A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) aceitou nesta terça-feira (18) uma proposta de acordo levantada pelo Morgan Stanley para encerrar um processo movido pela autarquia contra o banco.
No total, o banco norte-americano se comprometeu a pagar à CVM a quantia de R$ 13,2 milhões. Serão descontados desse valor R$ 5 milhões já pagos à BSM.
A comissão investigava uma suposta prática de manipulação de preços das ações da OGX, empresa de Eike Batista, por parte do Morgan Stanley. De acordo com o processo, a manipulação de preços teria ocorrido nos pregões de 30 de agosto de 2013 e 2 de setembro de 2013. Vale lembrar que, nessa época, a OGX já apresentava graves dificuldades financeiras.
A investigação ainda aponta que, após as negociações nos pregões em questão, o Morgan Stanley teria obtido reflexos positivos em suas posições nos mercados futuros do Ibovespa.