';

🔴 O ‘NOVO PETRÓLEO’ FOI ENCONTRADO E JÁ É MOTIVO DE DISPUTA NO MUNDO — DESCUBRA AQUI

Ricardo Mioto
Coluna do Mioto
Ricardo Mioto
Cotações por TradingView
2020-10-02T19:23:05-03:00
COLUNA DO MIOTO

Sério que você vai investir em Cogna e Oi, mas não em Netflix?

Não faz sentido investir em apenas um país. Você não aumenta o seu potencial de ganho, a não ser que você acredite que o Brasil vai ter um desempenho melhor do que todas as outras nações

3 de outubro de 2020
6:21 - atualizado às 19:23
Imagem do prédio da operadora Oi
Imagem do prédio da operadora Oi, no bairro de Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro - Imagem: Estadão Conteúdo/Paulo Vitor

Quantas empresas estrangeiras você tem na sua carteira?

Se nenhuma, você está errado.

Existe uma tendência universal ao home bias, ou seja, o viés que os investidores têm de investirem nos seus próprios países. No Brasil, porém, ele é extremo.

Um pouco porque no passado era muito difícil para nós acessar mercados estrangeiros. E também porque até ontem o brasileiro investia pouco mesmo no mercado financeiro local -- estamos começando nesse jogo, e é natural que o investidor dê um passo de cada vez.

Racionalmente, porém, não faz sentido investir em apenas um país. Você não aumenta o seu potencial de ganho, a não ser que você acredite que o Brasil vai ter um desempenho melhor do que todas as outras nações do mundo nos próximos anos.

Por outro lado, ao não diversificar geograficamente, você se expõe demais a qualquer turbulência econômica ou política que venha a prejudicar a Bolsa brasileira.

Há algumas ações queridinhas dos investidores pessoa física no Brasil, como Oi ou Cogna. Nada contra elas. Mas não faz sentido deixar de fora do seu cardápio marcas como Google, Amazon ou Disney, que hoje em dia podem ser compradas na Bolsa brasileira por meio dos BDR, recibos de ações estrangeiras negociadas aqui, na prática uma forma de comprar essas ações numa corretora local.

Eu queria chamar a sua atenção para um BDR específico: Netflix.

A empresa tem um modelo de gestão muito diferente, detalhado no livro “A Regra é Não Ter Regras”, recém-publicado pela Intrínseca.

A Netflix dá extrema autonomia a seus funcionários, inclusive para a definição dos filmes, séries e programas a serem exibidos ou até mesmo produzidos pela própria empresa. Isso tem rendido a produção de grandes sucessos, como as séries Stranger Things ou House of Cards.

O modo de gestão da empresa tem se espalhado pelo Vale do Silício e além, influenciando até a nossa própria Empiricus. Para comprar, basta procurar pelo ticker NFLX34 no seu home broker.

Tenha em mente que isso aumenta sua exposição ao dólar, o que pode ser bom, já que protege você de eventuais desvalorizações ainda maiores do real, ou ruim, se o real começar a se valorizar.

Como ninguém pode saber o que o futuro nos reserva, vale sempre buscar um equilíbrio -- como provavelmente sua carteira tem muito mais ativos em real do que em dólar, aumentar a exposição a ações estrangeiras ajuda a encontrá-lo.

Nós falamos mais sobre Netflix e seu jeito de gerir no episódio #10 do nosso podcast Empiricus Puro Malte. Ouve a gente lá.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

DIAS 28 E 29

Lula tem fim de semana com folga na agenda, #TBT e Kid Bengala no site do PT

29 de janeiro de 2023 - 15:09

Única perturbação ao fim de semana de Lula parece ter sido a invasão do site do PT por hackers, na madrugada de domingo

JÁ É RECORDE NA AUSTRÁLIA

Quase bilionário, Djokovic iguala recorde de Rafa Nadal em Grand Slams

29 de janeiro de 2023 - 11:18

Djokovic dá a volta por cima, vence mais uma final na Austrália e chega à marca de 22 conquistas de Grand Slam na carreira

FIM DE SEMANA EM CRIPTO

Bitcoin (BTC) firma-se acima dos US$ 23 mil com investidores de olho no Fed

29 de janeiro de 2023 - 9:32

Depois de passar o sábado sem estabelecer uma direção clara, o bitcoin amanheceu no azul hoje, com alta de quase 2% nas últimas 24 horas

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: a primeira super-quarta do ano trará decisões de juros no Brasil e nos EUA; BCE também se reúne

29 de janeiro de 2023 - 8:11

O Copom, o Fed, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BoE) definem suas novas taxas de juros; dados do mercado de trabalho nos EUA também estarão no radar

LOTERIAS

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 115 milhões; Lotofácil tem 3 ganhadores

29 de janeiro de 2023 - 7:49

Enquanto a Lotofácil segue fazendo a alegria dos apostadores, Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies