9 notícias para começar o dia bem informado
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Já falei por aqui que é prudente ter um pouco de dólar na carteira. Não pretendo me desdizer. Se eu tiver que escolher entre uma nota de dólar ou uma de real, ainda fico com a primeira. Mas tenho duvidado da capacidade da moeda americana de manter […]

Já falei por aqui que é prudente ter um pouco de dólar na carteira. Não pretendo me desdizer. Se eu tiver que escolher entre uma nota de dólar ou uma de real, ainda fico com a primeira.
Mas tenho duvidado da capacidade da moeda americana de manter sua força nos próximos anos.
Um dos princípios mais básicos de economia é que o aumento da oferta pressiona o preço para baixo.
Estamos vendo um movimento sem precedentes de impressão de dinheiro pelo banco central americano. É o aumento da oferta de moeda.
Isso gera um certo desconforto no mercado. Na sua palestra a investidores brasileiros na semana passada, o mega investidor Ray Dalio disse que “dinheiro” é o pior ativo.
Robert Kiyosaki, autor do clássico “Pai Rico, Pai Pobre”, também se mostrou cético quanto ao valor da moeda americana em suas últimas colunas publicadas aqui no Seu Dinheiro.
Leia Também
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
Hoje é a vez do colunista Matheus Spiess escrever sobre o tema e dar algumas alternativas para quem busca se proteger até mesmo da desvalorização do dólar.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
•O Ibovespa subiu 1,49% ontem, aos 104.426,37 pontos, e o dólar caiu 0,72%, a R$ 5,3417. O dia foi marcado por notícias animadoras sobre vacinas e avanços no pacote de estímulo da União Europeia.
•O que mexe com os mercados hoje? A notícia de que os líderes da União Europeia chegaram a um acordo para o pacote de estímulo de 1,8 trilhão de euros anima os mercados. Além disso, os resultados promissores nas pesquisas que buscam uma vacina para o coronavírus aumentam o apetite por risco dos investidores. As bolsas asiáticas fecharam em alta. Os índices futuros em Nova York e as principais bolsas europeias avançam. No Brasil, o destaque é a entrega da proposta do governo de reforma tributária, que deve acontecer durante a tarde.
INVESTIMENTOS
• E se existisse uma realidade diferente no mundo dos investimentos? O colunista Matheus Spiess relembra a história de "O Homem do Castelo Alto” para falar sobre a necessidade de apostar em outras moedas fortes além do dólar.
ECONOMIA
• O Brasil tem 2,1 milhões de casos de covid-19, segundo o Ministério da Saúde. O número de mortes pela doença ultrapassou 80 mil.
• O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmou que está prevista para hoje uma reunião para analisar a proposta do governo sobre as mudanças no sistema tributário.
•O senador Flávio Bolsonaro negou em depoimento ter recebido informações privilegiadas sobre a Operação Furna da Onça. A ação revelou movimentações financeiras atípicas nas contas de seu ex-assessor Fabrício Queiroz.
• A Câmara aprovou o projeto que permite suspender o pagamento de parcelas do programa Minha Casa, Minha Vida por 180 dias em função da pandemia.
EMPRESAS
• A Via Varejo culpou a área de comunicação pelos tuítes com dados operacionais postados ontem. A sequência de posts fez as ações da companhia dispararem 7%.
•A Engie Brasil assinou um contrato para compra dos 10% da Transportadora Associada de Gás (TAG) que estavam em poder da Petrobras. Pela fatia, a companhia pagou R$ 1 bilhão à estatal.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY
Por que você deveria ter Petrobras (PETR4) na carteira — independentemente de quem ganhar as eleições?
2 de outubro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O risco do aluguel atrasado, o candidato favorito do mercado e os preços do petróleo: o que mexe com a bolsa hoje
1 de outubro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno
30 de setembro de 2026 - 20:01O MELHOR DO SEU DINHEIRO