Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-10T17:03:59-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
recuperando

Vendas no varejo superam estimativas e sobem 0,9% em outubro

Segmento registra aumento no volume comercializado pelo sexto mês seguido desde maio, de acordo com IBGE

10 de dezembro de 2020
9:45 - atualizado às 17:03
Shopping center
Imagem: Shutterstock

O IBGE divulgou dados bastante positivos a respeito da atividade varejista em outubro nesta quinta-feira (10). As vendas cresceram pelo sexto mês seguido desde maio, apresentando alta de 0,9% frente a setembro.

O desempenho foi bem acima do esperado pelo mercado. Segundo a mediana da pesquisa Projeções Broadcast, a expectativa era de um avanço de 0,2%, depois da alta de 0,6% de setembro. As 37 projeções coletadas iam desde uma queda de 1,3% até crescimento de 0,9%.

Com o resultado, as vendas acumularam alta de 0,9% no ano, após ficarem estáveis em setembro e recuarem nos cinco meses anteriores, com o varejo demonstrando que está se recuperando após dois meses de forte contração por conta da pandemia de covid-19.

O bom desempenho não ficou restrito à leitura mensal. Na comparação com o mesmo período de 2019, as vendas cresceram 8,3%, quinta taxa positiva consecutiva e maior variação, em termos de magnitude, dos últimos cinco meses.

“Tais resultados contribuem para que o patamar de vendas de outubro de 2020 se posicione como o nível recorde da série, 0,9% acima do patamar anterior, o mês setembro de 2020”, diz trecho do comunicado do IBGE.

No varejo ampliado, que inclui os grupos Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas cresceu 2,1% em relação a setembro, sexta variação positiva consecutiva.

Por segmento

O IBGE constatou que sete das oito atividades pesquisadas registraram aumento no volume de vendas entre setembro e outubro:

  • Tecidos, vestuário e calçados (6,6%);
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (6,6%);
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (3,7%);
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,3%); 
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,9%); 
  • Combustíveis e lubrificantes (1,1%) e; 
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%)

Apenas o setor de Móveis e eletrodomésticos apresentou recuo nas vendas frente a setembro de 2020, de 1,1%.

Considerando o comércio varejista ampliado, em outubro, o volume de vendas tanto do setor de Veículos, motos, partes e peças quanto o de Material de construção registraram variações positivas na comparação com setembro – 4,8% e 0,2%, respectivamente.

Por Estado

A pesquisa revelou ainda que as vendas subiram em 22 dos 27 Estados entre setembro e outubro:

Os destaques positivos foram Bahia (3,5%), Piauí (3,1%) e Mato Grosso do Sul (2,9%), enquanto os negativos foram Tocantins (-5,4%), Roraima (-2,2%) e Pará (-0,7%).

* Com informações da Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

ATENÇÃO, ACIONISTA

Hapvida (HAPV3) vai recomprar até 100 milhões de ações; papéis acumulam queda de 17% no ano

A operadora de saúde anunciou hoje que dará início a um programa de recompra de papéis com duração de até 18 meses

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa fecha semana no azul, Nubank valendo bilhões a menos e primeiro ETF cripto dos EUA: veja as principais notícias desta sexta

Em uma limousine brilhante, o Ibovespa chegou atrasado para a festa das bolsas globais — mas chegou.  Os balanços das empresas europeias e americanas abriram as portas do salão de baile: com o bom resultado das companhias, dados mistos da economia e um desenho mais nítido da retirada de estímulos monetários, Wall Street brilhou.  O […]

CRIPTOMOEDAS

Quais as dificuldades na regulamentação do Bitcoin e demais criptomoedas?

Analista de criptomoedas, Valter Rebêlo, comenta sobre o processo de regulamentação das criptomoedas ao redor do mundo

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa tira uma lasquinha da festa das bolsas globais e sobe mais de 1% na semana; dólar recua após atuações do BC

Com uma bolsa descontada após as turbulências recentes, o Ibovespa tinha tudo para chegar cedo nessa festa, mas foi preciso que o Banco Central assumisse a condução para que a B3 tivesse uma chance.

ALGUNS BILHÕES A MENOS

Nubank prepara IPO com listagem na Nasdaq e na B3 até o fim deste ano, mas deve baixar a pedida no valuation

Meses atrás, a startup buscava ir a mercado avaliada em cerca de US$ 100 bilhões; veja o novo valor de mercado segundo o Broadcast

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies