Menu
2020-11-27T11:16:28-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
sem gás

Petrobras rejeita proposta da subsidiária da Cosan pela Gaspetro

Oferta da Compass por 51% da distribuidora de gás natural não qualifica para próxima etapa de processo de desinvestimento

27 de novembro de 2020
11:16
Gasoduto
A Compass opera no ramo de distribuição e comercialização de gás natural - Imagem: Shutterstock

A Cosan (CSAN3) informou nesta sexta-feira (27) que a proposta da Compass, sua subsidiária na área de distribuição e comercialização de gás natural, por 51% da participação da Petrobras (PETR4) na Gaspetro não foi qualificada para continuar na próxima etapa do processo de alienação.

“A Cosan informa, ainda, que a Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios”, diz trecho do comunicado.

Este foi mais um revés nos planos da Cosan para a Compass neste ano. Em setembro, ela anunciou a suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária da área de gás natural, citando a deterioração das condições de mercado.

O IPO era parte de uma estratégia maior da Cosan, de simplificar a sua estrutura societária, que envolve ainda a incorporação da holding Cosan Limited e Cosan Logística (RLOG3).

Saída da Petrobras

Já a venda da participação da Petrobras na Gaspetro está inserida na estratégia de se desfazer de ativos considerados não essenciais para se concentrar na área de exploração e produção, especialmente no pré-sal.

Não é a primeira vez que a estatal vende uma fatia da Gaspetro. Em 2015, ela se desfez de 49% da empresa, em uma negociação com a Mitsui Gás e Energia, subsidiária da japonesa Mitsui.

A Gaspetro tem participações em 19 distribuidoras de gás, que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil.

Em 2019, o volume total de gás distribuído pela empresa foi de 29 milhões m/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Temporada de balanços

Banco Inter, Hering, Via Varejo e Magazine Luiza divulgam resultados do 1º trimestre; saiba o que esperar

O setor de varejo é um dos destaques da reta final da temporada de balanços; confira quais outras empresas também divulgam seus dados

Perto da falência

Quais ações de empresas em recuperação judicial podem valer o risco?

Companhias nessa condição costumam ter ações baratas e que oferecem enorme potencial de ganho; os riscos, no entanto, são imensos

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies