Menu
2020-11-12T18:27:29-03:00
Estadão Conteúdo
Preocupação

Fed vê riscos com nova onda de covid-19 e defende mais apoio fiscal nos EUA

Powell disse que uma vacina contra o novo coronavírus será uma boa notícia, mas para o médio prazo.

12 de novembro de 2020
18:27
Jerome Powell Fed
Presidente do Fed, Jerome Powell. - Imagem: Federal Reserve

O Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell afirmou nesta quinta-feira, 12, que um risco importante para a economia dos Estados Unidos, no quadro atual, é a nova onda de casos da covid-19.

Leia também:

Durante fórum do Banco Central Europeu (BCE), Powell notou que a recuperação inicial dos EUA foi mais forte e rápido do que o esperado, sem que os cenários piores tenham até agora se materializado, mas também apontou a retomada ainda é desigual e incompleta. "O Congresso talvez possa fazer mais na política fiscal", considerou, embora lembrando que isso cabe aos membros do Legislativo.

Powell disse que uma vacina contra o novo coronavírus será uma boa notícia, mas para o médio prazo. No curto prazo, os próximos meses devem ser "desafiadores", advertiu, e ainda é cedo para prever o impacto da vacina nesse intervalo mais próximo.

Questionado sobre o resultado eleitoral nos EUA, Powell disse que não lhe cabia comentar, mas comentou apenas que "é um bom momento para dar um passo atrás e deixar instituições trabalhar".

Sobre o sistema bancário, ele disse que os bancos americanos têm se saído bem na crise até agora, "mas não é hora para complacência".

Segundo ele, um resultado da recuperação atual é que as economias podem ficar mais centradas em tecnologia. Nesse contexto, um número "substancial" de trabalhadores precisará de apoio, diante dessas mudanças.

Powell ainda disse que o Fed não tomou até agora uma decisão sobre lançar ou não uma moeda digital. Na avaliação dele, "ainda há trabalho a ser feito" antes de se avançar nesse assunto.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Após vacinação e apoio fiscal

Economia dos EUA está “em ponto de inflexão” positivo, diz Powell, do Fed

Economia norte-americana está prestes a começar a crescer muito mais rapidamente, afirmou presidente do banco central norte-americano em entrevista

nos estados unidos

Remuneração de CEOs cresceu em meio à pandemia

Recuperação do mercado de ações impulsionou ganhos de executivos em 2020, que tiveram remuneração média de US$ 13,7 mi no período

Após estremecimentos

China quer parceria estratégia com Brasil, diz chanceler asiático

Chanceler chinês, Wang Yi, falou com o novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França.

entrevista

Bittar reafirma que Guedes sabia de acordo para destinar verba a emendas

Apontado como um dos artífices da “maquiagem” no Orçamento, o senador Marcio Bittar diz que não chegou sozinho ao valor de R$ 29 bilhões em emendas

Apesar da pandemia

Saúde perde espaço em emendas parlamentares

Números mostram estratégia dos parlamentares para destinar recursos para obras e projetos de interesse eleitoral em seus redutos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies