Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-09-03T14:22:11-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
novidades na bolsa

Eztec e PetroRio são as novidades do Ibovespa, mostra terceira prévia

Ambas já apareciam na primeira prévia do índice divulgada pela bolsa. Com a mudança, o Ibovespa teria 77 ações de 74 empresas

3 de setembro de 2020
8:11 - atualizado às 14:22
Sede da B3
Sede da B3 - Imagem: Shutterstock.com

As ações da Eztec e da PetroRio devem ser as novidades da carteira teórica do Ibovespa, de acordo com a terceira prévia divulgada pela B3 nesta quinta-feira (3).

A nova composição vale a partir do dia 8 de setembro. Com a mudança, o Ibovespa terá 77 ações de 74 empresas - Eztec e da PetroRio já apareciam na primeira prévia do índice divulgada pela bolsa.

Os papéis ordinários da PetroRio (PRIO3) chegam ao Ibovespa com uma fatia de 0,313% da carteira e as ações ordinárias da Eztec (EZTC3) entram com peso correspondente a 0,208%, segundo a B3.

As ações da mineradora Vale seguem com o maior peso (10,538%), seguidas pelos papéis preferenciais de Itaú Unibanco (6,17%). Petrobras PN chega a 5,559%. Em seguida, aparece B3 ON (5,445%) e Bradesco PN (4,805%).

O Magazine Luiza, que hoje tem 2,855% de participação na carteira do Ibovespa, sobe para 3,339%, conforme a prévia. O avanço dentro do índice acontece em meio a uma rali das ações da varejista, que subiram cerca de 70% só neste ano.

A nova carteira corresponde ao período entre setembro e dezembro. O Ibovespa é reavaliado a cada quatro meses - seguindo o critério de ações mais negociadas na bolsa no último ano, entre outros. A B3 estabelece os valores mínimos na metodologia de cálculo do índice.

Eztec e PetroRio em perspectiva

As ações da construtora acumulam queda de 20% desde o início do ano, em meio à crise do coronavírus - que também mexeu com o mercado imobiliário -, mas analistas dizem que a empresa registra um forte fluxo de caixa livre.

Já os papéis da PetroRio subiram 151% no último ano, depois de um amplo processo de reestruturação iniciado em 2014 - desde janeiro, as ações avançaram 31%, mesmo com a pandemia e a guerra de preços de petróelo no exterior.

Para analistas do Banco Safra, há uma perspectiva positiva sobre as ações da empresa por conta de futuras aquisições de áreas de produção de petróleo. "Vemos muitas oportunidades no Brasil decorrentes do plano de desinvestimento da Petrobras e de outros players”, disseram em junho.

A PetroRio possui três campos operacionais: Polvo, Frade e Manati. Em janeiro deste ano, a empresa anunciou a aquisição do Campo Tubarão Martelo (TBMT), adjacente a Polvo.

Como investir?

Para quem deseja investir em bolsa com uma exposição semelhante à da carteira do Ibovespa, existem duas formas. A primeira delas é por meio dos fundos de índice, mais conhecidos pela sigla em inglês ETF.

Os fundos são negociados em bolsa como se fossem uma ação. Há ao menos quatro ETFs com o objetivo de seguir o Ibovespa: BOVA11, sob gestão da BlackRock, o BOVV11, do Itaú, o XBOV11 (Caixa) e BOVB11, do Bradesco.

Outra maneira de aplicar em uma carteira que acompanha o Ibovespa é via fundos de ações. Em ambos os casos, vale a pena conferir antes os custos -como a taxa de administração.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies