O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.
Quando eu saí da Marinha, meu pai rico me recomendou que eu procurasse um emprego que me ensinasse a vender. Eu era tímido e esse lance de aprender a vender era a última coisa no mundo que eu queria fazer.
Por dois anos, fui o pior vendedor da minha empresa. Eu não era capaz de vender uma boia para alguém que estivesse se afogando. Minha timidez era constrangedora, não só para mim, mas também para aqueles clientes para quem eu estava tentando vender algo. Ao longo desses dois anos, eu estava constantemente sendo avaliado e à beira da demissão.
Com frequência eu culpava a economia, o produto que eu estava tentando vender ou mesmo os clientes pelo meu desempenho ruim. Mas meu pai rico me disse: "Quando as pessoas falham, adoram culpar os outros".
Ele quis dizer que o peso emocional da frustração era tão grande que a pessoa empurra esse peso para outro, culpa um terceiro. Para aprender a vender, eu tive que enfrentar a dor da frustração. Mas ao longo do processo de aprendizagem de como vender, aprendi uma lição inestimável: como transformar a frustração em um ativo em vez de um passivo.
Sempre que encontro pessoas com medo de tentar algo novo, na maioria dos casos o motivo está no medo de se decepcionar. Elas têm medo de cometer um erro ou serem rejeitadas. Se você estiver pronto para iniciar sua jornada para o "Fast Track" financeiro, ofereço as mesmas palavras de incentivo que meu pai rico me ofereceu quando eu estava aprendendo algo novo: "Esteja preparado para se decepcionar".
Ele quis dizer isso em um sentido positivo, não negativo. Ele acreditava que, se você estiver preparado para se decepcionar, poderá transformar a situação em um ativo. A maioria das pessoas transforma decepção em um passivo de longo prazo. Você percebe isso quando dizem: "Eu nunca farei isso novamente" ou "Eu deveria ter percebido que eu não ia conseguir".
Leia Também
Assim como em cada problema existe uma oportunidade, em cada decepção há uma joia inestimável de sabedoria.
Sempre que ouço alguém dizer: "Nunca mais farei isso", sei que estou ouvindo alguém que parou de aprender. Essas pessoas estão deixando a decepção detê-las. A decepção ergueu uma barreira protetora ao redor delas em vez de servir de base para o crescimento.
Meu pai rico me ajudou a aprender a lidar com profundas decepções emocionais. Ele dizia: “A razão pela qual existem poucas pessoas que enriqueceram por conta própria é porque poucas pessoas podem tolerar decepções. Em vez de aprender a enfrentar a decepção, elas passam a vida evitando isso.”
Meu pai rico acreditava que a decepção é uma parte importante do aprendizado. Assim como aprendemos a partir dos nossos erros, construímos nosso caráter a partir das nossas decepções. A seguir, algumas palavras de sabedoria que meu pai rico me disse ao longo dos anos.
Meu pai rico com frequência dizia: “Apenas tolos esperam que tudo ocorra do jeito que desejam. Estar pronto para se decepcionar não significa ser passivo ou um perdedor resignado. Estar preparado para se decepcionar é uma forma de preparar a si próprio mentalmente e emocionalmente para encarar surpresas indesejáveis. Ao estar emocionalmente preparado, estará calmo e controlado quando as coisas não acontecerem conforme o esperado. Quando você está calmo, você pensa melhor."
Ao longo dos anos, encontrei várias pessoas com grandes ideias de novos negócios. A empolgação delas durou cerca de um mês. A partir daí, a decepção começou a ganhar terreno. Logo a empolgação começou a diminuir e tudo que as ouvia dizer era: "Foi uma boa ideia, mas não deu certo".
Não é a ideia que não funcionou. Foi a decepção que funcionou melhor. Eles permitiram que a sua impaciência se tornasse decepção e então permitiram que a decepção os derrotasse. Muitas vezes, essa impaciência ocorre porque não receberam uma compensação financeira imediata. Donos de negócios e investidores podem ter que esperar anos para ver o fluxo de caixa surgir, mas eles abraçam o projeto sabendo que o sucesso leva tempo para ser conquistado. Eles também sabem que quando o sucesso for alcançado, a recompensa financeira terá valido a pena a espera.
Assim como temos os números de emergência sempre à mão, tipo o 190 para chamar a polícia, qual é a sua lista de contatos de pessoas confiáveis, cheias de conhecimento? Para mim, meus mentores financeiros são os principais. Posso sempre contatá-los com um simples telefonema se tiver uma emergência financeira.
Muitas vezes, antes de entrar em um negócio, ligo para um de meus amigos e explico o que estou fazendo e o que pretendo realizar. Peço também que estejam de sobreaviso caso eu esteja perto do meu limite, o que é frequente.
Certa vez, eu estava negociando um grande terreno com um vendedor que estava jogando duro e mudando os termos no fechamento. Ele sabia que eu queria a propriedade e estava fazendo o possível para conseguir mais dinheiro de última hora. Como tenho um temperamento esquentado, minhas emoções saíram do controle. Mas, em vez de fechar o negócio aos gritos, o que é minha tendência normal, simplesmente perguntei se poderia usar o telefone para ligar para meu sócio.
Eu falei com meus três amigos que estavam de prontidão. Depois de ouvir o conselho deles sobre como lidar com a situação, eu me acalmei e aprendi três novas formas de negociar que até então desconhecia. O negócio não vingou, mas ainda uso aquelas técnicas de negociação até hoje — técnicas que eu nunca teria aprendido se não tivesse tentado fechar aquele negócio. Esse aprendizado não tem preço.
O ponto é que nunca podemos saber tudo de antemão. E geralmente aprendemos as coisas apenas quando precisamos aprendê-las. É por isso que recomendo que você tente coisas novas e esteja preparado para lidar com decepções, mas sempre tenha um mentor para ajudá-lo nessa experiência. Muitas pessoas nunca iniciam projetos simplesmente porque não têm todas as respostas. Você nunca terá todas as respostas, mas precisa começar assim mesmo. Um de meus amigos sempre diz: "Muitas pessoas não vão cruzar a rua até que todas as luzes estejam verdes. É por isso que elas não vão a lugar algum."
Uma das piores punições que eu recebi quando criança foi no dia que acidentalmente quebrei o dente da frente da minha irmã. Ela correu pra casa para contar para o meu pai e eu corri para me esconder.
Depois que meu pai me encontrou, ele ficou muito bravo. Ele me repreendeu: "A razão pela qual estou punindo você não é porque você quebrou o dente da sua irmã, mas porque você fugiu".
Financeiramente, houve muitas vezes que eu poderia ter fugido dos meus erros, mas fugir é tomar o caminho mais fácil.
Em resumo, todos cometemos erros. Todos nos sentimos chateados e decepcionados quando as coisas não acontecem do jeito que queríamos. A diferença está na forma como processamos essa decepção. Meu pai rico me disse: "O tamanho do seu sucesso é medido pela força do seu desejo, pelo tamanho do seu sonho e por como você lida com a decepção ao longo do caminho".
Nos próximos anos, teremos mudanças financeiras que testarão nossa coragem. Como Bob Dylan canta: "The times they are a-changin" (Os tempos, eles estão mudando). As pessoas que têm mais controle sobre as suas emoções, que não as deixam detê-las e que têm maturidade emocional para aprender novas habilidades financeiras são as que florescerão nos próximos anos.
O futuro pertence àqueles que podem mudar com o tempo e podem usar decepções pessoais como base para o amanhã.
Abraços
As expectativas do norte-americano Rubio para a presidente venezuelana interina são claras, da reformulação da indústria petrolífera ao realinhamento geopolítico
Assim como na última temporada de Stranger Things, encontrar a abertura certa pode fazer toda a diferença; veja o FII que ainda é uma oportunidade e é o mais recomendado por especialistas
Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina
A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity
O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?
China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado
Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025
Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres
A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência
Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)
Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs
Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores
Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026
De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026
A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais
O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora
Se as projeções da Rio Tinto estiverem corretas, a virada da década pode começar a mostrar uma mudança estrutural no balanço entre oferta e demanda, e os preços do minério já parecem ter começado a precificar isso
Pagar menos impostos e dividir os bens ainda em vida são algumas vantagens de organizar o patrimônio em uma holding. E não é só para os ricaços: veja os custos, as diferenças e se faz sentido para você
Mesmo com a rejeição elevada, muito maior que a dos pares eventuais, a candidatura de Flávio Bolsonaro tem chance concreta de seguir em frente; nem todas as candidaturas são feitas para ganhar as eleições
Assim como as pessoas físicas, os grandes bancos também têm mecanismos para diminuir a mordida do Leão. Confira na matéria