O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Cientistas questionam métodos da pesquisa após empresa admitir que meia dose foi erro de fabricação
O que parecia ser boa notícia acabou se tornando uma grande polêmica. Diversos cientistas estão criticando a AstraZeneca e a Universidade de Oxford após um erro de dosagem cometido na fase 3 dos estudos clínicos da vacina contra a covid-19, levantando dúvidas sobre a eficácia do imunizante e a transparência com que os testes estão sendo conduzidos.
Na segunda-feira (23), a farmacêutica e a universidade britânica anunciaram que a vacina que estão desenvolvendo foi até 90% eficaz na prevenção de covid-19 quando os voluntários receberam inicialmente meia dose e, depois de um mês, uma injeção inteira. A eficácia, porém, caiu para 62% quando duas doses completas foram administradas. Reguladores dos Estados Unidos estabeleceram como padrão para certificação de uso uma eficácia de 50%.
O anúncio foi bastante celebrado, porque se trata de uma vacina de baixo custo e produção fácil, acessível a países de baixa e média renda. Os protótipos desenvolvidos por Moderna e Pfizer utilizam uma nova tecnologia baseada em genes que, apesar de terem eficácia acima de 90%, requer que elas sejam armazenas em temperaturas muito baixas, exigindo equipamentos especiais de refrigeração. A vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford pode ser armazenada em refrigeradores comuns.
Nos dias seguintes que se seguiram ao anúncio, cientistas independentes e reguladores dos Estados Unidos alertaram que a taxa de eficiência de 90% do regime de meia dose seguida de uma injeção completa pode não se sustentar em análises posteriores.
A AstraZeneca revelou que os testes com meia dose foram, na verdade, produto de um erro de fabricação. Ele foi identificado depois que um investigador do estudo percebeu que os voluntários não estavam tendo uma resposta inflamatória à injeção, o que levou os pesquisadores a analisar o suprimento da vacina.
A farmacêutica e a Universidade de Oxford acabaram então incluindo o regime de meia dose no estudo e comunicaram o ocorridos a reguladores do Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia. Pesquisadores de Oxford disseram que a dose mais baixa pode ter sido mais eficaz porque reflete com mais precisão a resposta imune natural aos vírus, mas que eles teriam de investigar as descobertas para saber com certeza.
Leia Também
Mas as questões não pararam por aí. Segundo o consultor científico chefe da iniciativa Operação Warp Speed do governo dos Estados Unidos (que visa acelerar a produção de um imunizante), Moncef Saloui, a meia dose foi administrada a voluntários com 55 anos ou menos, enquanto o grupo de dose completa inclui pacientes mais velhos. Ele destacou que a diferença entre os grupos pode ser um acaso estatístico e resultado do acaso.
“Há uma série de variáveis que precisamos entender”, disse Saloui. “É improvável, mas ainda é possível que seja uma diferença aleatória.”
Alguns cientistas também criticaram a AstraZeneca por não revelar dados importantes dos resultados do ensaio, como o número de infecções que ocorreram nos grupos de pacientes, discriminadas por idade e gravidade. A empresa tinha dito que nenhum paciente que recebeu a vacina ficou gravemente doente ou teve que ser hospitalizado.
O vice-presidente da AstraZeneca, Menelas Pangalos, admitiu o erro de dosagem, mas destacou que ele é irrelevante para a conclusão dos estudos.
"Não vou fingir que não é um resultado interessante, porque é, mas definitivamente não o entendo e acho que nenhum de nós entende", disse em entrevista ao jornal “The Wall Street Journal”. “Qualquer que seja a forma de corte dos dados, mesmo se você acreditar apenas nos dados de dose completa, dose total, ainda temos eficácia que atende aos limites para aprovação com uma vacina que é mais de 60% eficaz."
Pangalos disse que os pesquisadores só receberam os dados no último fim de semana e estão trabalhando para liberar rapidamente os dados completos em um jornal revisado por pares. "A maneira certa de publicar e documentar os resultados é em uma revista científica, e todos esses dados serão publicados na próxima semana ou depois", disse.
* Com informações da Estadão Conteúdo
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer