Menu
2020-06-27T14:44:04-03:00
Após briga com o Itaú

“Nunca abrimos tanta conta como nos últimos dias”, diz fundador da XP

Guilherme Benchimol afirmou esperar que a “confusão” em relação ao episódio envolvendo o Itaú Unibanco, sócio da XP, tenha sido superada

27 de junho de 2020
14:34 - atualizado às 14:44
Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentios
Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentios - Imagem: Werter Santana/Estadão Conteúdo

O fundador e CEO da XP Inc, Guilherme Benchimol, afirmou neste sábado em live organizada pela Bluetrade, um dos escritórios autônomos da instituição, esperar que a "confusão" em relação ao episódio envolvendo o Itaú Unibanco, que veio a público nesta semana, tenha sido superada. "E que a gente possa agora focar no que interessa", completou.

O imbróglio teve início após o Itaú ter veiculado esta semana, em horário nobre da TV, peça publicitária com críticas à atuação de agentes autônomos, um dos pilares do negócio da XP, mas sem citar nominalmente a instituição.

De todo modo, a dura resposta da XP veio ao longo dos últimos dias, incluindo uma campanha nas redes sociais que concedia coletes de brinde a quem fizesse transferências do Itaú para a corretora.

"A comunicação do Itaú foi infeliz, denegriu nossa honra", disse. "Nunca abrimos tanta conta como nos últimos dias. Foram anos de pouca competição com tarifas elevadas e serviços inapropriados", afirmou, se referindo à atuação dos grandes bancos.

Em 2016, o Itaú adquiriu 49% da corretora e hoje detém cerca de 46% das ações, após realização do IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) da XP no ano passado.

Segundo Benchimol, o banco é "sócio importante" da XP, mas não tem interferência na companhia. "Nossa relação com o Itaú é saudável, mas o mercado tem de ter competição, quem tem de julgar nossa atuação são os clientes", disse. O executivo vê como "contraditório" o banco investir num modelo de negócio que talvez para ele "não seja tão bom assim. "Se acionistas os não estão satisfeitos, que vendam suas participações", comentou.

Benchimol disse "entender" que o Itaú esteja preocupado, "porque estamos crescendo muito" e porque a empresa tem como missão "transformar o mercado financeiro". "É saudável a disputa, a concentração bancária no Brasil é enorme", disse.

Villa XP

Benchimol afirmou que a Villa XP, projeto de campus nos arredores da cidade de São Paulo que a casa de investimentos planeja construir, deve ficar pronta no fim de 2021. Ele ressaltou que o novo escritório, que vai contar com uma série de benesses para os funcionários, não vai mudar a política de home office que a empresa anunciou e planeja adotar.

"É um lugar para a gente ir uma, duas vezes por semana, para realizar reuniões, ver os colegas, não vamos retomar o trabalho totalmente presencial", disse Benchimol, destacando que no início da crise causada pela pandemia do novo coronavírus pensou que o novo modelo de trabalho remoto não daria certo. "Foi um desafio treinar mais de três mil funcionários, espalhados por todo o mundo, mas acabou virando uma oportunidade de mudança de cultura", comentou.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Novo nome no MEC

Bolsonaro anuncia pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

Decreto presidencial nomeou professor para o cargo nesta sexta-feira

Investimento para o cliente

Corretora Warren recebe aporte de R$ 120 milhões para investimento em plataformas digitais

Fintech visa multiplicar por cinco patrimônio sob gestão até o fim de 2021 e aumentar alcance da marca: ‘Nossa meta é seguir investindo em tecnologia’

Chegou lá

E o Ibovespa, quem diria, voltou aos 100 mil pontos. O que isso significa?

Depois de mais de quatro meses, o Ibovespa finalmente reconquistou o patamar dos três dígitos. Algumas boas notícias da economia doméstica ajudam a explicar o otimismo na semana, mas há mais fatores que influenciaram esse movimento

Crise se afastando?

Barômetros globais sinalizam retomada gradual da economia mundial, diz FGV

Melhoras ainda estão condicionadas a um ‘grau elevado’ de incerteza diante da pandemia, pondera pesquisador

desconfiança justa?

Amazon pede que funcionários excluam TikTok por questões de ‘segurança’

Segundo uma captura de tela obtida pelo The New York Times, a empresa de e-commerce enviou um e-mail solicitando a exclusão do app

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements