Menu
2020-12-23T14:40:32-03:00
Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
Na Alemanha

Depois de cobras e morcegos, fábrica gigante da Tesla enfrenta problema com lagartos

O objetivo da companhia é de produzir 500.000 carros por ano na Alemanha com a fábrica.

23 de dezembro de 2020
14:33 - atualizado às 14:40
Lagartos
Lagartos - Imagem: Shutterstock

A Tesla foi surpreendida por mais um problema inusitado para inaugurar sua gigante fábrica na Alemanha em julho de 2021: os lagartos de areia.

Leia também:

Sim, um tribunal alemão emitiu na última sexta-feira (18), uma ordem proibindo a Tesla de derrubar árvores que são o lar de lagartos de areia que hibernam e que, provavelmente, não sobreviveriam ao processo de construção, que destruiria o seu habitat natural.

A ordem judicial observou que a Tesla já tentou acomodar as espécies protegidas coletando e movendo os lagartos que encontrou no local. Contudo, por conta dos lagartos machos já estarem em suas tocas de inverno, o tribunal afirma que os esforços de realocação da empresa de Elon Musk não teriam sido suficientes para proteger a população dos lagartos.

A expectativa da Tesla era de inaugurar a "Grünheide GigaFactory" em julho de 2021, mas não se sabe ainda se a ordem judicial afetará os planos da empresa. O objetivo da companhia é de produzir 500.000 carros por ano na Alemanha com a fábrica.

A inauguração da gigante fábrica tem deixado grupos ambientais irritados no país. As autoridades suspenderam o desmatamento no dia 10 de dezembro, depois dos grupos em defesa do meio ambiente terem expressado preocupações sobre a hibernação de cobras. A nova decisão, da última sexta, solidifica a suspensão.

Entre cobras e lagartos (e morcegos)

Além das cobras e lagartos, a empresa também teve que lidar com um problema relacionado a morcegos. Em novembro de 2019, conservacionistas afirmaram que a construção da fábrica colocaria em perigo uma espécie de morcego local. Isso fez com que dois dos maiores grupos ambientalistas da Alemanha, a NABU e Liga Verde, se posicionassem contra a construção da fábrica.

"Não podemos aceitar a ideia de um 'Lex Tesla' especial que teria enfraquecido os padrões da Alemanha para a conservação e proteção das espécies", afirmou a gerente da NABU, Christiane Schröder, ao jornal Financial Times.

Em outubro, a construção foi interrompida supostamente pelo local ter se esquecido de pagar a conta de água.

*Com informações da Business Insider e Financial Times

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Confiança em alta

Casa Branca não vê fator gerador de inflação que Fed não possa controlar

A presidente do Conselho de Consultores Econômicos do governo ressaltou que é importante focar nas tendências para os índices ao invés de oscilações semanais ou mensais

Política monetária em detalhes

Diretor do BC afirma que Selic em 2% não era mais necessária e defende centro da meta inflacionária

Bruno Serra explicou que a retomada da atividade econômica foi mais rápida do que se imaginava e justificou a elevação da taxa básica de juros

ESTRADA DO FUTURO

O que rola nos bastidores de uma startup de sucesso: uma conversa com Paulo Veras, ex-CEO e fundador da 99Taxi

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Paulo Veras, ex-CEO e fundador da 99Taxi.

Receita Federal dos EUA

Binance é investigada por manter contas suspeitas de lavagem de dinheiro nos EUA

Desde 2019, a Binance não oferece mais serviços de trading de criptomoedas para quem mora nos Estados Unidos

Sobe e desce da commodity

Dia de correção: minério de ferro cai forte e derruba ações da Vale e siderúrgicas

As ações da Vale, Gerdau, Usiminas e CSN estão entre as maiores baixas do Ibovespa hoje, influenciadas pela cotação do minério de ferro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies