As ações da Eztec e da PetroRio devem ser as novidades da carteira teórica do Ibovespa, de acordo com a terceira prévia divulgada pela B3 nesta quinta-feira (3).
A nova composição vale a partir do dia 8 de setembro. Com a mudança, o Ibovespa terá 77 ações de 74 empresas - Eztec e da PetroRio já apareciam na primeira prévia do índice divulgada pela bolsa.
Os papéis ordinários da PetroRio (PRIO3) chegam ao Ibovespa com uma fatia de 0,313% da carteira e as ações ordinárias da Eztec (EZTC3) entram com peso correspondente a 0,208%, segundo a B3.
As ações da mineradora Vale seguem com o maior peso (10,538%), seguidas pelos papéis preferenciais de Itaú Unibanco (6,17%). Petrobras PN chega a 5,559%. Em seguida, aparece B3 ON (5,445%) e Bradesco PN (4,805%).
O Magazine Luiza, que hoje tem 2,855% de participação na carteira do Ibovespa, sobe para 3,339%, conforme a prévia. O avanço dentro do índice acontece em meio a uma rali das ações da varejista, que subiram cerca de 70% só neste ano.
A nova carteira corresponde ao período entre setembro e dezembro. O Ibovespa é reavaliado a cada quatro meses - seguindo o critério de ações mais negociadas na bolsa no último ano, entre outros. A B3 estabelece os valores mínimos na metodologia de cálculo do índice.
Eztec e PetroRio em perspectiva
As ações da construtora acumulam queda de 20% desde o início do ano, em meio à crise do coronavírus - que também mexeu com o mercado imobiliário -, mas analistas dizem que a empresa registra um forte fluxo de caixa livre.
Já os papéis da PetroRio subiram 151% no último ano, depois de um amplo processo de reestruturação iniciado em 2014 - desde janeiro, as ações avançaram 31%, mesmo com a pandemia e a guerra de preços de petróelo no exterior.
Para analistas do Banco Safra, há uma perspectiva positiva sobre as ações da empresa por conta de futuras aquisições de áreas de produção de petróleo. "Vemos muitas oportunidades no Brasil decorrentes do plano de desinvestimento da Petrobras e de outros players”, disseram em junho.
A PetroRio possui três campos operacionais: Polvo, Frade e Manati. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou a aquisição do Campo Tubarão Martelo (TBMT), adjacente a Polvo.
Como investir?
Para quem deseja investir em bolsa com uma exposição semelhante à da carteira do Ibovespa, existem duas formas. A primeira delas é por meio dos fundos de índice, mais conhecidos pela sigla em inglês ETF.
Os fundos são negociados em bolsa como se fossem uma ação. Há ao menos quatro ETFs com o objetivo de seguir o Ibovespa: BOVA11, sob gestão da BlackRock, o BOVV11, do Itaú, o XBOV11 (Caixa) e BOVB11, do Bradesco.
Outra maneira de aplicar em uma carteira que acompanha o Ibovespa é via fundos de ações. Em ambos os casos, vale a pena conferir antes os custos -como a taxa de administração.