Menu
2020-10-02T15:05:05-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
AVALIAÇÃO

Melhora em questões de ESG faz Moody’s elevar rating da Vale

Novo rating reflete ainda robusto sistema de produção, ativos de qualidade e baixa alavancagem financeira

2 de outubro de 2020
7:25 - atualizado às 15:05
A mineradora Vale
Imagem: Shutterstock

A agência de classificação de riscos Moody’s anunciou na quinta-feira (1) que elevou o rating da Vale do patamar Ba1 para Baa3, citando a melhora nos temas de ESG – sigla em inglês para agregar questões envolvendo governança ambiental, social e corporativa. A perspectiva da nota é estável.

Segundo a agência, a mineradora conseguiu aprimorar a gestão de risco e sua governança desde o rompimento da barragem em Brumadinho, em janeiro de 2019, com as ações que tomou para ajudar a população da área afetada.

Além disso, a Vale estabeleceu um sistema de administração e supervisão de barragens alinhado com as melhores práticas internacionais, reduzindo significativamente os riscos de ocorrer novamente um incidente do tipo.

O novo rating da Vale reflete ainda seu robusto sistema de produção, com ativos de qualidade e de vida útil longa, além da baixa alavancagem financeira – medida que mostra quantos anos a empresa levaria para pagar sua dívida líquida usando sua geração de caixa –, abaixo de 2,0 vezes desde 2017.

A Moody’s destacou que a Vale conseguiu manter sua liquidez em bons níveis, mesmo diante das consequências financeiras provocadas pelo rompimento da barragem. “Com a Vale continuando a gerar fluxo de caixa livre positivo (US$ 5,4 bilhões nos 12 meses encerrados em junho de 2020), não esperamos um impacto material na liquidez da empresa vindo das despesas relacionadas a Brumadinho”, diz trecho do comunicado.

Mandado de segurança

Outra boa notícia que a Vale recebeu ontem foi em relação aos alvarás de funcionamento da disposição de rejeitos da barragem B7, localizada em Jeceaba (MG).

A mineradora conseguiu um mandado de segurança determinando a expedição desses documentos. O mandado foi expedido pela Vara Única da comarca de Entre Rios de Minas, autorizando a liberação dos alvarás pela prefeitura, referentes aos anos de 2019 e 2020.

A situação paralisou por seis dias as operações da usina de concentração de Viga, que tem capacidade de produção de 11 mil toneladas por dia.

Segundo a mineradora, o juiz considerou que a Vale preencheu todos os requisitos legais para conseguir os alvarás. Assim, a companhia retomou, na noite desta quinta, as operações na usina de Viga.

Barragens

A mineradora também divulgou ontem uma atualização da situação de 104 estruturas, em relação às Declarações de Condição de Estabilidade (DCEs).

Deste total, a companhia tem declarações positivas para 71 unidades, enquanto outras 33 não conseguiram a certificação.

*Com informações da Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Balanço do mês

Bitcoin e dólar são os melhores investimentos de outubro; ativos de risco ficaram para trás de novo

Por pouco o Ibovespa não ficou entre os melhores investimentos do mês, mas segunda onda de coronavírus na Europa derrubou as bolsas; risco fiscal, eleições americanas e indefinição quanto a estímulos fiscais nos EUA também pesaram

seu dinheiro na sua noite

O saci à solta nos mercados

Não sei dizer exatamente quando nem quem tomou a iniciativa de importar dos países anglófonos a celebração do Halloween, o Dia das Bruxas. O fato é que desde que as crianças brasileiras começaram a sair fantasiadas pedindo doces no último dia de outubro houve uma série de tentativas de “tropicalizar” o evento. Embora não seja […]

Disparou

Dívida bruta do governo deverá encerrar o ano em 96% do PIB

Endividamento cresceu 20,2 pontos por causa de pandemia.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies