Menu
Rodolfo Amstalden
Exile on Wall Street
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
2021-05-27T11:20:00-03:00
Exile on Wall Street

5 dicas de como extrair o máximo dos seus investimentos

27 de maio de 2021
11:19 - atualizado às 11:20
extração, extrair, Female,Hand,Squeezing,Orange,Isolated,On,Grey.,Copy,Space
Imagem: Shutterstock

De uma forma ou de outra, sinto que todos os 420 mil assinantes da Empiricus buscam a construção de uma jornada de investimentos para o longo prazo.

Propositalmente, rechaçamos o day trade e alertamos para o alto risco de swings fugazes, definidos em janelas de dias ou semanas (qualquer período abaixo de um mês não pode sequer ser chamado de "curto prazo"). 

Fooled by randomness are those seduced by seconds.

Pessoas que buscam atalhos de enriquecimento rápido não vão encontrá-los por aqui. 

Dito isso, não vejo qualquer problema em complementar uma estratégia de investimento em longo prazo com posicionamentos de (genuíno) curto prazo. 

Essas práticas podem coexistir de maneira bastante saudável, uma ajudando a outra.

Aos leitores que se interessam pelo tema, proponho cinco linhas de contorno visando extrair o máximo proveito desse tipo de mutualismo.

1) Não traia sua esposa com uma amante, nem traia sua amante com uma esposa

Táticas de curto prazo demandam stops, enquanto estratégias de longo prazo demandam persistência. Vejo pessoas insistirem eternamente em teses "event-driven" cujos eventos nunca acontecem. Vejo a nata do buy & hold botando lucro no bolso assim que o ativo sobe 10%. Evite esses erros comuns.

2) Coma um pequeno pedaço de chocolate por dia para não engordar

Ao focar nos trades de curto prazo, você está deixando sua carteira de longo prazo descansar em paz. Direcione sua impulsividade de modo que ela alimente sua serenidade. Nem mesmo os budistas aceitam a hipótese de suprimir por completo o impulso.

3) Nossos fígados não foram feitos para cinco dias de lazer e dois dias de trabalho

Mantenha pequeno o que não pode ser grande. Suas posições táticas de curto prazo devem ocupar uma parte limitada do seu patrimônio total (não mais do que 10%). Qualquer empolgação que o faça ultrapassar essa fronteira dos 90/10 será entendida como um sinal de que você não tem maturidade para o curto prazo, e deve voltar para o 100/0.

4) Boca fofa não sabe falar

Conheci investidores que cultivam books táticos apenas para terem assunto para conversar. Esse é um objetivo muito mais nobre do que parece à primeira vista. Você vai ser ouvido com atenção se quiser contar uma história rápida e furiosa no almoço de domingo, mas não tente resumir "Guerra e Paz". Se quiser usar seu book tático como fonte narrativa, lembre-se de também contar sobre os erros, que costumam bater recordes de audiência e valorizam a modéstia do locutor.

5) Suba no sonho, caia na real

Lucrar +26% em 42 dias graças a um trade bem-sucedido é ótimo, mas lucrar em média +10% ao ano por vinte anos é ainda melhor. Não use referências de sucesso em curto prazo como benchmarks de sua performance em longo prazo. Aproveite as nuances entre o tático e o estratégico para entender que um mesmo ambiente de Bolsa pode proporcionar experiências completamente diferentes, a depender do perfil do investidor.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

de olho na reabertura

Vacina no braço e compra de ações: por que o UBS (o banco suíço) agora recomenda a bolsa brasileira

Banco suíço cita as revisões de crescimento para a economia brasileira, menor risco fiscal, expectativa de lucro das empresas e preços em patamares “convidativos”

seu dinheiro na sua noite

Anitta no conselho do Nubank, mais ofertas de ações e o ponto de inflexão do minério de ferro

Acostumado a fazer barulho no mercado, o Nubank fez, nesta segunda-feira, mais um anúncio que deu o que falar: a contratação da cantora e empresária Anitta para integrar o conselho de administração da empresa. A garota do Rio, nascida no bairro suburbano de Honório Gurgel e alçada à fama pelo funk carioca, ocupará uma cadeira […]

linhas 8 e 9

CCR assina acordo de acionistas com RuasInvest no Consórcio Via Mobilidade

Acordo prevê os porcentuais de participação de 80% da CCR e de 20% da RuasInvest no Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9

Microcaps

Panvel (PNVL3): é hora de investir?

A rede Panvel é queridinha no Sul do país. Sua recuperação tem mostrado que ela pode ser uma gema entre as microcaps da Bolsa. Descubra se vale a pena investir nela no Chama o Max de hoje.

sinal verde

Câmara aprova texto-base da MP que viabiliza privatização da Eletrobras

Placar foi de 258 votos contra 136; texto já havia sido aprovado pela Casa, mas voltou depois de alterações no Senado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies