Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-18T20:12:54-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
novo formato

AES Tietê anuncia reorganização societária, com migração ao Novo Mercado

Proposta prevê que cada unit da companhia poderá ser trocada por uma ação ordinária da nova holding

18 de dezembro de 2020
14:11 - atualizado às 20:12
AES Tietê
Imagem: Divulgação

A AES Tietê (TIET11) anunciou nesta sexta-feira (18) um plano de reorganização societária, que resultará na criação de uma holding e a migração da companhia para o Novo Mercado, segmento de governança mais elevado da B3.

A proposta prevê que a absorção da companhia pela AES Brasil Energia, uma sociedade não operacional que é atualmente subsidiária integral da AES Tietê e que passará a ser a holding controladora.

Todos os acionistas da AES Tietê se tornarão acionistas da AES Brasil Energia e manterão o percentual atual de participação na nova companhia. A americana AES, por exemplo, permanecerá com a mesma fatia, de 42,85% no capital social.

Como o Novo Mercado permite apenas empresas com ações ordinárias, foi calculada uma relação de troca para as ações ordinárias e preferenciais da AES Tietê, que formam também units.

Nesse sentido, está sendo proposto que sejam atribuídas, para cada cinco ações de emissão da AES Tietê, preferenciais ou ordinárias, uma ação ordinária de emissão de AES Brasil Energia, de forma que cada unit – constituída por quatro ações preferenciais e uma ação ordinária – seja representada por uma nova ação ordinária de emissão da AES Brasil Energia.

Segundo a companhia, a relação de troca foi definida visando a manutenção das cotações por ações atualmente negociadas na B3.

A AES Tietê informou que a operação vai permitir ampliar a capacidade de crescimento, ao liberar uma maior alavancagem financeira, uma vez que somente os ativos que estiverem sob controle da AES Tietê ficarão limitados ao atual teto de 3,85 vezes da relação entre a dívida líquida e o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês).

“Além dos 3,85 vezes, os novos projetos poderão ser desenvolvidos em SPEs [Sociedade de Propósito Específico] sob controle comum da atual AES Tietê, permitindo um endividamento de até 80% em tais sociedades”, diz trecho do comunicado.

A reorganização ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da AES Tietê e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Entrevista

Um dos maiores gestores de fundos imobiliários do mercado avisa: os shoppings estão baratos e o investidor ainda não percebeu

CEO da HSI, que tem R$ 11 bilhões sob gestão, diz que os shoppings estão começando a apresentar resultados como os de antes da pandemia e vê demanda de residencial alto padrão ainda forte

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies