O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Este mês é um divisor de águas na Empiricus. Talvez seja coincidência que tudo aconteça justamente no nosso aniversário.
A Empiricus completa 11 anos hoje. Foi uma jornada e tanto. Muito trabalho e muita sorte.
Ainda não acho que tenhamos saído da infância. Na verdade, ainda é — e sempre será — o Day One, como os três leitores já estão cansados de saber por aqui. Mesmo assim, há algumas coisas importantes conquistadas na caminhada.
Leia também:
Temos hoje 372 mil famílias sendo assistidas pelo nosso conteúdo para investir melhor seu dinheiro e cuidar de seus patrimônios. É nosso recorde de assinantes e crescemos todos os dias. Preciso agradecer a cada um de vocês por isso e me comprometer, com todas as vísceras, em me empenhar ao máximo, até de forma doentia, exatamente como costumo fazer, para ser merecedor de tamanha confiança e responsabilidade. Essa é a minha natureza, a minha vocação e eu não posso trair a minha alma, sob o risco de tê-la se vingando contra mim. A alma tem seus próprios ancestrais.
Há muito ainda por fazer. Penso estarmos na parte inicial de uma curva exponencial. Ou seja, o maior crescimento, como grupo empresarial, está à frente. Acredito que, por meio da nossa parceria com a Vitreo, temos reais condições de sermos em alguns anos a principal plataforma independente de investimentos do Brasil. Com a transparência de sempre, confesso que não sei se acredito ou torço.
Talvez os mais críticos e céticos afirmem ser um jogo duríssimo, de muita intensidade de capital e players bem estabelecidos, contra os quais não poderíamos lutar. Eu os respeito. É possível que estejam certos. Pondero, porém, que Malcolm Gladwell está certo ao dizer que, na verdade, o lento e pesado Golias não tinha a menor chance contra o rápido e ágil Davi. Foram também eles que desacreditaram a capacidade de se desenvolver um research de alta qualidade e em escala para a pessoa física no Brasil, que desconfiaram da capacidade de termos rentabilidade superior aos profissionais em nossas carteiras no longo prazo, que desqualificaram as chances de sucesso da Vitreo, que duvidaram da nossa capacidade de institucionalização. Eu já ouvi “não vai dar certo” várias e várias vezes desse pessoal.
Não os tomo como rivais, tampouco guardo rancores. Ao contrário, esse ceticismo serve de combustível para a nossa obstinação. A verdade é que eu adoro que duvidem da gente. E carrego comigo nesses anos o mantra talebiano: se meus detratores me conhecessem melhor, me odiariam ainda mais.
Leia Também
Este mês é um divisor de águas na Empiricus. Talvez seja coincidência que tudo aconteça justamente no nosso aniversário. Sincronicidade junguiana, quem sabe.
Há algo muito importante acontecendo agora. Em resumo, estamos, como grupo empresarial, deixando de ser uma empresa de conteúdo para nos tornarmos um grande ecossistema de tecnologia, conteúdo e execução de investimentos, ancorados, em grande medida, naquele que será o primeiro Super APP de finanças do Brasil.
Assinamos na sexta-feira a aquisição de um app de consolidação de carteiras, além de outras funcionalidades muito legais. Com efeito, este é o melhor app de consolidação de carteiras do Brasil, segundo as avaliações disponíveis na própria App Store. É um motivo de orgulho pra gente. Atendemos com isso uma demanda muito antiga de nossos próprios assinantes, investidores que gostariam de contar com esse serviço e não contavam com algo à altura. É um passo fundamental para o diagnóstico da carteira consolidada, para posterior adequação rumo à alocação ótima desejada, que, no futuro, poderá ser alcançada e executada por meio do clique em um botão. Um salto quântico para união de tecnologia escorada nas nossas ideias de investimento. O casamento perfeito, orientado pelo research, usando muita tecnologia e sob a integração com nossos brilhantes sócios da Vitreo.
A ideia, admito, seria já anunciar o nome da empresa adquirida neste Day One, mas um pequeno trâmite burocrático atrasou isso. Uma famosa corretora, sempre muito gentil e cordial conosco, exigiu um “aviso prévio” da turma. Não tem problema. Conto tudo na segunda.
É também este mês de novembro que marca nossa entrada formal como empresa educacional. Lançamos na próxima semana nosso MBA de Analista de Ações, em parceria com a Estácio, realizando um sonho antigo meu e do Rodolfo, pois que sempre tivemos um viés acadêmico muito forte. Acredito muito na capacidade transformacional da educação. Sempre fui um aluno muito dedicado e tenho convicção de que isso foi — e ainda será, porque é sempre tempo de estudar e aprender — determinante na minha trajetória. A primeira aula, uma espécie de aquecimento, já está liberada e, caso você ainda não a tenha visto, fica o convite para que você o faça agora, clicando neste link. Tenho comigo um ideal, que sinceramente não sei se vou conseguir materializar, de transformar a educação financeira no Brasil, de forma definitiva e estrutural. Esse seria meu maior legado. Tomara que consiga cumprir ao menos um pouquinho disso.
Há ainda uma importante realização pessoal. Tudo em novembro. Lanço meu livro, em coautoria com Ricardo Mioto, nos próximos dias. Ele já está em pré-venda na Amazon e em outras livrarias virtuais. No domingo, saiu uma resenha muito bacana da excelente jornalista Denyse Godoy sobre o livro. Você pode conferir aqui. Talvez nem todos percebam de cara, mas isso é um marco na nossa história. Desde 2014, a Empiricus é um grande sucesso de público. E um sucesso entre o seu público. Mas a Empiricus nunca foi um sucesso de crítica. Sempre enfrentamos enorme resistência da imprensa dita especializada. Ter uma resenha deste nível publicada na Exame, que desenvolve o melhor jornalismo financeiro do Brasil junto com a Bloomberg, significa não só um elogio à qualidade do livro, o que, em si, já é muito bacana. Isso simboliza também a própria transformação da Empiricus.
A transformação da Empiricus é também a transformação do investidor. Quando nós avançamos, devolvemos isso em forma de mais conteúdo de qualidade e mais tecnologia para melhor a experiência do assinante. Quanto mais e melhores analistas, melhores as recomendações e mais dinheiro para o bolso do investidor.
Encerro com um convite, para que nos transformemos juntos. Se você deseja assinar algum plano premium da Empiricus e ainda está na dúvida, ligue aqui no 4003-3117 e hoje vamos resolver isso para você em condições extraordinárias. A festa só é completa com você. Talvez seja a sua chance de se tornar um assinante Reserva ou World Class. Aproveite.
As quedas e polêmicas na agenda do novo gestor; e o “enfant terrible” do Tour de France
Conheça os números da Cimed e entenda tudo o que está por trás da estratégia agressiva de inovação da companhia e qual é o preço que ela está pagando pelo seu sucesso
Nesta semana, o humor com Smart Fit finalmente começou a melhorar, após a divulgação dos temidos resultados do 1T26. Ao contrário do que se pensava, a companhia mostrou forte expansão de margem bruta.
Com a chegada da gestora Patria no segmento de shopping centers, o fundo Patria Malls (PMLL11) ganhou nova roupagem e tem um bom dividend yield. Entenda por que esse FII é o mais recomendado do mês de maio
Entre previsões frustradas, petróleo volátil e incerteza global, investidores são forçados a conviver com dois cenários opostos ao mesmo tempo
Na seleção da Ação do Mês, análise mensal feita pelo Seu Dinheiro com 12 bancos e corretoras, os setores mais perenes e robustos aparecem com frequência
Veja como deve ficar o ciclo de corte de juros enquanto não há perspectiva de melhora no cenário internacional
O quadro que se desenha é de um ambiente mais complexo e menos previsível, em que o choque externo, via petróleo e tensões geopolíticas, se soma a fragilidades domésticas
Odontoprev divulga seu primeiro balanço após a reorganização e apresenta a BradSaúde em números ao mercado; confira o que esperar e o que mais move a bolsa de valores hoje
Fiagros demandam atenção, principalmente após início da guerra no Irã, e entre os FIIs de papel, preferência deve ser pelo crédito de menor risco
Na abertura do livro O Paladar Não Retrocede, Carlos Ferreirinha, o guru brasileiro do marketing de luxo, usa o automobilismo para explicar como alto padrão molda nossos hábitos. “Após dirigir um carro automático com ar-condicionado e direção hidráulica, ninguém sente falta da manivela para abrir a janela.” Da manivela, talvez não. Mas do torque de um supercarro, […]
Para ser rico, o segredo está em não depender de um salário. Por maior que ele seja, não traz segurança financeira. Veja os cálculos para chegar lá
Para isso, a primeira lição é saber que é preciso ter paciência pois, assim como acontece na vida real (ou deveria acontecer, pelo menos), ninguém começa a carreira como diretor
Entenda como a Natura rejuvenesceu seu negócio, quais os recados tanto do Copom quanto do Fed na decisão dos juros e o que mais afeta o seu bolso hoje
Corte já está precificado, mas guerra, petróleo e eleições podem mudar o rumo da política monetária
Entenda por que a definição da Selic e dos juros nos EUA de hoje é tão complicada, diante das incertezas com a guerra e a inflação
A guerra no Irã pode obrigar a Europa a fazer um racionamento de energia e encarecer alimentos em todo o mundo, com aumento dos preços de combustíveis e fertilizantes
Guerras modernas raramente ficam restritas ao campo militar. Elas se espalham por preços, cadeias produtivas, inflação, juros e estabilidade institucional
Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores
Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin