Menu
2020-08-26T06:37:33-03:00
Estadão Conteúdo
sustentabilidade

Natura lança programa de logística reversa e dá novo produto a cada 5 embalagens

Iniciativa é uma parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem

26 de agosto de 2020
6:37
Fachada de uma loja da Natura
Imagem: Divulgação

A Natura e a The Body Shop lançaram um programa de logística reversa em suas lojas. A cada cinco embalagens vazias das marcas, os clientes recebem um novo produto.

As lojas da Natura receberão ainda produtos de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A iniciativa é uma parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem. Para ganhar o brinde, não contam embalagens de amostras e frascos em miniatura.

O programa, por enquanto, é um investimento da Natura &CO e não gera receita para o grupo. A TerraCycle, contratada pela Natura, recolherá as embalagens e será responsável por todo o processo de reciclagem.

Os materiais reciclados serão transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros utensílios. Mas, com o tempo, há a intenção de expandir a iniciativa, inclusive para as consultoras e revendedoras. Ao ganhar escala, o projeto pode, inclusive, fornecer mais embalagens de plástico reciclado para a empresa.

A diretora global de sustentabilidade da Natura, Denise Hills, lembra que a empresa já usa plástico reciclado e biodegradável em sua cadeia produtiva. E afirma que esse processo de logística reversa é mais uma forma de engajar o consumidor nos valores da empresa, sem o foco de gerar receita direta. "Temos o desafio de fazer (a logística reversa) em larga escala", diz.

Para o coordenador do MBA em gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, o desafio da logística reversa é exatamente isso, tornar-se financeiramente viável por meio de escala.

"Existe ganho de imagem para a marca, mas isso não é mensurável em termos financeiros. Hoje, a única maneira de tornar esse processo rentável é a escala", explica. Ele diz, porém, que a preocupação com a sustentabilidade, diminuição de resíduos e impacto social já é realidade para o consumidor. "É irreversível. Já era uma tendência, mas se acentuou com a pandemia", diz.

A vice-presidente de varejo de Natura &Co, Paula Andrade, disse que a companhia investiu na estrutura para comunicar a ação e receber os recipientes, mas que, mesmo sem uma iniciativa clara, as lojas já recebiam as embalagens e destinavam para reciclagem quando os clientes levavam voluntariamente até esses estabelecimentos. "Queremos, claro, expandir o projeto para as franquias. Mas, por enquanto, não colocamos uma meta de embalagens a serem recolhidas", diz.

Ela conta que, durante esse período de retomada, a Natura viu em suas lojas reabertas um fluxo menor de pessoas e um cliente mais assertivo, que já vai à loja sabendo o que quer comprar.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente. Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar […]

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Bom momento

Construtoras apresentam prévias operacionais fortes, apesar de restrições por causa da pandemia

Apesar dos lançamentos fracos, Cyrela viu crescimento nas vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano anterior; Direcional e Moura Dubeux bateram recordes de vendas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies