Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Dados da Bolsa por TradingView
2020-08-25T20:41:38-03:00
seu dinheiro na sua noite

Entre o fanatismo e o ceticismo total

25 de agosto de 2020
20:41
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O aumento da participação das pessoas físicas no mercado financeiro é uma ótima notícia, mas também tem o seu lado pernicioso. Ao mesmo tempo em que o brasileiro começa a se educar financeiramente e a construir patrimônio de uma forma mais saudável e sustentável, ele também pode acabar se machucando feio sem os devidos cuidados.

Já chamamos atenção para isso aqui no Seu Dinheiro diversas vezes. Contamos inclusive algumas histórias que tiveram grande repercussão, como o caso dos investidores que tiveram prejuízo ao operarem opções de Cogna e a tragédia do rapaz que cometeu suicídio após ter perdas na bolsa.

As histórias tristes das pessoas físicas no mercado financeiro quase sempre são temperadas por fortes emoções. Na ânsia por enriquecer depressa, muitos acabam perdendo boa parte do seu patrimônio com jogadas arriscadas e se tornam torcedores, em vez de investidores diligentes.

O ambiente das redes sociais - apesar de excelente para a troca de ideias e até para interagir com algumas das melhores cabeças do mercado - também contribui muito para acirrar essas paixões e disseminar a desinformação.

Com o agravante de que os algoritmos procuram mostrar apenas as ideias com as quais já concordamos, deixando de lado o contraditório que poderia nos fazer crescer como indivíduos e investidores.

Nosso colunista Felipe Miranda aborda o tema mais uma vez no seu texto de hoje, dando destaque para os extremismos que vemos nas redes.

De um lado, as pessoas físicas que seguem cegamente um “guru” de investimentos da moda; do outro aquelas que simplesmente desprezam qualquer conhecimento técnico e científico na hora de investir. Ambos os grupos são compostos por investidores novatos e que tendem a passar por apuros no mercado. Recomendo muito a leitura!

MERCADOS

 O Ibovespa recuou 0,18%, aos 102.117,64 pontos nesta terça-feira, acompanhando a queda do Dow Jones em Nova York e refletindo a preocupação dos investidores com o adiamento do anúncio do pacote que inclui o programa Renda Brasil. Já o dólar caiu 1,16%, a R$ 5,52.

 As ações da Marisa avançaram mais de 8% no pregão de hoje, puxando o desempenho das varejistas, mesmo após a empresa ter divulgado um forte prejuízo no segundo trimestre. Entenda por quê.

 Na contramão da Ibovespa, as ações da Eletrobras também tiveram desempenho positivo hoje. Os papéis reagiram à notícia de que a companhia estará na lista de privatizações que o ministro Paulo Guedes pretende encaminhar nos próximos meses.

INVESTIMENTOS

 A Eneva quer seu dinheiro emprestado. A empresa de energia anunciou que vai captar recursos por meio de uma emissão de debêntures isentas de imposto de renda, e você poderá investir. Saiba mais.

 Apesar de seus desempenhos estelares na bolsa, gigantes como Amazon, Tesla e Netflix não pagam dividendos a seus acionistas há pelo menos dez anos. Confira todos os nomes da lista de empresas com grandes retornos e nenhum dividendo na última década.

ECONOMIA

 O governo federal lançou o programa habitacional Casa Verde Amarela, que vai substituir o Minha Casa Minha Vida. O programa prevê juros menores para os financiamentos, faixas de renda maiores e vai priorizar as regiões Norte e Nordeste.

 O setor de saneamento básico passará pelo seu primeiro grande teste após a aprovação de seu marco regulatório em junho: no próximo mês, serão realizados quatro leilões de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPP), que vão medir o apetite dos investidores.

 Autoridades americanas se reuniram com o vice-premiê da China para tratar da implementação da fase 1 do acordo comercial dos dois países, informou o governo dos Estados Unidos.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

DUPLO DOWNGRADE

UBS rebaixa Vale de ‘compra’ para ‘venda’ e corta preço-alvo do ADR

Banco suíço considera que distribuição de dividendos pela mineradora brasileira torna-se muito menos atraente com a cotação do minério de ferro abaixo de US$ 100 por tonelada

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro abre em queda com susto de aumento de imposto e exterior negativo; dólar também recua

A medida pegou os investidores de surpresa e o vencimento de opções em Nova York coloca o exterior sob pressão

O melhor do seu dinheiro

Uma ação para lucrar com a crise hídrica, Bolsonaro eleva IOF, dividendos da Vale e outras notícias do dia

Não é de hoje que o Brasil sofre com risco de apagão e racionamento de energia. Em 2001, o país precisou recorrer a blecautes programados e obrigar famílias e empresas a economizarem energia elétrica sob pena de aumentos pesados na conta de luz. Quem viveu a época lembra bem das trocas de lâmpadas incandescentes por […]

Coluna do jojo

Bolsa hoje: dia de bruxaria nos mercados e um novo IOF para chamar de seu

Novo decreto presidencial aumentou as alíquotas do IOF sobre as operações de crédito para as pessoas físicas e jurídicas de 20 de setembro até 31 de dezembro. Se esta notícia é negativa e pode cair mal na bolsa nacional hoje, temos também a digestão da aprovação da PEC dos Precatórios

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: aumento de IOF pega investidor de surpresa e vencimento de opções no exterior deve movimentar bolsa hoje

O dia deve contar com alta volatilidade nos mercados internacionais, com o quadruple witching e o investidor fica de olho na nova medida do governo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies