Menu
2020-07-04T08:13:00-03:00

Conselho da Cosan aprova reorganização societária com holding única

A partir da consolidação da nova estrutura, os acionistas da própria Cosan, da CZZ e da Cosan Log vão passar a deter ações da holding, que continuará sendo controlada pela Aguassanta, veículo de investimento da família de Rubens Ometto

4 de julho de 2020
8:12 - atualizado às 8:13
Usina da Cosan
Imagem: Divulgação

A Cosan anunciou nesta sexta-feira, 3, por meio de Fato Relevante, a aprovação de uma reorganização societária das empresas que fazem parte do grupo pelos respectivos conselhos de administração. Se aprovada pelos acionistas, a operação vai tornar a Cosan S.A. como holding única, incorporando a Cosan Limited (CZZ) e a Cosan Logística, controladora da Rumo.

A partir da consolidação da nova estrutura, os acionistas da própria Cosan, da CZZ e da Cosan Log vão passar a deter ações da holding, que continuará sendo controlada pela Aguassanta, veículo de investimento da família de Rubens Ometto.

Como parte da operação, a Cosan pretende emitir, para os titulares de papéis da CZZ, American Depositary Receipts (ADRs) listados na New York Stock Exchange (Nyse) ou ações negociadas na B3. Já os acionistas da Cosan Log receberão ações da Cosan S.A., que passará a ser controladora direta da Rumo Logística.

Segundo o documento, a operação só será concluída se o valor destinado ao direito de retirada dos acionistas da Cosan Log não prejudicar a estabilidade financeira do grupo, e será estabelecido um valor fixo máximo para este direito. Os acionistas da Cosan e da CZZ não terão direito de retirada.

A companhia afirma ainda que pretende preparar suas principais subsidiárias e controladas para uma eventual oferta pública inicial de ações (IPO). "A viabilidade e o momento das potenciais ofertas de cada companhia são diferentes e a efetiva listagem dependerá de inúmeras condições que poderão ser alheias à vontade de Cosan", explica.

Para viabilizar a incorporação, a Cosan vai constituir comitês especiais independentes para negociar a relação de troca com os acionistas da CZZ e da Cosan Log. No caso da Cosan e do braço de logística, os comitês serão formados por membros independentes. No caso da DZZ, o grupo terá maioria de conselheiros independentes da companhia. A projeção é de que a operação seja concluída em aproximadamente 180 dias.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

de olho nos balanços

Cosan, Itaúsa e BTG: os balanços que mexem com o mercado nesta terça-feira

Empresas do Ibovespa revelaram os resultados do segundo trimestre, período totalmente impactado pela pandemia

Insights Assimétricos

Como navegar e obter retorno no mundo de juros baixos e bolsa cara

Todo mundo quer múltiplo barato, mas ninguém quer esperar anos para que o crescimento, hoje já no preço, seja entregue ou sentir na pele uma grande correção nos preços como a vista em março. Qual a saída?

dados do coronavírus

Covid-19: Brasil tem 3,05 milhões de casos e 101,7 mil mortes

Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 3.057.470 casos de covid-19, conforme balanço diário divulgado hoje (10) pelo Ministério da Saúde

reforma tributária

Alíquota de CBS pode ser revista se for exagerada, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que a alíquota de 12% prevista para a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) poderá ser revista caso se mostre “exagerada”

fatia de 6%

Azul vende participação de 6% na TAP para governo português por ao menos 10,5 milhões de euros

A venda da participação indireta de 6% teve valor total de, ao menos, 10,5 milhões de euros, com eliminação do direito de conversão dos bônus seniores detidos pela Azul de 90 milhões de euros com vencimento em 2026

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements