Menu
2020-12-23T14:40:32-03:00
Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
Na Alemanha

Depois de cobras e morcegos, fábrica gigante da Tesla enfrenta problema com lagartos

O objetivo da companhia é de produzir 500.000 carros por ano na Alemanha com a fábrica.

23 de dezembro de 2020
14:33 - atualizado às 14:40
Lagartos
Lagartos - Imagem: Shutterstock

A Tesla foi surpreendida por mais um problema inusitado para inaugurar sua gigante fábrica na Alemanha em julho de 2021: os lagartos de areia.

Leia também:

Sim, um tribunal alemão emitiu na última sexta-feira (18), uma ordem proibindo a Tesla de derrubar árvores que são o lar de lagartos de areia que hibernam e que, provavelmente, não sobreviveriam ao processo de construção, que destruiria o seu habitat natural.

A ordem judicial observou que a Tesla já tentou acomodar as espécies protegidas coletando e movendo os lagartos que encontrou no local. Contudo, por conta dos lagartos machos já estarem em suas tocas de inverno, o tribunal afirma que os esforços de realocação da empresa de Elon Musk não teriam sido suficientes para proteger a população dos lagartos.

A expectativa da Tesla era de inaugurar a "Grünheide GigaFactory" em julho de 2021, mas não se sabe ainda se a ordem judicial afetará os planos da empresa. O objetivo da companhia é de produzir 500.000 carros por ano na Alemanha com a fábrica.

A inauguração da gigante fábrica tem deixado grupos ambientais irritados no país. As autoridades suspenderam o desmatamento no dia 10 de dezembro, depois dos grupos em defesa do meio ambiente terem expressado preocupações sobre a hibernação de cobras. A nova decisão, da última sexta, solidifica a suspensão.

Entre cobras e lagartos (e morcegos)

Além das cobras e lagartos, a empresa também teve que lidar com um problema relacionado a morcegos. Em novembro de 2019, conservacionistas afirmaram que a construção da fábrica colocaria em perigo uma espécie de morcego local. Isso fez com que dois dos maiores grupos ambientalistas da Alemanha, a NABU e Liga Verde, se posicionassem contra a construção da fábrica.

"Não podemos aceitar a ideia de um 'Lex Tesla' especial que teria enfraquecido os padrões da Alemanha para a conservação e proteção das espécies", afirmou a gerente da NABU, Christiane Schröder, ao jornal Financial Times.

Em outubro, a construção foi interrompida supostamente pelo local ter se esquecido de pagar a conta de água.

*Com informações da Business Insider e Financial Times

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e BTG considera números fortes

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão; banco mantém recomendação de compra para a construtora

EM ALTA

Com petróleo em alta, Credit Suisse reitera recomendação de compra da Petrobras

Banco eleva preço-alvo de ADRs após revisar para cima projeção para Ebitda da indústria do petróleo em 2021 e 2022

Exile on Wall Street

Private equity para pessoas físicas

Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem.

Panorama das fintechs

Goldman Sachs recomenda compra de ação da Stone, XP e PagSeguro e venda de Banco Inter

Embora o Inter seja o grande destaque de crescimento de clientes, os analistas do banco norte-americano apontam a ação da da Stone como a favorita entre as fintechs

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta terça-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies