Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-08-25T20:41:38-03:00
seu dinheiro na sua noite

Entre o fanatismo e o ceticismo total

25 de agosto de 2020
20:41
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O aumento da participação das pessoas físicas no mercado financeiro é uma ótima notícia, mas também tem o seu lado pernicioso. Ao mesmo tempo em que o brasileiro começa a se educar financeiramente e a construir patrimônio de uma forma mais saudável e sustentável, ele também pode acabar se machucando feio sem os devidos cuidados.

Já chamamos atenção para isso aqui no Seu Dinheiro diversas vezes. Contamos inclusive algumas histórias que tiveram grande repercussão, como o caso dos investidores que tiveram prejuízo ao operarem opções de Cogna e a tragédia do rapaz que cometeu suicídio após ter perdas na bolsa.

As histórias tristes das pessoas físicas no mercado financeiro quase sempre são temperadas por fortes emoções. Na ânsia por enriquecer depressa, muitos acabam perdendo boa parte do seu patrimônio com jogadas arriscadas e se tornam torcedores, em vez de investidores diligentes.

O ambiente das redes sociais - apesar de excelente para a troca de ideias e até para interagir com algumas das melhores cabeças do mercado - também contribui muito para acirrar essas paixões e disseminar a desinformação.

Com o agravante de que os algoritmos procuram mostrar apenas as ideias com as quais já concordamos, deixando de lado o contraditório que poderia nos fazer crescer como indivíduos e investidores.

Nosso colunista Felipe Miranda aborda o tema mais uma vez no seu texto de hoje, dando destaque para os extremismos que vemos nas redes.

De um lado, as pessoas físicas que seguem cegamente um “guru” de investimentos da moda; do outro aquelas que simplesmente desprezam qualquer conhecimento técnico e científico na hora de investir. Ambos os grupos são compostos por investidores novatos e que tendem a passar por apuros no mercado. Recomendo muito a leitura!

MERCADOS

 O Ibovespa recuou 0,18%, aos 102.117,64 pontos nesta terça-feira, acompanhando a queda do Dow Jones em Nova York e refletindo a preocupação dos investidores com o adiamento do anúncio do pacote que inclui o programa Renda Brasil. Já o dólar caiu 1,16%, a R$ 5,52.

 As ações da Marisa avançaram mais de 8% no pregão de hoje, puxando o desempenho das varejistas, mesmo após a empresa ter divulgado um forte prejuízo no segundo trimestre. Entenda por quê.

 Na contramão da Ibovespa, as ações da Eletrobras também tiveram desempenho positivo hoje. Os papéis reagiram à notícia de que a companhia estará na lista de privatizações que o ministro Paulo Guedes pretende encaminhar nos próximos meses.

INVESTIMENTOS

 A Eneva quer seu dinheiro emprestado. A empresa de energia anunciou que vai captar recursos por meio de uma emissão de debêntures isentas de imposto de renda, e você poderá investir. Saiba mais.

 Apesar de seus desempenhos estelares na bolsa, gigantes como Amazon, Tesla e Netflix não pagam dividendos a seus acionistas há pelo menos dez anos. Confira todos os nomes da lista de empresas com grandes retornos e nenhum dividendo na última década.

ECONOMIA

 O governo federal lançou o programa habitacional Casa Verde Amarela, que vai substituir o Minha Casa Minha Vida. O programa prevê juros menores para os financiamentos, faixas de renda maiores e vai priorizar as regiões Norte e Nordeste.

 O setor de saneamento básico passará pelo seu primeiro grande teste após a aprovação de seu marco regulatório em junho: no próximo mês, serão realizados quatro leilões de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP), que vão medir o apetite dos investidores.

 Autoridades americanas se reuniram com o vice-premiê da China para tratar da implementação da fase 1 do acordo comercial dos dois países, informou o governo dos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Lupa dos Fundos - SD Premium

Contrate uma tesouraria para trabalhar por você com este fundo multimercado

Com um objetivo de retorno de 7% acima do CDI, o fundo desta edição da Lupa é de uma gestora formada por ex-profissionais da tesouraria de um grande banco

pandemia no país

Brasil tem 33,5 mil novos casos de coronavírus e 836 mortes em 24 horas

O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de ontem, quando o painel do ministério marcava 137.272 falecimentos. Ainda há 2.423 mortes em investigação

seu dinheiro na sua noite

Um novo flerte do dólar a R$ 5,50

“Nunca aposte contra a América”, alertou Warren Buffett no tradicional encontro de acionistas de sua holding de investimentos em maio deste ano. O bilionário não falava especificamente da moeda dos Estados Unidos, mas toda vez que o dólar mostra sinais de força, alguém (como eu) acaba trazendo a frase à tona. Afinal, é para as […]

aquisição à vista

Stone vai lançar BDRs na bolsa brasileira e pretende usar papéis na compra da Linx

Aprovação pelos acionistas da Linx e da Stone e prévia autorização do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) estão entre as condições para finalizar a operação

Receita de volatilidade

Dólar tem forte alta com depoimento do presidente do Fed; volatilidade limita o Ibovespa

Moeda norte-americana registrou alta acentuada no início de uma série de depoimentos de Jerome Powell perante o Congresso dos EUA

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu