Menu
2020-12-18T20:12:54-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
novo formato

AES Tietê anuncia reorganização societária, com migração ao Novo Mercado

Proposta prevê que cada unit da companhia poderá ser trocada por uma ação ordinária da nova holding

18 de dezembro de 2020
14:11 - atualizado às 20:12
AES Tietê
Imagem: Divulgação

A AES Tietê (TIET11) anunciou nesta sexta-feira (18) um plano de reorganização societária, que resultará na criação de uma holding e a migração da companhia para o Novo Mercado, segmento de governança mais elevado da B3.

A proposta prevê que a absorção da companhia pela AES Brasil Energia, uma sociedade não operacional que é atualmente subsidiária integral da AES Tietê e que passará a ser a holding controladora.

Todos os acionistas da AES Tietê se tornarão acionistas da AES Brasil Energia e manterão o percentual atual de participação na nova companhia. A americana AES, por exemplo, permanecerá com a mesma fatia, de 42,85% no capital social.

Como o Novo Mercado permite apenas empresas com ações ordinárias, foi calculada uma relação de troca para as ações ordinárias e preferenciais da AES Tietê, que formam também units.

Nesse sentido, está sendo proposto que sejam atribuídas, para cada cinco ações de emissão da AES Tietê, preferenciais ou ordinárias, uma ação ordinária de emissão de AES Brasil Energia, de forma que cada unit – constituída por quatro ações preferenciais e uma ação ordinária – seja representada por uma nova ação ordinária de emissão da AES Brasil Energia.

Segundo a companhia, a relação de troca foi definida visando a manutenção das cotações por ações atualmente negociadas na B3.

A AES Tietê informou que a operação vai permitir ampliar a capacidade de crescimento, ao liberar uma maior alavancagem financeira, uma vez que somente os ativos que estiverem sob controle da AES Tietê ficarão limitados ao atual teto de 3,85 vezes da relação entre a dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

“Além dos 3,85 vezes, os novos projetos poderão ser desenvolvidos em SPEs [Sociedade de Propósito Específico] sob controle comum da atual AES Tietê, permitindo um endividamento de até 80% em tais sociedades”, diz trecho do comunicado.

A reorganização ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da AES Tietê e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

decisão judicial

Justiça ordena religação de internet do governo do RJ; Oi alega inadimplência

Empresa acusa o governo do Estado de ter uma dívida com a empresa desde 2017 – hoje ela está em R$ 300 milhões

promessa de ipo

Locaweb compra ConnectPlug por R$ 18 milhões e avança em segmento de alimentação

Empresa comprada começou em food services mas hoje também atende outros segmentos, com foco em pequenas e médias empresas

seu dinheiro na sua noite

Mais fácil falar que fazer

Hoje foi um daqueles dias em que as falas dos detentores do poder no cenário doméstico até repercutiram no mercado, mas foram sobrepostas pelos fatos e pelo que aconteceu no exterior. O mercado local começou o dia animado com as apresentações do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, no badalado evento […]

perspectivas

Para Verde e SPX, auxílio emergencial por mais três meses não é preocupante

Luis Stuhlberger e Rogério Xavier dizem que a medida pode ser necessária, caso a vacinação demore demais; ambos veem 2021 positivo para os mercados

FECHAMENTO

Aceno liberal do governo não convence e bolsa fecha o dia no vermelho; na contramão, dólar cai mais de 3%

Em evento do Credit Suisse, Bolsonaro e Guedes reafirmaram o compromisso com o andamento das reformas e das privatizações, mas o mercado espera ações mais concretas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies