Menu
2020-09-02T06:42:12-03:00
Estadão Conteúdo
demandas do consumidor

TIM e Via Varejo lideram ranking de mais reclamadas de 2019 do Procon-SP

Terceiro e o quarto lugar são ocupados pela Vivo/Telefônica e pela Claro/Net/Embratel, respectivamente. O Itaú Unibanco ficou na quinta posição

2 de setembro de 2020
6:42
tim
Imagem: Shutterstock

No ano de 2019, foram registrados no Procon-SP e em Procons Municipais conveniados mais de um milhão de atendimentos e, deste total, 65.018 tornaram-se Reclamações Fundamentadas.

Dentre as empresas com mais reclamações, a TIM lidera o ranking pelo segundo ano consecutivo, seguida pela Via Varejo - dona da Casas Bahia, Ponto Frio e responsável pelo Extra.Com. O terceiro e o quarto lugar são ocupados pela Vivo/Telefônica e pela Claro/Net/Embratel, respectivamente. O Itaú Unibanco ficou na quinta posição.

A TIM se manteve no topo do Ranking Estadual de Reclamações com aumento de 63% no número de registros, que saltaram de 2.325 em 2018 para 3.787 em 2019. A Via Varejo também apresentou aumento no número de reclamações registradas: de 2.264 em 2018, para 3.556 em 2019, uma alta de 57%.

A Vivo/Telefônica, caiu uma posição em relação ao ano de 2018, mas, da mesma forma que a TIM e a Via Varejo, subiu o número de reclamações: de 2.279 para 2.437. A Claro, por sua vez, permanece no 4º lugar do ranking, apesar de uma pequena redução no número de reclamações, de 2.069 para 1.924. Já o Itaú Unibanco, que estava em 8º lugar em 2018, com 1.137 reclamações, passou para a 5º posição com 1.673 reclamações em 2019.

As Reclamações Fundamentadas são demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de conciliação, com a abertura de processo administrativo. As reclamações do Procon-SP representam 58% do total e as dos Procons Municipais conveniados, 42%.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Covas ou Boulos?

Como a eleição para prefeito mexe com o investimento em imóveis em São Paulo

Com revisão do Plano Diretor em 2021, investidor de ações de construtoras, fundos imobiliários e imóveis deve ficar de olho no resultado eleitoral. Há risco se Guilherme Boulos ganhar? E se Covas levar, setor pode ser beneficiado?

Dinheiro no bolso

Banco do Brasil anuncia pagamento de R$ 333 milhões em JCP do 4T20

Dessa forma serão pagos no dia 30 de dezembro e terão como base a posição acionária do dia 11 de dezembro de 2020

seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes. O lance do antológico gol de mão do craque argentino […]

fechamento dos mercados

Ibovespa desacelera com queda de Petrobras, mas fecha acima de 110 mil com Itaú e Vale e sobe 4% na semana

Bolsas americanas fecham para cima, renovando máximas históricas, em sessão mais curta; por aqui, ações de Petrobras reduziram alta perto do fim da sessão, eventualmente virando e fechando em queda, tirando índice acionário local da proximidade do pico intradiário

Urgente

Guilherme Boulos é diagnosticado com Covid-19

As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies