprar nenhuma.

46. Cuidado com a intensidade com que você pisa no chão. O pessoal do térreo não precisa ouvir seus passos no 10º andar. Sutileza denota discrição.

47. Aquelas palavrinhas continuam mágicas: bom dia, obrigado, por favor, bom descanso. Educação é sensibilidade. E nada é mais caro ao investidor do que sensibilidade, que implica capacidade de julgamento, o verdadeiro diferencial para se ganhar dinheiro com consistência.

48. Quando servido, devolva um sorriso, um olhar dentro dos olhos, um leve toque com a palma da mão sobre os ombros da outra pessoa, como gesto de real agradecimento e afeto verdadeiro. Fale o nome do interlocutor.

49. Pergunte sobre questões humanas e familiares de seus colegas de trabalho, de forma genuína. Mostre empatia. Se for para ser falso e puxar uma conversa vazia, melhor ficar quieto. Só há uma coisa pior do que o silêncio constrangedor: uma conversa constrangedora.

50. Escolha bem seu cônjuge. Vai ser revelador de suas preferências, mas também de seu caráter.

51. Ouça mais do que fale.

52. Saiba o que está acontecendo no futebol brasileiro, ainda que você não goste muito. É um ato social.

53. Dê boas gorjetas.

54. Nunca peça o vinho mais barato da carta, nem o mais caro. Saiba escolher. Uma experiência estética denota erudição.

55. O arquétipo a ser seguido não é o do herói, que luta sozinho de maneira irracional e muitas vezes morre no final. Pense no sábio. Yoda tem duas orelhas enormes, o casaco aberto para demonstrar receptividade, unhas longas e um cajado denotando experiência e vivência. O diabo é o diabo porque é velho.

56. O Rodolfo já leu o livro que você está lendo.

57. Você está autorizado a falar mal da Fazenda Boa Vista, mas só se o Caio não estiver por perto. Idem para o golfe.

58. A Bia parece brava. Mas na verdade ela é muito brava.

59. O Nelson já transou com metade do Itaim. Você é o próximx.

60. Não cite o Taleb sem ter lido todos os seus livros. Jamais pergunte qual o próximo black swan. Leia ao menos dois livros do Buffett antes de usar suas frases. Muitas delas ele nem falou de fato.

61. Aqui você pode e deve falar mal dos gestores que não ganham dinheiro há anos com consistência, mas continuam arrogantes.

62. A turma do ESG era mestre da puxeta em small caps. E todo mercado sabe disso.

63. Se for passar por um divórcio, saia dele de forma digna. Trate com carinho seus exs. Eles foram parte de sua vida por um tempo significativo. Se foram más escolhas, o erro foi seu.

64. Respeite os verdadeiros ganhadores de dinheiro em Bolsa, em especial aqueles que continuam na fronteira.

65. Fazer boas aquisições e crescer organicamente gera mais valor, para si e para a sociedade, do que patrocinar o Comitê Olímpico brasileiro. O “beautiful people” seria muito mais legal e divertido se dispensasse o discurso de “pessoa do bem”. As pessoas do bem são insuportáveis. Quero mesmo é saber o que os gestores do mal estão fazendo. Todos somos médico e monstro ao mesmo tempo. Pior se você não percebeu isso ainda.

66. Tenha sempre um bom terno disponível. Não engorde a ponto de não caber nele.

67. Saiba que consultorias nunca passaram de mais de um mês na Empiricus. Não é exagero, tampouco arrogância. É só um fato objetivo. No caso de desdobramentos de metas, foram duas semanas. No décimo quarto dia, vieram nos perguntar como fazíamos, porque queriam replicar para fora. Essa turma do MBA Talking é ótima para roubar seu dinheiro. Um roubo elegante ainda é um roubo.

68. Contratar a Falconi não vai tornar a sua empresa a Ambev. Não contrate a Falconi para contar para os seus amigos.

69. Despreze dicas de empreendedorismo dadas por não empreendedores. Idem para liderança.

70. Deus não vai salvar seus investimentos. O preço mérdio também não.

71. Uma ação comprada e em queda já representa um erro. Não cometa o segundo.

72. Você é livre para achar o JGP Strategy tão bom quanto o Verde, a Atmos tão boa quanto a Dynamo, e o Soros melhor do que o Buffett.

73. As cartas da Atmos são melhores do que as da Dynamo, porque são muito mais agradáveis de ler e menos diletantes.

74. Tenha cuidado para não acreditar nas próprias mentiras. Narrativas apoiam-se em personagens. Não se jogue demais neles.

75. Se a janela abrir, não saia voando. Você não é um super-herói só porque está ganhando dinheiro.

76. Entenda que um copy é muito diferente de um relatório. Se você não sabe o que é um copy, temos um problema.

77. Sim, o marketing da Empiricus funciona. O Beto é o melhor copywriter do Brasil. Mas a Empiricus não funcionaria sem um bom produto. Sempre pergunte a um assinante se ele está ganhando dinheiro e satisfeito conosco. O melhor marketing é o lucro no bolso do investidor. Isso é inegociável.

78. Se o investidor ganhar dinheiro a partir das nossas recomendações, o mérito é dele. Se ele perder, a responsabilidade é nossa. No final do dia, a culpa é e sempre deve ser do Felipe — sim, é ele quem escreve o Day One. Eu perco, nós ganhamos. Captains should go down with the ships.

79. Não estamos na festa do São João. Camisas amarelas, laranjas, vermelhas e verdes são proibidas. Ninguém quer saber seu time de futebol preferido, nem local, nem internacional. Bermuda nem pensar. Bombeta também não, claro.

80. Beba bastante água.

81. Não se iluda. Todos sabem quando você chega de ressaca. Alguns sabem quando houve uso de substâncias mais pesadas. Coce o nariz menos vezes. Não morda a própria orelha.

82. Seja conservador para escolher meias. Sua avó sabia selecioná-las melhor do que você. Até o bege é superior às happy socks.

83. Prefira más notícias que chegam rápido. A verdade pode ser um choque, mas é libertadora e evita traições maiores. Falhe rápido, falhe pequeno. O menor prejuízo é o melhor.

84. Confie no seu amigo de trabalho. Ainda que você venha a ser traído um dia, é melhor passar 99% do tempo em paz.

85. Leia as notas explicativas.

86. Você é tão bom quanto seu último trade. Humildade. Day One sempre.

87. Veja se você realmente precisa usar uma das salas de reunião. Preste atenção no quadro que decora a sala Taleb.

88. Seja pontual.

89. Nunca fale “o valuation não importa”. Quase tudo é uma questão de preço.

90. Leia a Teoria dos Sentimentos Morais antes de A Riqueza das Nações. O real desejo de um homem é ser valorizado pelas suas atitudes éticas e morais. Dinheiro é ótimo, mas não pode ser sua razão de existência.

91. Prefira filosofia aos livros de autoajuda.

92. Não confunda gurus de autoajuda com analistas de investimento.

93. Nunca traga seu pet para o escritório.

94. Não fale mal dos Rolling Stones. Saiba quem é o David Gilmour e o Roger Waters ou ao menos um dos dois.

95. Confiança também está sujeita ao falseacionismo popperiano. Basta uma falha grave para você destruir uma relação longeva.

96. Compre (e use) um raspador de língua.

97. Lidere pelo exemplo.

98. Converse com gestores e com a área de sales dos bancos de investimentos. Eles são preferíveis ao sell side.

99. Nunca culpe o trânsito ou algum imprevisto. Somos talebianos. Sabemos que imprevistos ocorrem a toda hora.

100. Seja você mesmo. E seja a sua melhor versão.

Compartilhe

LÁ VEM A DIVA

Show da Madonna deve injetar R$ 300 milhões na economia do Rio — e aqui está o que você precisa saber para assistir

25 de abril de 2024 - 19:41

O show da Madonna está marcado para 4 de maio, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro — descubra como assistir de graça sem sair de casa

REFORMA TRIBUTÁRIA

Shein, AliExpress e Shopee na mira: Novo imposto vai voltar a taxar compras de até US$ 50 em sites estrangeiros

25 de abril de 2024 - 19:07

Criado pela reforma tributária, o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) começará a ser cobrado em 2026

NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

Preço dos imóveis sobe em São Paulo: confira os bairros mais buscados e valorizados na cidade, segundo o QuintoAndar

25 de abril de 2024 - 16:43

Quatro bairros da capital paulista registraram cifras de cinco dígitos quando se trata de preço médio do metro quadrado

LOTERIAS

Mega-Sena acumula e Lotofácil faz dois “quase milionários” em Salvador, Porto Alegre e outras duas cidades; veja quanto cada um vai receber

25 de abril de 2024 - 12:55

Cada um dos quatro sortudos da Lotofácil levará para casa uma bolada generosa: pouco mais de R$ 873,9 mil

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O “bate e assopra” de Lula

24 de abril de 2024 - 20:01

O terceiro mandato de Lula está sendo marcado por uma ondulação da sua postura política, ou, na língua popular, o “bate e assopra”

NAS MÃOS DA CÂMARA E DO SENADO

Veja estimativa para novo imposto após Haddad entregar reforma tributária ao Congresso

24 de abril de 2024 - 19:36

O ministro afirmou que este projeto traz a solução para um dos “emaranhados” problemas brasileiros: um sistema tributário que está hoje entre os 10 piores do mundo.

DE OLHO NAS REDES

A verdade dura sobre a Petrobras (PETR4) hoje: por que a ação estaria tão perto de ser “o investimento perfeito”?

24 de abril de 2024 - 17:36

A Petrobras (PETR4) poderia ser o melhor investimento da bolsa brasileira hoje, mas uma coisa impede. É isso que o analista João Piccioni revela em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos.  Ao falar sobre os investimentos para proteção diante das incertezas do cenário internacional — com o acirramento dos conflitos no Oriente […]

A VOLTA DO SEGURO OBRIGATÓRIO

Seguro do carro: você pode ser obrigado a pagar o DPVAT de novo — e dar uma “ajudinha” para o governo Lula

24 de abril de 2024 - 16:02

Se for aprovado, o texto que relança o agora SPVAT permitirá que os gastos do governo aumentem em aproximadamente R$ 15 bilhões neste ano

LOTERIAS

Apostador “teimoso” fatura sozinho a bolada de R$ 51 milhões da Quina — e pode ser você; Mega-Sena e Lotofácil acumulam

24 de abril de 2024 - 9:52

Apenas uma aposta cravou as cinco dezenas do concurso 6423 da Quina. Veja os números sorteados na loteria

BOLETIM FOCUS

“Efeito Campos Neto” leva a reviravolta nas projeções para a Selic no fim deste ano

23 de abril de 2024 - 10:14

Em apenas uma semana, a expectativa para a Selic em dezembro passou de 9,13% para 9,50% ao ano, de acordo com o último boletim Focus

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar