Os quatro pilares mais importantes para equilibrar sua vida financeira
Nas próximas linhas, a partir de sua própria experiência, você vai se emocionar com a história de superação de Dara Chapman e, além disso, aprender a balancear os quatro pilares mais importantes da sua vida
Quero saber: como foi a atividade de autoconhecimento e autodesenvolvimento que você fez na última semana? Deu tudo certo? Se algo não ficou muito claro, por favor, me pergunte. Não fique com dúvidas. Se você sentiu qualquer dificuldade, entre em contato comigo.
Quero saber o que você aprendeu com isso. A vida é uma aprendizagem contínua, nós nunca vamos parar de aprender, principalmente quando o assunto é nós mesmos.
Hoje, quero falar sobre o seguinte: na semana passada, o foco foi mais do lado profissional da sua vida.
Só que na verdade, você sabe quantos lados da vida devemos cultivar para nos sentirmos cada vez mais completos?
Eu vou contar para você: são quatro lados. E agora vou falar sobre cada um deles.
- O primeiro é o profissional. Este seu lado está representado pelos seus recursos, ou através de quanto você contribuiu para a sociedade como um todo.
- O segundo é o lado pessoal, e esse é só com você mesmo. Ele pode ser medido pelo nível da sua saúde, pela felicidade e pela maneira como estão suas partes intelectual e humana.
- O terceiro se refere aos relacionamentos. Como interage com os outros? Você tem filhos? E a sua família, como você se relaciona com eles? E seus amigos?
- O quarto, que acaba sendo um pouco de tudo, é o nível da qualidade de vida. Ter plenitude, de ter diversão em sua vida, praticar um esporte ou um hobby, algo que te faça bem.
O caminho da felicidade plena
É muito importante que essas quatro áreas na sua vida estejam sendo preenchidas. Não basta somente focar em sua profissão, por exemplo, e largar todas as outras áreas.
Leia Também
Quando uma parte da sua vida está deficitária, todo o resto sai prejudicado. Pode ser que você esteja sacrificando uma área e agora esteja esquecendo as outras.
Isso vai te fazer um mal, é sério, estou falando de experiência própria. Gostaria de ajudar você neste momento, neste instante de autoconhecimento.
Como na semana passada falamos de vida profissional, agora vamos dar um passo além dentro da sua jornada de evolução.
Pegue uma folha de papel e coloque os quatro itens: profissional, pessoal, relacional e o lado da qualidade de vida.
Agora, eu vou pedir para você dar uma nota de 0 a 10 em cada um desses itens. Depois, some a pontuação e veja o resultado.
Vamos imaginar que em três lados da sua vida você está muito bem, com uma nota próxima a 7, 8 e, em uma outra área, coloca 2.
Será que você neste instante não coloca importância suficiente nesta área com nota um pouco mais baixa?
Por exemplo, na parte da qualidade de vida. Muitas vezes, renunciei a fazer esportes. Contudo, não estar me exercitando diariamente me faz mal.
Eu gosto de andar na praia ou na esteira. Quando estou caminhando, fico pensando e, vou te falar, resolvo muitos assuntos nestes momentos.
Agora não estou andando, mas estou fazendo yoga. Sinto esse bem, sei que, para meu corpo, é muito melhor estar fazendo atividade física.
Começo o meu dia, faço mil coisas e, quando fui me dar por conta, não consegui finalizar a lista que tinha proposto. Fico frustrada com isso.
Por isso, agora eu faço assim: “Dara, você tem que colocar atividade física em seu calendário, nem que seja 30 minutos por dia”.
Mais do que isso, você tem que colocar logo no início do dia, para dar maior fluidez às outras áreas. Você pode imaginar: “já fiz o meu esporte, agora tudo está mais alinhado”.
Seja grato e receba em dobro
Recapitulando, pegue uma folha de papel, escreva os quatro lados da sua vida e complete com a pontuação adequada.
Quero saber se você está bem do lado profissional, pessoal, de relacionamentos e como anda a sua qualidade de vida.
Eu vou confessar para você: durante minha vida inteira o foco sempre foi do lado profissional, em todo momento sempre trabalhando.
Trabalhei em quatro países diferentes, sempre consegui um emprego, corri atrás de um sonho e pude concretizá-lo. Tenho gratidão por isso.
Mas nunca parei para pensar sobre o lado de relacionamentos, de me envolver com alguém, ter uma vida amorosa a dois.
Nunca tive tempo e nem coloquei em primeiro plano. Chegou um dia que estava próximo dos 40 anos e estava solteira.
Não parei para pensar “Dara, você quer ser mãe?”. Eu sempre quis ser mãe, mas nunca fui a um médico para ele me explicar “olha, a partir de 40 anos fica um pouco mais difícil para ter filhos”.
Eu só tenho uma coisa a dizer para você, com enorme gratidão: aos 45 anos eu me tornei mãe, uma verdadeira benção de Deus.
Essa é a minha história.
Cada coisa tem seu momento. No instante em que dei maior prioridade a minha vida amorosa, tudo fluiu naturalmente.
Tenho uma família maravilhosa, e sou muito grata a isso. Quando temos gratidão, recebemos tudo em dobro nas nossas vidas.
É assim que funciona. Procure alguma coisa que você tenha gratidão em sua vida. E, neste instante, agradeça. Foque no que é bom.
Conte comigo para me falar como foi esse exercício. Pontue todas as áreas de sua vida e dê maior importância ao que estiver faltando.
A vida é cheia de aprendizagens. Eu estou aqui para ajudar você.
Uma ótima semana,
Beijos,
Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico
Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.
A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje
Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana
CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana
Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas
Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas
Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD
A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais
O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje
Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)
Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos
Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança
Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança
A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje
Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais
Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?
Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas
A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)
A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA
Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje
Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump
100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China
O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim
Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo
Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem
Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?
Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano
ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho
Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office
A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)
No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação
Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe
Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap
Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)
No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell
Rodolfo Amstalden: No news is bad news
Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias
Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)
No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA