Menu
Ricardo Mioto
Coluna do Mioto
Ricardo Mioto
2020-08-21T20:13:06-03:00
Coluna do Mioto

Last Dance: Quando investir nos afasta de amigos e familiares

Se você prefere investir seu dinheiro do que gastar sem motivo, talvez comece a achar sua própria família ou alguns amigos meio bregas

22 de agosto de 2020
7:09 - atualizado às 20:13
Michael Jordan

Se você não assistiu ainda à série documental do Netflix sobre Michael Jordan, chamada “Last Dance”, recomendo que o faça.

A série mostra um Jordan implacável, obsessivo por ganhar, cobrando duramente os colegas de time a terem o mesmo empenho. Em uma situação, implica tanto com um outro jogador do Chicago Bulls que chegam a trocar socos em um treino.

Ele era assim mesmo quando novato. Recém-chegado no time, não quis participar de festinhas com álcool e drogas dos jogadores veteranos. Achava que ia prejudicar o seu desempenho. Acabou se livrando de todos eles.

Ele não estava preocupado em perder a amizade. Se esse era o preço de ganhar em quadra, que se dane se não gostassem dele.

O que isso tem a ver com dinheiro?

Muito, como a gente discutiu no último episódio do podcast Empiricus Puro Malte, que foi ao ar ontem -- você pode ouvir no Spotify neste link.

Claro que você não vai dar soco nos outros (por favor, né), mas a construção de patrimônio pode afastá-lo de muitas pessoas, seja você um investidor ou um empreendedor.

Se você prefere investir seu dinheiro do que gastar sem motivo, talvez comece a achar sua própria família ou alguns amigos meio bregas.

De todos os e-mails de assinantes da Empiricus que já vi, o meu favorito é o de uma mulher de cerca de 50 anos. Ela contava ter uma carteira diversificada, com ações, fundos imobiliários, renda fixa e dólares. “Comecei com 228 mil e hoje estou chegando nos 700 mil”, dizia ela. “Faço aportes mensais e reinvisto tudo que entra de dividendos e renda dos fundos.”

“Mas o que eu queria contar mesmo era isto: nesta semana, conversando com minhas amigas de trabalho, uma contou que fez botox e preenchimento com ácido. A outra fez luzes no cabelo, hidratação e comprou um monte de produtos caros. Elas perguntaram: e você? Eu disse: comprei um lote de ALUP11 [Alupar, de energia elétrica] e umas cotas de fundos imobiliários. Posso não ser a mais bonita, mas com certeza sou a mais independente.”

Eu me sinto um pouco assim quando encontro alguns familiares.

Sinceramente, não tenho o menor interesse em qual carro eles compraram. Se você precisa de um carro zero financiado para se sentir amado, é melhor ir ao psicólogo do que à concessionária. Isso quando não começa o papo sobre quanto custou o metro quadrado de uma tal pedra qualquer de gosto duvidoso que a pessoa colocou no banheiro.

Se você for empreender, como apontou o Felipe Miranda no podcast, pode passar por problemas similares. Muitas vezes amigos montam uma empresa, mas o sucesso faz com que a amizade se perca porque um dos sócios quer mais desempenho e compromisso dos outros.

“A lição mais geral do Jordan é que o sucesso extremo pode ser ambivalente. Tem muitas histórias de super empreendedores que brigam com o cara que era padrinho do filho e coisas do tipo”, ele disse.

Não se trata, claro, de sugerir que você se afaste da família e dos amigos nem que brigue com os sócios. Ninguém é feliz sozinho, tenha o dinheiro que tiver, e a tolerância é uma grande virtude.

São apenas os difíceis equilíbrios da vida: não se pode ter tudo, e o sucesso em alguns campos implica desafios ou renúncias em outros. Jordan já sabia.

Escute o Empiricus Puro Malte:

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

PANDEMIA NO PAÍS

Covid-19: Brasil registra 863 óbitos e 32.058 novos casos em 24h

Segundo Ministério da Saúde, 86,6% dos paciente estão recuperados

privatização na berlinda

Justiça de Alagoas suspende leilão para concessão de saneamento na B3

No último dia 24, a 1ª Vara da Comarca de Marechal Deodoro negou liminar ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Marechal Deodoro (SAAE), que pedia a suspensão do processo licitatório

fatia relevante

Gestora Atmos passa a deter 6,68% das ações preferenciais do Inter

Fundo passou a deter cerca de 25,3 milhões de papéis PN do Inter

seu dinheiro na sua noite

Onde está o Guedes?

Paulo Guedes esteve presente ontem no anúncio do programa Renda Cidadã pelo governo, ao lado de Jair Bolsonaro e lideranças do Congresso. Mas os investidores no mercado financeiro não reconheceram no ministro a figura que prometeu implementar uma agenda de medidas liberais na economia, incluindo privatizações e reformas. A desconfiança sobre como a equipe econômica encaixaria […]

ajuste fiscal

Propostas para o Renda Cidadã não têm intenção de driblar teto, diz secretário do Tesouro

“A gente sabe que o teto é baseado em credibilidade e não adianta tomarmos ações que minem a credibilidade do teto”, disse Bruno Funchal

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements