Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-11-04T18:50:36-03:00
Rafael Lara
Rafael Lara
Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Trabalhou em empresas como: TV Gazeta, Suno Research e Portal iG.
Bilionário

Elon Musk diz que Tesla quase faliu antes do lançamento do “Modelo 3”

O bilionário também defendeu que os CEOs deveriam trabalhar sem receber salário e ganhar participações da empresa no futuro

4 de novembro de 2020
16:27 - atualizado às 18:50
Elon Musk SpaceX
O empresário Elon Musk - Imagem: Shutterstock

A montadora de carros elétricos Tesla, do bilionário Elon Musk, já teve em vários momentos a situação financeira questionada. Mas agora o próprio empresário resolveu admitir que sua companhia esteve à beira da falência.

Isso aconteceu quando a Tesla ainda não tinha descoberto como produzir em massa o carro elétrico "Modelo 3". A declaração foi feita por Musk em sua conta no Twitter.

Leia também:

Enquanto se envolvia em uma discussão sobre a arrecadação de fundos da Tesla, um seguidor questionou: "Quão perto a Tesla estava da falência ao trazer o Modelo 3 para produção em massa?".

O bilionário respondeu: "O mais próximo que chegamos foi cerca de um mês. O estirão do Modelo 3 foi extremamente estressante e doloroso por um longo tempo - de meados de 2017 a meados de 2019. Num inferno de Produção e logística.”

O inferno a que Musk se refere é o de levar um veículo elétrico para uma fabricação de alto volume. O bilionário e sua empresa nunca haviam falado publicamente sobre o quão perto estavam de falir.

No início do ano passado, quando a Tesla estava em fabricação de menos de 63 mil unidades do Modelo 3 por trimestre, Musk arrecadou bilhões ao promover um evento do "Dia da Autonomia" e em ligações com investidores institucionais.

Na época, Musk e seus executivos afirmavam em relatórios financeiros trimestrais que sua empresa seria capaz de financiar as necessidades de negócios com o fluxo de caixa existente.

Musk defende que CEO não deva receber salário

No mesmo dia, Musk defendeu em seu Twitter o seu estilo de remuneração de CEO.

Quando um fã comentou sobre o acordo de Musk em 2018 para ser CEO da Tesla, sem receber salário, mas com acúmulo de direitos para comprar ações da empresa mais tarde a preços fixos condicionado aos marcos que o bilionário atingisse, Musk disse que isso foi extremamente necessário para o desenvolvimento de sua outra empresa, a SpaceX.

“Sim, embora eu não esperasse que a ação subisse tanto tão cedo. O motivo das opções de ações é que elas são necessárias para ajudar a pagar para que a humanidade chegue a Marte em 10 a 20 anos”, twittou Musk.

Musk ganhou várias parcelas desse pacote de compensação num valor de mais de US$ 11 bilhões. Enquanto isso, a pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) se alastrava e a Tesla reduzia o pagamento de seus funcionários, dispensou os trabalhadores e mandou eles voltarem para construir carros em Fremont, Califórnia, antes do estado e o condado considerassem seguro fazê-lo.

*Com informações da CNBC

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Mercado desaprovou

Allied Tecnologia (ALLD3) desaba mais de 10% após revelar que estuda oferta restrita de ações

Vale lembrar que a empresa estreou na B3 em abril deste ano, após um IPO que movimentou cerca de R$ 190 milhões

MAU HUMOR DÁ O TOM

5 razões por que o Ibovespa não para de cair

Problemas fiscais e tensão internacional geram incertezas e refletem em um Ibovespa cada vez mais próximo dos 100 mil pontos

Petróleo digital

Petrobras (PETR4) inaugura centro de computação em nuvem; tecnologia vai acelerar digitalização da estatal

A adoção gradativa da computação em nuvem também será realizada com a parceria das empresas Amazon e Microsoft

Bitcoin (BTC) na semana

O que mexe com o bitcoin (BTC) hoje: dia é de perdas, mas semana é de alta para criptomoedas; confira

E mais: a revista Time conta com três nomes do mercado de criptomoedas na lista de pessoas mais influentes de 2021

Logística portuária

Alaska aceita proposta para vender a Log-In (LOGN3) para MSC; ação sobe mais 7% hoje

A gestora é a principal acionista da companhia, com uma participação de 45% do capital da Log-In; cota do fundo subiu ontem apesar da queda do Ibovespa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies