O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
E o terceiro trimestre, foi bom para você também? Parece uma pergunta estranha para se fazer a uma pessoa, mas na bolsa nos acostumamos a avaliar o desempenho das empresas a cada três meses.
A temporada de divulgação dos balanços das companhias abertas terminou no início desta semana e poderia ser resumida em uma única frase: “melhor que o esperado”.
A expectativa do mercado já era de recuperação na comparação com os resultados do segundo trimestre, no auge da quarentena imposta pela pandemia do coronavírus.
A maioria das empresas, contudo, conseguiu superar as estimativas mais otimistas. Em alguns casos, o lucro chegou a superar o do terceiro trimestre de 2019 — quando ninguém sequer podia imaginar o que nos aguardava.
Existem algumas explicações para o fenômeno. Além do desempenho da economia acima das projeções, alguns setores foram favorecidos pelos “efeitos colaterais” da crise.
Um deles é a desvalorização do real, que aumentou as receitas das empresas exportadoras, como é o caso dos frigoríficos. Outras foram beneficiadas pela queda dos juros — caso das incorporadoras.
Leia Também
Os analistas da XP Investimentos fizeram uma espécie de “balanço dos balanços” das empresas listadas na B3 no terceiro trimestre. Saiba na matéria do Kaype Abreu quais foram as surpresas e decepções dos resultados.
• Depois de três altas seguidas, o Ibovespa não conseguiu manter o fôlego e encerrou o dia em queda. Além de uma correção natural, falou mais alto hoje a preocupação com o avanço da covid lá fora. Confira tudo o que mexeu com os mercados.
• A Seara, da gigante de alimentos JBS, agora é a segunda no mercado de margarinas. O tribunal do Cade aprovou sem restrições a venda do negócio que pertencia a Bunge para a companhia. Veja como fica o mercado agora.
• O Cade também deu sinal verde para a compra da Liquigás, empresa de gás GLP da Petrobras, por um consórcio liderado pela Copagaz e Itaúsa. Mas o negócio teve restrições, como você confere nesta matéria.
• Depois de 20 meses sem poder voar, os aviões 737 Max da Boeing foram liberados pelas autoridades nos Estados Unidos — o que ainda não vale para o Brasil. Saiba mais sobre a decisão e relembre os problemas com os jatos.
• Como ficarão as viagens de negócios e o trabalho nos escritórios após a pandemia? Ninguém melhor para fazer (mais essa) previsão do que Bill Gates. Saiba o que disse o fundador da Microsoft.
• O IGP-M, índice conhecido como a “inflação do aluguel”, continua em tendência de alta e atingiu 3,05% na segunda prévia de novembro, segundo a FGV. Com o resultado, o indicador acumula alta de mais de 20% só neste ano.
• O comércio varejista deve movimentar um recorde de R$ 3,74 bilhões em vendas na campanha de promoções da Black Friday deste ano. Confira o crescimento projetado pela CNC em relação a 2019.
• A renda fixa morreu? Você já deve ter ouvido esse bordão várias vezes diante da queda da Selic para as mínimas históricas. Mas o Felipe Miranda rebate o argumento e mostra para você as oportunidades que a renda fixa reserva na coluna de hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo