Menu
2020-11-27T11:16:28-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
sem gás

Petrobras rejeita proposta da subsidiária da Cosan pela Gaspetro

Oferta da Compass por 51% da distribuidora de gás natural não qualifica para próxima etapa de processo de desinvestimento

27 de novembro de 2020
11:16
Gasoduto
A Compass opera no ramo de distribuição e comercialização de gás natural - Imagem: Shutterstock

A Cosan (CSAN3) informou nesta sexta-feira (27) que a proposta da Compass, sua subsidiária na área de distribuição e comercialização de gás natural, por 51% da participação da Petrobras (PETR4) na Gaspetro não foi qualificada para continuar na próxima etapa do processo de alienação.

“A Cosan informa, ainda, que a Compass seguirá acompanhando junto à Petrobras o processo de alienação da Gaspetro, assim como outras oportunidades no mercado de distribuição de gás natural, como parte integrante da sua estratégia de negócios”, diz trecho do comunicado.

Este foi mais um revés nos planos da Cosan para a Compass neste ano. Em setembro, ela anunciou a suspensão da oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de sua subsidiária da área de gás natural, citando a deterioração das condições de mercado.

O IPO era parte de uma estratégia maior da Cosan, de simplificar a sua estrutura societária, que envolve ainda a incorporação da holding Cosan Limited e Cosan Logística (RLOG3).

Saída da Petrobras

Já a venda da participação da Petrobras na Gaspetro está inserida na estratégia de se desfazer de ativos considerados não essenciais para se concentrar na área de exploração e produção, especialmente no pré-sal.

Não é a primeira vez que a estatal vende uma fatia da Gaspetro. Em 2015, ela se desfez de 49% da empresa, em uma negociação com a Mitsui Gás e Energia, subsidiária da japonesa Mitsui.

A Gaspetro tem participações em 19 distribuidoras de gás, que exploram com exclusividade os serviços locais de distribuição de gás canalizado em diversos Estados do Brasil.

Em 2019, o volume total de gás distribuído pela empresa foi de 29 milhões m/dia, atendendo cerca de 500 mil clientes, por meio de uma rede de distribuição de mais de 10 mil quilômetros de gasodutos.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

novo nome

Banco Inter reforça área de investimentos com contratação de ex-Santander

Felipe Bottino, ex Pi Investimentos, assume Inter Invest com a missão de aumentar o número de pessoas físicas que aplicam com a plataforma

guerra dos frangos

KFC denuncia IMC por descumprimento de contrato e ações caem mais de 6%

Operadora de restaurantes negociava repactuação de contrato de master franquia para rever metas e prazos para abertura de lojas

Recuperação

Brincadeira de gente grande: Goldman Sachs e Bank Of America divulgam resultados do 4T20

Grandes empresas, como o Goldman Sachs e o Bank Of America, anunciaram os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e eles são bastante animadores.

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e analistas gostam dos números

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão

EM ALTA

Com petróleo em alta, Credit Suisse reitera recomendação de compra da Petrobras

Banco eleva preço-alvo de ADRs após revisar para cima projeção para Ebitda da indústria do petróleo em 2021 e 2022

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies