Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-23T20:15:08-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Um Feliz Natal (na bolsa)

23 de dezembro de 2020
20:15
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Em vésperas de feriados prolongados, é comum que o Ibovespa apresente quedas, nem que sejam leves. É que os investidores não querem ficar “comprados” quando a bolsa vai ficar fechada por muitos dias. Vai que acontece alguma coisa bombástica no mundo nos dias de folga?

Pior ainda se outros mercados, no exterior, estiverem funcionando, pois os ativos negociados lá fora reagirão a esses acontecimentos imediatamente, enquanto os seus efeitos na B3 só serão sentidos - acumulados - quando a bolsa reabrir.

Foi, afinal, o que aconteceu em fevereiro, durante o feriado de Carnaval. Enquanto os investidores internacionais entravam em pânico com a chegada do coronavírus à Europa, nós, aqui, estávamos na folia, adiando o inevitável sofrimento.

Não haverá pregão na bolsa brasileira nos próximos dois dias, 24 e 25 de dezembro, mas mesmo assim o tom dos mercados ao redor do mundo foi bastante positivo nesta quarta-feira de semana curta.

Por aqui, o Ibovespa fechou com uma alta significativa, aproximando-se novamente dos 118 mil pontos. O dólar também fechou em alta, pressionado por fatores técnicos do fim do ano, mas dá para dizer que, no geral, o otimismo reinou.

Eu trago para você todos os detalhes do pregão de hoje na nossa cobertura de mercados. Nos próximos quatro dias, fiquem ligados que traremos algumas matérias especiais no Seu Dinheiro.

MERCADOS

• Em quais bancos vale a pena investir em 2021? O Banco Inter iniciou a cobertura do setor bancário recomendando a compra de duas ações, de olho em iniciativas digitais e ESG. Confira quais são na matéria do Rafael Lara.

EMPRESAS

• A Petrobras anunciou hoje que concluiu a venda da Liquigás para a Copagaz e a Nacional Gás, seguindo seu plano de venda de ativos para focar no pré-sal.

• O Grupo Soma, dono das redes de moda Farm e Animale, está capitalizado após o IPO e agora quer apostar suas fichas no crescimento on-line. Conheça as iniciativas da companhia, cujas ações subiram 30% desde a sua estreia na bolsa.

• Elon Musk expôs, no Twitter, a rivalidade entre sua companhia, a Tesla, e a Apple, depois que a fabricante do iPhone anunciou que pretende retomar seu projeto de carro elétrico. Veja o que disse o bilionário.

ECONOMIA

• O desemprego bateu novo recorde e atingiu 14 milhões de brasileiros em novembro, informou o IBGE nesta quarta. No mês, a taxa de desocupação chegou a 14,2%. Saiba mais.

• Apesar do alto índice de desempregados no Brasil, o número de contratações em novembro bateu recorde histórico, com 414.556 vagas criadas. Os dados são do Caged e você confere aqui.

COLUNISTAS

• Teremos incertezas em 2021? Nosso colunista João Piccioni espera que sim, pois são elas que possibilitam a inovação e permitem aos investidores lucrar com ela. No seu texto de hoje, ele expõe sua expectativa para os investimentos internacionais no ano que vem, sempre de olho nos negócios mais disruptivos. Recomendo a leitura!

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Felipe Miranda: Entre “O fim do Brasil —parte 2” e o começo da terceira via

“Seja como for o começo da carreira de cada um de vocês, é importante saber que a vida não se move em linha reta. Vocês precisam estar cientes de que o mundo é um lugar imprevisível. Muitas vezes, até as pessoas mais capazes, como vocês, acabam caindo do cavalo. É inevitável, vocês vão se deparar […]

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: Suas definições de “responsabilidade fiscal” foram atualizadas

A temporada de resultados brasileira, que começou na última sexta-feira, segue hoje com EcoRodovias, EDP Brasil, Neoenergia e TIM, após o fechamento do mercado. Enquanto isso, ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro deverá lançar o Programa de Crescimento Verde, indicativo positivo para a COP26 de novembro

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) retoma os US$ 63 mil após cair na sexta-feira e outras criptomoedas sobem até 10% hoje; confira

Destaque para a Solana (SOL), que vem apresentando resultados acima da média das dez principais moedas do mundo

UM OLHO NO GATO, OUTRO NO PEIXE

Como a encrencada Evergrande pretende se inspirar em Elon Musk para sair da draga

Depois de depositar dinheiro devido a credores externos, fundador fala em deixar em segundo plano os empreendimentos imobiliários para investir em setores considerados mais promissores

MERCADOS HOJE

Ibovespa tenta se recuperar do baque fiscal e abre a semana em alta de mais de 2%; dólar recua

Os investidores começam a semana ainda digerindo a confirmação do rompimento do teto de gastos, mas como a situação deixou de ser especulativa, abre espaço para uma recuperação do Ibovespa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies