Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-09-15T20:49:22-03:00
seu dinheiro na sua noite

O VAR de Bolsonaro anulou o Renda Brasil

15 de setembro de 2020
20:48 - atualizado às 20:49
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Quem acompanha jogos de futebol já se habituou a segurar o grito de gol do time do coração nos lances mais duvidosos até a confirmação pelo árbitro de vídeo — o famoso VAR.

Pois Jair Bolsonaro acabou criando uma espécie de versão política do VAR. Em postagens nas redes sociais ou diretamente em vídeos publicados na internet, o presidente pode a qualquer momento “anular” medidas em estudo pelo governo.

Um gatilho para que o VAR presidencial entre em ação é a publicação de notícias pela imprensa que não sejam de agrado do chefe do Executivo.

A vítima da vez foi o Renda Brasil. O presidente já havia parado o jogo no mês passado para aplicar um cartão amarelo depois que uma primeira versão do programa vazou na mídia.

Hoje o VAR de Bolsonaro entrou novamente em ação, mas desta vez para aplicar um cartão vermelho. O presidente decidiu “anular” o Renda Brasil depois da informação de que o governo planejava congelar aposentadorias e cortar benefícios para financiar o programa.

A notícia não foi bem recebida pelo mercado financeiro. Não pela questão social, mas pelo temor de novos problemas no entrosamento entre Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes.

Com a influência do “VAR” em Brasília, o Ibovespa fechou perto do zero a zero, em um dia de alta das bolsas em Nova York, e o dólar voltou a subir, como mostra o nosso árbitro dos mercados Ricardo Gozzi.

ECONOMIA

 Paulo Guedes recusou o “cartão vermelho” do presidente. O comandante da Economia afirmou que a “barulheira” em torno do Renda Brasil ocorreu pela manhã porque “estão conectando pontos que não são conectados”.

 O aumento de gastos no Brasil sem gerar inflação é uma possibilidade, segundo a Fitch Ratings. Para o diretor da agência de risco, há espaço para mais estímulos econômicos no País, sem consequências negativas.

 O varejo vem se recuperando, mas ainda amarga os efeitos da covid. A Semana do Brasil, período de promoções ligado ao feriado da Independência, teve queda de 8,3% no faturamento sobre 2019. No ano passado, o resultado havia sido bem melhor.

EMPRESAS

 A Braskem vai assumir uma conta de mais R$ 3,3 bilhões relacionada ao afundamento do solo e rachaduras em edificações em bairros de Maceió, onde a empresa mantinha uma atividade de mineração. Entenda o custo total que a petroquímica já assumiu no caso.

Funcionários da Volks decidiram por pacote que reduz a mão de obra em 35%. A maioria dos trabalhadores votou a favor do programa de demissão voluntária da empresa. Para os que permanecerem no grupo, haverá garantia de emprego até 2025.

O banqueiro Aloysio de Andrade Faria morreu hoje, aos 99 anos. Com fortuna estimada em cerca de R$ 9 bilhões, Faria era dono de conglomerado que incluía o Banco Alfa e série de empresas — e o banqueiro mais velho da lista de bilionários da Forbes.

COLUNISTAS

 Ampliar a noção do tempo é uma habilidade única do ser humano. Mas em situações de extrema dor ou prazer, o ser humano calibra mal presente e futuro. E a perda dessa referência tem resultado direto nos seus investimentos, como mostra o Felipe Miranda.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

seu dinheiro na sua noite

E essa Black Friday em ano de crise, vai dar bom?

Estamos prestes a viver uma Black Friday num ano de forte crise, em que as pessoas ficaram confinadas em casa. Definitivamente não é o melhor dos cenários para uma data tão voltada para o consumo. Por outro lado, foi na internet que a Black Friday ganhou força no Brasil, e o e-commerce deu um enorme […]

alta de 32% no ano

Parte da desvalorização maior do real se deve à dívida, diz presidente do BC

Roberto Campos Neto lembrou que o encerramento do ano é, tradicionalmente, um período de mais remessas de recursos ao exterior

fim do dia

O rali continua: Ibovespa deixa Wall Street de lado e sobe quase 20% em novembro

Ações de CVC e siderúrgicas lideram alta do índice. Dólar cai com fluxo e divulgação do dado das contas externas e juros recuam de olho em fiscal

Em pleno calendário eleitoral

Senado aprova mudanças na Lei de Falências

O projeto amplia o financiamento a empresas em recuperação judicial, permite o parcelamento e o desconto para pagamento de dívidas tributárias e possibilita aos credores apresentar plano de recuperação da empresa

Olha o Gol

Boeing 737-8 Max é autorizado a retornar operações no Brasil pela Anac

A informação é vista com bons olhos pela Gol, que é a única credenciada a operar o modelo no Brasil.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies