A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que seus bancos associados manterão as atividades operacionais inalteradas em 20 e 21 de maio, dias de feriados antecipados pela prefeitura de São Paulo para aumentar a taxa de isolamento social. A manifestação está em nota encaminhada à imprensa.
As operações normais dos bancos têm como objetivo garantir os serviços bancários essenciais à população, como a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18, informou a Febraban.
"Há efetiva necessidade de mantermos o atendimento nos próximos dias 20 e 21 de maio para pagamento de benefícios e salários e recebimento de contas", diz a instituição, citando decreto que incluiu os serviços bancários como essenciais.
Ainda assim, a Febraban desestimula o deslocamento de clientes até às agências bancárias em meio à pandemia, dado que trabalham com equipe reduzida e horários limitados, das 10:00 às 14:00. A federação aconselha o uso de canais eletrônicos que estarão disponíveis para atender as demandas dos clientes.
A Febraban também sublinhou que as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança nos dias 20 e 21 não terão nenhuma mudança.