A economia dos Estados Unidos deve sofrer um baque nos próximos meses e o desemprego vai aumentar subitamente por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo o Goldman Sachs.
Segundo analistas do banco, o Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano vai encolher 34% no segundo trimestre deste ano - uma visão ainda mais pessimista em relação a projeção anterior, de queda de 24%. O desemprego quadruplicará, atingindo 15% no mesmo período.
A nova estimativa é feita para incorporar os dados de pedido de auxílio-desemprego divulgados no último dia 26: 3,28 milhões de solicitações — um aumento de mais de 3 milhões em relação à semana anterior. Foi o maior nível da série histórica.
Os dados de seguro-desemprego foram as primeiras informações a dimensionarem os impactos na economia das políticas de contenção do novo coronavírus. Para o Goldman Sachs, os dados indicam uma deterioração da economia não apenas no curto prazo.
No entanto, os analistas do banco dizem que a retração pode ser amenizada com ações do governo e do Federal Reserve, o BC norte-americano. A projeção da instituição é de um avanço de 19% no PIB do terceiro trimestre e de um ganho de 12% nos últimos três meses do ano. Ainda assim, a economia encolherá 6,2% ao longo do ano.
*Com informações da Business Insider