Menu
2020-03-10T12:42:59-03:00
Novidade

Aneel aprova metodologia para atualização de WACC para setor elétrico

Índice representa a taxa regulatória de remuneração do capital dos segmentos

10 de março de 2020
12:42
energia elétrica
Imagem: Shutterstock

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a metodologia de cálculo e atualização do custo médio ponderado do capital (WACC) dos segmentos de geração, transmissão e distribuição. O índice representa a taxa regulatória de remuneração do capital dos segmentos. Com o processo aprovado, o WACC dos segmentos de geração e transmissão será de 6,98% em 2020. Para a distribuição, o WACC será de 7,32% em 2020.

A proposta aprovada para o segmento de geração e transmissão ficou maior que a atualmente vigente, de 6,64%, e também superior ao inicialmente proposto em consulta pública, de 6,81%. Como o setor ainda passará por revisões, o WACC de 2018 dos segmentos será de 7,66%, e de 2019, 7,39%. No caso do setor de geração, o índice só se aplica às usinas cotistas, já que os preços são negociados livremente.

Para o segmento de distribuição, o novo índice também ficou superior ao WACC que está em vigor hoje, de 8,09%, e à proposta inicial da consulta pública, de 7,17%.

O processo recebeu 171 contribuições de 22 empresas e, segundo a Aneel, 28% foram acatadas, segundo o relator do processo, diretor Rodrigo Limp.

O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, afirmou que esse era o principal item da pauta regulatória da agência, pois envolve decisões de investimento de longo prazo. "Buscamos remunerar adequadamente os investimentos, vis a vis o ônus tarifário ao consumidor", disse.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

esquenta dos mercados

Expectativa com recuperação do varejo não apaga cautela vista no exterior

Casos do novo coronavírus seguem avançando em diversas partes do mundo, com destaque para os Estados Unidos. Preocupação dos investidores é de que novas medidas de isolamento atrapalhem o ritmo de recuperação da economia

demandas da crise

Uber lança serviço de entrega de mercado em 11 cidades do País

Lançamento foi feito em parceria com a startup chilena Cornershop, comprada pela companhia de transporte por aplicativos em 2019

pioneira

Claro vai ativar sinal de 5G em SP e Rio na semana que vem

Operadora vai empregar uma tecnologia desenvolvida pela Ericsson que permitirá à tele ligar o 5G nas frequências já usadas para 4G, 3G e 2G

decisão do trt-7

Tribunal cassa liminar que obrigava a remuneração mínima a motoristas de aplicativos

Tutela antecipada da remuneração mínima abrangia ainda os motoristas impossibilitados de trabalhar em razão de diagnóstico ou de suspeita de contaminação pela covid-19

volta ao normal?

Azul diz que demanda cresceu 43,6% em junho; taxa de ocupação sobe para 75,5%

Nos voos internacionais, a demanda em junho foi 27,8% maior que em maio, enquanto a oferta cresceu 9,7% no período

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements