Menu
2020-11-12T11:52:46-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Expansão

Mercado Livre vai inaugurar 5 novos centros de distribuição, duplicando capacidade logística no País

Meta é ampliar as entregas feitas em até dois dias, que já atendem a 1.800 cidades do Brasil. Varejista vai inaugurar seu primeiro CD na região Sul

12 de novembro de 2020
10:58 - atualizado às 11:52
mercado livre
Imagem: Reprodução Instagram

O Mercado Livre vai duplicar sua capacidade logística no Brasil no ano que vem. Nesta quinta (12), a varejista on-line anunciou que vai inaugurar cinco novos centros de distribuição logísticos no País, sendo três no estado de São Paulo, um em Santa Catarina e um em Minas Gerais.

Os novos galpões vão agregar 340 mil metros quadrados à malha logística totalmente gerenciada pelo Mercado Envios, área de logística do Mercado Livre, duplicando a capacidade de armazenamento e processamento de encomendas da empresa.

Dois dos Centros de Distribuição (CDs) de São Paulo irão se localizar em Cajamar, um de 75 mil metros quadrados, já em operação desde a última segunda-feira (09), e outro de 112 mil metros quadrados.

O terceiro ficará localizado em Guarulhos, totalizando 50 mil metros quadrados, aproveitando a proximidade do aeroporto internacional, onde o Mercado Livre já tem operações de malha aérea.

Em Minas, o novo CD vai se localizar na cidade de Extrema e terá 75 mil metros quadrados, devendo ser inaugurado no meio do ano que vem. Já o CD de Santa Catarina será inaugurado na cidade de Governador Celso Ramos, totalizando 32 mil metros quadrados, com capacidade de expansão até 71 mil metros quadrados, dependendo do crescimento das vendas na região Sul. Este centro deverá ficar pronto em meados de 2021 e vai atender o Sul do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Quatro dos novos galpões inaugurados serão destinados às operações de Fulfillment, quando o estoque dos vendedores é totalmente gerenciado pelo Mercado Livre, desde o armazenamento até a entrega ao cliente.

Apenas o CD de Guarulhos será dedicado à modalidade de cross-docking, entreposto em que o Meli coleta encomendas, preparadas pelos próprios vendedores, e entrega aos compradores.

A expansão de CDs faz parte do plano do Mercado Livre de entregar mais e mais rápido. Hoje, o foco da companhia é ampliar a realização de entregas em até dois dias, o que já ocorre em 1.800 cidades do país, que concentram 80% da população. Boa parte dessas entregas, inclusive, ocorrem no dia seguinte ao da compra.

"Queremos seguir o caminho de ter entregas cada vez mais rápidas. Acompanhamos todos os índices de satisfação, e as entregas mais rápidas têm performance de satisfação maior junto aos clientes", disse Leandro Bassoi, vice-presidente da Mercado Envios, durante apresentação à imprensa.

Ele disse que a companhia está caminhando na direção da entrega no mesmo dia, mas antes é preciso criar a tecnologia para conseguir fazer isso com consistência. "Primeiro é preciso consolidar as entregas em um ou dois dias não apenas para as grandes praças, para o consumidor confiar que o pacote vai chegar dentro desse prazo", explicou.

Lembrando que o Meli já realiza entregas no mesmo dia em cidades da Grande São Paulo, por meio do app Flex.

Bassoi lembrou que 100% da tecnologia de logística do Mercado Livre é desenvolvida internamente, por desenvolvedores latino-americanos. "Nos últimos 12 meses, gerenciamos 276 milhões de produtos entregues com a nossa tecnologia", disse.

Plano de investimentos de 2020

Os novos centros de distribuição estão contemplados no plano de investimento de R$ 4 bilhões no Brasil em 2020, anunciado pela companhia. O Meli, porém, não revela os valores destinados especificamente aos CDs.

Todos eles serão construídos na modalidade de built-to-suit, em que uma incorporadora constrói o imóvel para atender um inquilino específico - no caso, o Mercado Livre. Esses contratos de aluguel são atípicos, com duração de dez anos e sem revisional no meio do contrato.

O Mercado Livre já tinha um CD na cidade de Cajamar, que totaliza 150 mil metros quadrados, além de um no município paulista de Louveira, com 51 mil metros quadrados, e outro em Lauro de Freitas, na Bahia, com 30 mil metros quadrados, inaugurado em agosto.

Além disso, o Meli já conta com 16 centros de cross-docking e dezenas de hubs de última milha, quatro aviões e milhares de veículos totalmente dedicados à empresa. A companhia possui 600 carretas e mais de 10 mil vans que atuam entre os entrepostos, para ajudar nas entregas.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

a hora e a vez do rali do câmbio

Dólar cai forte e fecha no menor nível desde julho; confira 5 razões para a queda da moeda

A moeda americana terminou novembro em queda firme e iniciou dezembro da mesma forma, tombando 2%. O que explica esse movimento? O Seu Dinheiro explica

dados do ministério da saúde

Covid-19: Brasil tem 173,8 mil mortes e 6,38 milhões de casos

Em 24 horas, foram registrados 50.909 diagnósticos positivos para a doença

pandemia

Vacinação contra covid-19 deve começar com profissionais da saúde, idosos e indígenas

Proposta preliminar foi discutida em reunião realizada hoje (1º) com a participação do Ministério da Saúde e outras instituições

seu dinheiro na sua noite

Onde eu devo investir meu dinheiro agora?

A pergunta do título é talvez a que eu mais ouço de amigos, parentes e colegas por trabalhar na cobertura de finanças e investimentos. Tenho certeza de que não é muito diferente para aqueles que trabalham no mercado financeiro como analistas, operadores e consultores financeiros e de investimentos. Esteja o profissional credenciado para dar recomendação […]

Bom negócio?

Itaú eleva preço-alvo das ações da Moura Dubeux

A companhia destacou uma sólida tendência de vendas até o momento no quarto trimestre, impulsionada pela “impressionante” velocidade de vendas dos empreendimentos lançados recentemente.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies