🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

A diferença dos investimentos entre ricos x classe média

Pense mais e se prepare mentalmente porque você está prestes a aprender a investir de uma forma que muito poucas pessoas estão autorizadas a investir. Você verá o mundo do investimento por dentro, não pelo lado de fora

7 de março de 2020
6:00 - atualizado às 18:48
Imagem: Shutterstock

Caro leitor,

O pai rico com frequência dizia: “O dinheiro será qualquer coisa que você quiser que ele seja”. O que ele queria dizer é que o dinheiro vem da nossa cabeça, dos nossos pensamentos.

Se uma pessoa diz: “É difícil conseguir dinheiro”, provavelmente será difícil consegui-lo. Se uma pessoa diz: “Ah, eu nunca serei rico” ou “É muito difícil ficar rico”, isso provavelmente será verdade para aquela pessoa. Se uma pessoa diz: “A única forma de ficar rico é trabalhar duro”, então essa pessoa provavelmente vai trabalhar duro. Se uma pessoa diz: “Se eu tivesse muito dinheiro, eu o colocaria no banco, porque não saberia o que fazer com ele”, isso provavelmente aconteceria com ela. Você se surpreenderia se soubesse quantas pessoas pensam e agem assim. E se uma pessoa diz: “Investir é arriscado”, então é mesmo. Como meu pai rico dizia, “o dinheiro será qualquer coisa que você quiser que ele seja”.

Meu pai rico me advertiu que a preparação mental necessária para se tornar um investidor sofisticado é provavelmente similar à preparação mental necessária para subir o Monte Everest ou para o celibato. Ele estava brincando, mas estava me advertindo que isso tem que ser levado a sério. Ele me disse: “Você começa do jeito que você fez. Começa sem dinheiro algum. Tudo que tem é esperança e o sonho de conquistar uma grande fortuna. Enquanto a maioria das pessoas sonha com isso, somente poucas chegam lá. Pense mais e se prepare mentalmente porque você está prestes a aprender a investir de uma forma que muito poucas pessoas estão autorizadas a investir. Você verá o mundo do investimento por dentro, não pelo lado de fora. Na vida há caminhos muitos mais fáceis para se investir. Então pense a respeito e esteja preparado caso decida que este é o caminho para a sua vida.”

Investimentos dos Ricos

Eu lembrei que quando era criança e trabalhava para o pai rico, tudo que ele falava era sobre construir seu negócio. Mas agora que ele já era rico, tudo que falava era a respeito de seus investimentos  — investimentos para os ricos. Naquele dia, após o almoço, ele explicou: “O único motivo que me fez criar negócios é porque assim eu poderia investir nos investimentos dos ricos. O único motivo para você criar negócios é porque seus negócios podem comprar seus ativos. Sem meus negócios, eu não teria condições de investir nos investimentos dos ricos.”

São esses investimentos que colocam dinheiro no meu bolso todo mês, faça chuva ou faça sol. É poder da Renda Passiva, e qualquer um pode seguir meus passos.

O pai rico foi além e destacou a diferença entre um empregado fazendo um investimento e uma empresa fazendo um investimento. Ele disse: “A maioria dos investimentos são caros demais para um empregado. Mas eles são muito mais acessíveis se minha empresa comprá-los para mim.” Eu não sabia o que ele queria dizer com isso, mas sabia que era algo importante. Agora estava curioso e ansioso para entender que diferença era essa. O pai rico tinha estudado legislação tributária corporativa e tinha encontrado formas de fazer muito dinheiro usando essas leis a seu favor. Eu fui dormir ansioso pensando em falar com meu pai rico na manhã seguinte.

O plano do meu pai pobre era continuar estudando, assim ele poderia ser promovido e ganhar mais. Apesar de ele se esforçar ao máximo para estar em casa com seus filhos, a verdade é que ele estava frequentemente na rua enquanto o pai rico estava em casa, deixando que seus funcionários tocassem suas empresas e investimentos. De repente, me dei conta de que eu tinha muitos amigos que queriam ficar ricos e não ficaram. Então perguntei: “Mas o que falar sobre as pessoas que investem nos investimentos dos ricos? O que acontece com elas?”

“Algumas chegaram lá”, o pai rico disse, “mas muito poucas chegam. Eu encontrei pessoas que investem em esquemas de negócios arriscados com promessas de ganhos de milhões de dólares, mas a maioria dessas pessoas perde o  seu dinheiro porque são vítimas de charlatões, bandidos e sonhadores do mundo dos negócios. Muitas das que tentam ganhar grandes boladas sem ter fundamentos sólidos acabam perdendo.”

Concordando com a cabeça, eu só pude rir de mim mesmo dizendo: “Eu encontrei muitas dessas pessoas ao longo do caminho. De fato, fui uma dessas pessoas quando comecei.” O pai rico sorriu e disse: “Eu sei. Com certeza você teve algumas histórias arriscadas sobre como acabar rico. O problema é que você ficou rico com a sua primeira empresa. O problema é que você teve sorte, mas não tinha habilidades para manter a sua riqueza. Isso foi quando você e os três tolos que eram seus sócios quebraram. Você tinha a empresa, o nível rico de investimento, mas vocês garotos esqueceram da importância dos dois primeiros níveis, os níveis dos pobres e da classe média. É por isso que, quando sua empresa ficou rica, em vez de você e seus sócios ficarem ricos, vocês foram tolos e perderam tudo.”

“Então a lição do dia é que, como indivíduos, tendemos a investir apenas no que achamos que é importante”, acrescentei. “Muitos dos seus funcionários sabem que investir é importante para eles, mas investir ainda não é suficientemente importante. Eles têm outras coisas em que eles investem que são mais importantes e é para isso que o tempo e o dinheiro deles são direcionados.”

“Exatamente”, disse o pai rico. “Olhe para as diferenças entre eu e o seu pai. Seu pai diz que a  casa dele é o maior investimento dele. Para o seu pai, a casa dele é de longe muito mais importante do que a carteira de ações dele ou o mercado imobiliário industrial, no qual eu invisto. É por isso que os diplomas universitários dele e os cargos são mais importantes para ele do que estudar sobre como investir. Eu invisto tempo e dinheiro no que acho que é importante, e ele investe tempo e dinheiro no que ele acredita que é importante. O problema é que, agora que ele perdeu o trabalho dele e a maior parte das economias, ele está descobrindo que as coisas que ele considerava importantes não são importantes no mundo real. Ele está descobrindo que a sua grande casa na verdade não é um ativo e que seus diplomas e sua experiência profissional não o ajudam de fato no mundo verdadeiro dos negócios ou dos investimentos. O mundo real é muito diferente do mundo da educação e do governo. O que ele investiu não será recompensado no mundo real.”

Investimentos dos Ricos  

●    Boa educação financeira 
●    Criação de empresas
●    Grandes investimentos no mercado imobiliário
●    Fundos de private-equity 
●    Fundos de hedge 
●    Gestão de recursos pessoais
●    Colocações privadas
●    Sociedades limitadas

Investimento da Classe Média 

●    Boa educação 
●    Profissão que pague altos salários 
●    Casa
●    Economias
●    Previdência Privada 
●    Fundos mútuos 
●    Pequenos investimentos no mercado imobiliário

Essas foram as palavras finais do meu pai rico sobre o assunto: “Se você quiser investir nos investimentos dos ricos, recomendo que você continue a investir na sua educação financeira. Se você tiver um QI financeiro alto, o que parece ser arriscado para a maioria das pessoas será seguro para você. E o que parece seguro para os pobres e a classe média parecerá arriscado para você. É tudo uma questão do que é importante para você. É nisso que no fim você estará investindo. Essa decisão eu deixo com você.”

Diferentes Tipos de Milionários

Muitas pessoas desejam se tornar milionárias. Ainda assim, nem todos os milionários são iguais. Alguns são mais ricos que os outros.

A seguir, alguns tipos de milionários:

Os que têm um salário milionário - As chances de uma pessoa que se formou há pouco tempo na faculdade conseguir um emprego com um salário milionário em uma grande empresa são mínimas, para não dizer inexistentes, mesmo que tenha se formado nas melhores universidades. Na maioria dos casos, leva-se anos para galgar os degraus do mundo corporativo. E mesmo que a pessoa tenha um salário anual milionário, depois dos impostos ele estará bem abaixo do milhão.

As estrelas milionárias do mundo do esporte - Se você for um jogador de futebol da elite, por exemplo, você pode ter um salário milionário por alguns anos. Mas 65% de todos os atletas profissionais entram quebram cinco anos após se aposentarem. E o mesmo é válido para os atletas: após o pagamento de impostos, um salário milionário vale bem menos.

As estrelas milionárias do cinema e da música - Mais uma vez, aqui as chances não estão a favor deles. Seu futuro depende de seus fãs. Sem educação financeira, podem deixar de ser milionários.

Os empreendedores milionários - A história se repete. Muitos donos de pequenos negócios chegam a ganhar menos que seus funcionários caso levem em conta todas as horas que dedicaram ao empreendimento e o que de fato embolsaram. Sem educação financeira, o alto valor que aparentemente ganham pode, na prática, não ser tão alto assim.

Educação Financeira

A educação financeira é o que define esse jogo. Essa estrada continua sendo dura e ganhar milhões não é nada fácil. Mas uma educação financeira de fato oferece a todos um controle maior sobre o seu futuro financeiro. Em outras palavras, uma educação financeira de verdade coloca o seu futuro financeiro em suas mãos.

Eu sou essa pessoa. São poucas as chances de eu ganhar um salário milionário como presidente de uma empresa, galgando os degraus do mundo corporativo. Também são mínimas minhas chances de ser milionário no mundo dos esportes, do cinema, da música ou como um empreendedor famoso. Ainda assim, com a educação financeira que pai rico me deu, fui capaz de assumir as rédeas do meu destino financeiro.

Quando era ainda menino, meu pai rico me incentivou a buscar meus sonhos e a me tornar um milionário. Ele também me explicou que há diferentes milionários e diferentes formas de se tornar um.

Você quer um empregado com um salário milionário, mas que terá que pagar uma boa parte do que ganha ao governo?

Você quer ser um milionário com patrimônio? Nesse caso, você tem que gerar valor com seus ativos pessoais — sua casa, carro, economias e previdência privada — e subtrair os ativos desses passivos. Muitas pessoas que dizem ser milionárias, na verdade não são.

Você quer ser um milionário com ganhos de capital? Isso significa que você vende ativos para ganhar o milhão que busca em ganhos de capital e paga impostos sobre ganhos de capital. E ainda diminuiu seu valor como milionário ao vender esses ativos e pagar os impostos cobrados.

Você quer ser um milionário com renda passiva? Essas pessoas recebem um milhão com renda passiva obtida por meio de seus ativos, mas sem ter que vender esses ativos. Esses milionários são os milionários que têm mais controle sobre os impostos e sobre o seu futuro.

Você quer ser um milionário sortudo que se casou com uma pessoa rica, recebeu uma grande herança ou ganhou na loteria? Te desejo boa sorte… O preço de se casar por dinheiro pode ser ter que vender a sua alma. Quanto vale a sua alma?

Se a pessoa investir de fato em educação financeira, o sonho de se tornar um milionário pode se manter vivo.

Quando eu era garoto e jogava Banco Imobiliário com o meu pai rico, eu sabia que queria ser um milionário com renda passiva. Eu sabia que quatro casas verdes me levariam a um hotel vermelho, o que aumentaria minha renda passiva e meu patrimônio. Ser um milionário com renda passiva me permite usar dívida como dinheiro, pagar menos impostos legalmente, sem ter que vender meus ativos, o que reduziria meu patrimônio.

O que você quer fazer? Que tipo de milionário você quer ser?

Abraços,

Compartilhe

Engordando os proventos

Caixa Seguridade (CXSE3) pode pagar mais R$ 230 milhões em dividendos após venda de subsidiárias, diz BofA

14 de setembro de 2022 - 13:22

Analistas acreditam que recursos advindos do desinvestimento serão destinados aos acionistas; companhia tem pelo menos mais duas vendas de participações à vista

OPA a preço atrativo

Gradiente (IGBR3) chega a disparar 47%, mas os acionistas têm um dilema: fechar o capital ou crer na vitória contra a Apple?

12 de setembro de 2022 - 13:09

O controlador da IGB/Gradiente (IGBR3) quer fazer uma OPA para fechar o capital da empresa. Entenda o que está em jogo na operação

novo rei?

O Mubadala quer mesmo ser o novo rei do Burger King; fundo surpreende mercado e aumenta oferta pela Zamp (BKBR3)

12 de setembro de 2022 - 11:12

Valor oferecido pelo fundo aumentou de R$ 7,55 para R$ 8,31 por ação da Zamp (BKBR3) — mercado não acreditava em oferta maior

Exclusivo Seu Dinheiro

Magalu (MGLU3) cotação: ação está no fundo do poço ou ainda é possível cair mais? 5 pontos definem o futuro da ação

10 de setembro de 2022 - 10:00

Papel já alcançou máxima de R$ 27 há cerca de dois anos, mas hoje é negociado perto dos R$ 4. Hoje, existem apenas 5 fatores que você deve olhar para ver se a ação está em ponto de compra ou venda

NOVO ACIONISTA

Com olhos no mercado de saúde animal, Mitsui paga R$ 344 milhões por fatias do BNDES e Opportunity na Ourofino (OFSA3)

9 de setembro de 2022 - 11:01

Após a conclusão, participação da companhia japonesa na Ourofino (OFSA3) será de 29,4%

Estreia na bolsa

Quer ter um Porsche novinho? Pois então aperte os cintos: a Volkswagen quer fazer o IPO da montadora de carros esportivos

6 de setembro de 2022 - 11:38

Abertura de capital da Porsche deve acontecer entre o fim de setembro e início de outubro; alguns investidores já demonstraram interesse no ativo

Bateu o mercado

BTG Pactual tem a melhor carteira recomendada de ações em agosto e foi a única entre as grandes corretoras a bater o Ibovespa no mês

5 de setembro de 2022 - 15:00

Indicações da corretora do banco tiveram alta de 7,20%, superando o avanço de 6,16% do Ibovespa; todas as demais carteiras do ranking tiveram retorno positivo, porém abaixo do índice

PEQUENAS NOTÁVEIS

Small caps: 3R (RRRP), Locaweb (LWSA3), Vamos (VAMO3) e Burger King (BKBR3) — as opções de investimento do BTG para setembro

1 de setembro de 2022 - 13:50

Banco fez três alterações em sua carteira de small caps em relação ao portfólio de agosto; veja quais são as 10 escolhidas para o mês

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Passando o chapéu: IRB (IRBR3) acerta a venda da própria sede em meio a medidas para se reenquadrar

30 de agosto de 2022 - 11:14

Às vésperas de conhecer o resultado de uma oferta primária por meio da qual pretende levantar R$ 1,2 bilhão, IRB se desfaz de prédio histórico

Exclusivo Seu Dinheiro

Chega de ‘só Petrobras’ (PETR4): fim do monopólio do gás natural beneficia ação que pode subir mais de 50% com a compra de ativos da estatal

30 de agosto de 2022 - 9:00

Conheça a ação que, segundo analista e colunista do Seu Dinheiro, representa uma empresa com histórico de eficiência e futuro promissor; foram 1200% de alta na bolsa em quase 20 anos – e tudo indica que esse é só o começo de um futuro triunfal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar