🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Batalhas sem arma: Em “Cripto Wars”, Jim Rickards explica guerras cambiais e agora, com criptomoedas

Autor, conhecido também por suas previsões certeiras sobre o bitcoin, fala de como a tecnologia mudou as estratégias financeiras dos países

1 de agosto de 2021
8:58 - atualizado às 14:10
uma série de criptomoedas espalhadas
Imagem: Shutterstock

James (Jim) Rickards é escritor e investidor. Seus best sellers como “A Febre do Ouro” e “A Grande Queda” são conhecidos por expor uma visão mais disruptiva sobre o mercado financeiro. O livro “Cripto Wars” também segue por esse caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cautela do escritor com esse investimento tem fundamentos: Jim Rickards é um veterano de 35 anos em Wall Street e conselheiro da área financeira no Pentágono. 

Por causa de seu profundo conhecimento do sistema bancário internacional e da interação entre moedas mundiais, analistas do Pentágono o chamaram quando realizaram seu primeiro “jogo de guerra” financeiro.

O papel de Jim era aconselhar as agências de inteligência sobre como os Estados Unidos poderiam se defender contra outros países lançando ataques secretos de guerra financeira em seus sistemas bancários.

Por esse motivo, é compreensível que ele tenha uma visão de longo alcance sobre o mercado financeiro, e também uma opinião sólida sobre as criptomoedas. Contarei mais sobre isso nos próximos parágrafos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que é uma Guerra Cambial?

O contexto é tudo, e para entender o que o autor pensa sobre as criptomoedas, é necessário entender do que se trata uma guerra cambial.

Leia Também

Segundo Jim, as guerras cambiais são um movimento muito relevante no sistema financeiro global. Ele conta que essa guerra financeira consiste no ato de um país desvalorizar sua moeda local em relação outras divisas. O objetivo desse movimento é estimular a sua própria economia.

“Uma guerra cambial é uma batalha econômica. Ela ocorre no campo das políticas econômicas” 

Jim Rickards

A prática funciona como uma “importação de inflação”, ou seja, desvalorizar a moeda para atrair importadores e consequentemente aumentar o preço dos produtos que serão exportados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A batalha começa quando vários países usam esse método ao mesmo tempo. É uma luta de espada onde quem desvaloriza na medida errada, perde. A diferença é que, ao invés de um buraco no seu peito, o perdedor sai com um buraco na sua economia.

Jim conta que já houve três guerras cambiais no decorrer da história: A primeira aconteceu de 1921 a 1936, que começou com a hiperinflação da República de Weimar e terminou com a Grande Depressão. A segunda ocorreu entre 1967 e 1987; e a terceira teve início em 2010.

Essa última ocorre após o término do período chamado de “dólar forte”. A economia mundial se baseava no dólar, e havia uma promessa de estabilidade da moeda. Haveria, assim, uma trégua.

Entretanto, em janeiro de 2010, Barack Obama rasgou esse acordo e praticamente decretou a terceira guerra cambial. Jim conta que ainda estamos em campo de batalha desde então, e os feridos são aqueles que dependiam da estabilidade de moedas fortes e de outras commodities como o ouro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o que é a Guerra Cripto Cambial?

Até aqui tudo muito bom, bem explicativo. Mas o que isso tudo tem a ver com criptoativos? Jim fala que estamos passando por uma guerra cripto cambial, diferente de todas que já vimos.

O autor explica que a guerra cripto cambial é diferente, mas com o mesmo propósito. Ao invés de se desvalorizar para sair ganhando, as criptomoedas buscam uma adoração global para sair em vantagem em relação às outras.

Existem mais de 4 mil criptomoedas atualmente, e cada uma delas busca ser a próxima “rock star”. A principal semelhança dessa nova “guerra” com as últimas três é que somente algumas permanecerão nos holofotes. 

O objetivo de Jim Rickard com sua obra Cripto Wars é apresentar aos leitores o mundo dos criptoativos e explicar a serventia de cada um deles. Após expor o conceito, e ensinar a parte técnica, ele escreve sobre quais são as que ele aposta que permanecerão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tese do investidor é baseada na proposta de cada criptomoeda, e de como ele enxerga que ela irá se comportar no mercado. Jim previu a queda do bitcoin em 2018, por um simples motivo.

Veja seis criptomoedas, além do bitcoin, para ficar de olho em 2021:

É muito inovador

Segundo Jim, o bitcoin é uma criptomoeda extremamente útil e que pode mudar o rumo da história financeira. Entretanto, ele sabia que o mercado trataria o ativo como um investimento especulativo. Dois anos depois, Elon Musk provou que Jim estava certo.

O fato de os investidores comprarem ou venderem um ativo digital, baseados em especulações de bilionários ou do governo chinês, prova o ponto de Jim. O autor, anos atrás, já se preocupava com esse tipo de atitude:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não estou interessado em recomendar frenesis especulativos. Não falarei sobre uma moeda só porque ela está subindo, como muitos blogs fazem”

Jim Rickards

Dólar é uma criptomoeda?

Segundo Jim, sim! Parece uma pergunta besta à primeira vista. Entretanto, o autor usa essa afirmação para explicar melhor a definição de criptomoeda.

A moeda americana tem seu tráfego de mensagens de pagamentos criptografado. Desde um pagamento em cartão até uma transferência bancária, tudo é digital e devidamente criptografado. Hoje em dia, a maior parte do nosso patrimônio é virtual, logo é também criptografado.

Esclarecendo isso, o autor explica sobre as nuances entre o dólar e o que nós consideramos criptoativos hoje em dia. A principal diferença entre ambos, por exemplo, é a tecnologia que possibilita a transação entre eles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse ponto do livro, Jim explica mais sobre o Blockchain, os contratos inteligentes e as diferentes utilidades dos cripto ativos que vemos atualmente.

Dicas para quem quer investir em criptomoedas

Posso dizer, como leitor, que fiquei positivamente assustado com Jim. O autor previu a queda do bitcoin em seu livro. Acertou em cheio sobre os perigos das guerras cripto cambiais (vide DogeCoin) e de quebra entregou um manual cheio de informações e dicas para quem quer saber mais sobre os diferentes tipos desse ativo.

O livro é de 2018, mas parece que foi escrito amanhã. As informações sobre como funcionam as criptomoedas são bem atuais e as previsões assustadoramente mais ainda. Recomendo a leitura para quem quiser aprender sobre esse mercado com um especialista em investimentos.

O autor clareia sobre todos os cantos obscuros desse tipo de investimento. Explica o que são os ICOs, as DeFis, o Blockchain e tudo o que alguém precisa saber antes de sair investindo por conta própria. Mas é claro que eu não pretendo estragar a surpresa, para saber de todas as dicas desse livro incrível basta apenas seguir o meu conselho:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso tenha se interessado na obra, a Empiricus Books oferece essa e muitas outras em seu clube do livro. O clube é focado na sua construção de riquezas, e para isso seleciona livros exclusivos da área de finanças. Convido você a participar do clube de livros sobre finanças da Empiricus, clicando neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VISÃO 360

A hora da Cigarra: um guia para gastar (bem) seu dinheiro — e não se matar de trabalhar

15 de fevereiro de 2026 - 8:01

Nem tanto cigarra, nem tanto formiga. Morrer com dinheiro demais na conta pode querer dizer que você poderia ter trabalhado menos ou gastado mais

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Zuck está de mudança: o projeto californiano que está deslocando o eixo dos bilionários nos EUA

14 de fevereiro de 2026 - 9:02

Miami é o novo destino dos bilionários americanos? Pois é, quando o assunto são tendências, a única certeza é: não há certezas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por que Einstein teria Eneva (ENEV3) na carteira, balanço de Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e outras notícias para ler antes de investir

13 de fevereiro de 2026 - 8:52

Veja a empresa que pode entregar retornos consistentes e o que esperar das bolsas hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que Einstein seria um grande investidor — e não perderia a chance de colocar Eneva (ENEV3) na carteira?

13 de fevereiro de 2026 - 6:03

Felizmente, vez ou outra o tal do mercado nos dá ótimas oportunidades de comprar papéis por preços bem interessantes, exatamente o que aconteceu com Eneva nesta semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Japão como paraíso de compras para investidores, balanços de Ambev (ABEV3), Vale (VALE3) e Raízen (RAIZ4), e o que mais move a bolsa hoje

12 de fevereiro de 2026 - 8:59

O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos dizer que a Bolsa brasileira ficou cara? 

11 de fevereiro de 2026 - 19:50

Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja se vale a pena atualizar o valor de um imóvel e pagar menos IR e se o Banco do Brasil (BBAS3) já começa a sair do fundo do poço

11 de fevereiro de 2026 - 9:39

Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O equilíbrio no Japão que afeta o mundo todo, as vantagens do ESG para os pequenos negócios e o que mais move as bolsas hoje

10 de fevereiro de 2026 - 9:30

Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Entre estímulo e dívida: o novo equilíbrio do Japão após uma eleição que entra para a história

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar