Presidente do Congresso convoca sessão para analisar vetos de Bolsonaro na quarta-feira
Não há informação sobre a pauta, mas entre os vetos devem estar os que impediram o pagamento de emendas impositivas a parlamentares

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), informou nesta segunda-feira, 10, que convocou sessão para a quarta-feira, (12) para analisar vetos do presidente Jair Bolsonaro.
A sessão começa às 14h. Não há informação sobre a pauta, mas entre os vetos devem estar os que impediram o pagamento de emendas impositivas a parlamentares.
Desde a semana passada, líderes da Câmara e do Senado negociam derrubar todos os vetos do presidente ao projeto que obriga o governo a pagar todas emendas parlamentares neste ano. A estratégia serve para garantir ao Congresso o controle de R$ 42,6 bilhões do Orçamento de 2020.
Nesta segunda, o presidente do Congresso e do Senado esperava um acordo entre parlamentares e governo para analisar os vetos de Bolsonaro ao projeto sobre as emendas.
Também nesta segunda, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou em ouvir líderes para definir quais vetos serão derrubados e quais serão mantidos.
Dois itens aprovados pelo Congresso "talvez tenham ficado fortes demais" e poderão ser deixados de fora da proposta, segundo Maia: o prazo de 90 dias para o governo garantir o pagamento das emendas de relator e a previsão de punição caso o Executivo não efetue as transferências.
*Com Estadão Conteúdo
É constitucional governo utilizar MP para privatizar a Eletrobras, afirma Alcolumbre
A MP condiciona quase todas as ações à aprovação do texto e sua conversão em lei.
STF barra reeleição de Maia e Alcolumbre no Congresso
Com os últimos três votos divulgados, o Supremo barrou a tese de reeleição de Alcolumbre por 6 votos a 5. Já para Maia, a derrota foi de 7 votos a 4
Em disputa com Odebrecht, fundo dos EUA questiona petição de Alcolumbre
Desde que comprou as ações do banco Natixis, em maio, o Lone Star vem tentando assumir a direção da companhia, que segue a cargo do Grupo Odebrecht.
Maia e Alcolumbre criticam Salles após atrito com Ramos
Presidente da Câmara diz que ministro do Meio Ambiente resolveu destruir o próprio governo
Alcolumbre promete pautar vetos no dia 4, incluindo desoneração e saneamento
Senadores também pretendem colocar em votação na mesma semana o projeto de autonomia do Banco Central
Congresso cancela análise de vetos de Bolsonaro
Cancelamento prorroga a análise dos vetos às propostas de desoneração da folha salarial para 2021 e do novo marco legal do saneamento básico, entre outros itens polêmicos
Maia e Alcolumbre ampliam poderes durante a pandemia
Há quatro meses, cabe exclusivamente a eles decidir tudo o que vai ou não ser votado. Líderes relatam incômodo com a situação e cobram a instalação dos colegiados
Reunião para discutir reforma tributária está prevista para amanhã, diz Maia
Discussão do tema será feita em conjunto com os senadores. Maia informou que se reuniu hoje com Davi Alcolumbre, presidente do Senado
Alcolumbre indica apoio para derrubar veto à renovação de contrato de saneamento
O dispositivo vetado por Bolsonaro no novo marco legal do saneamento básico foi uma condição de parlamentares para aprovar a proposta
Alcolumbre avisa STF sobre ‘manobra’ do governo para vender ativos da Petrobras
Segundo ele, a estatal estaria criando novas subsidiárias para burlar decisão da Corte
Leia Também
-
Agenda política: Minirreforma eleitoral e Desenrola são destaque da semana em Brasília
-
E agora, 'Mercado'? Gestores divergem sobre tamanho da crise após cenas de terrorismo e destruição em Brasília — mas concordam que bolsa, juros e dólar devem ter dia difícil
-
Autogolpe e impeachment no mesmo dia? Entenda o caos que se instalou no Peru e derrubou o presidente em menos de 24h