🔴 FENÔMENO QUE TRANSFORMOU 1.500 PESSOAS EM MILIONÁRIAS PODE SE REPETIR – VEJA COMO SER O PRÓXIMO

Recomendações de leitura para um investidor em quarentena

Três livros para você sobreviver ao isolamento e sair deste furacão como um investidor ainda melhor.

5 de abril de 2020
5:50 - atualizado às 17:39
Livros sobre finanças - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre aposentadoria FIRE (Financial Independence, Retire Early). Atendendo aos pedidos dos leitores desta coluna, hoje trago recomendações de leitura. Três livros para você sobreviver ao lockdown e sair deste furacão como um investidor ainda melhor. 

Sem enrolação, vamos à lista.

#1 - O investidor cleptomaníaco

Um dos melhores livros sobre investimento que li até hoje chama-se O jeito Peter Lynch de Investir.

Em pouco mais de 350 páginas, Lynch - ex gestor do lendário Magellan Fund - elenca todos os seus princípios para análise de ações. 

Pode ficar tranquilo, pois Peter não escreveu esse livro para banqueiros e PhDs em finanças. Eles não entenderiam.

O livro foi escrito numa linguagem simples, em que Lynch analisa a essência daquilo que importa de verdade no mercado de ações: a qualidade do business, os prospectos de longo prazo e as pegadinhas que podem aparecer no meio do caminho.

E por que cleptomaníaco? 

Porque Peter Lynch ignorou todos os mandamentos das finanças clássicas ao gerir seu Magellan Fund. 

Ao invés do clássico portfólio de 15 a 20 ações bem diversificadas, Lynch chegou a carregar mais de 1000 ações diferentes ao mesmo tempo, numa busca implacável pelas suas adoradas “ten-baggers” - aquelas empresas com potencial de se multiplicar por 10 vezes.  

Ele simplesmente não resistia a uma empresa promissora. 

E se você pensa que uma ten-bagger precisa ser uma empresa descolada, disruptiva e com um CEO cujos cabelos caem até os ombros, então você realmente precisa ler O jeito Peter Lynch de investir

Fica aqui a dica número 1. 

#2 - A bíblia do investidor raiz

Warren Buffett, investidor americano

Não há desculpas: todo investidor focado numa aposentadoria FIRE precisa ler A Bola de Neve - a biografia definitiva de Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos. 

Eu sei, é uma calhamaço de livro com mais de 1.000 páginas. Neste caso, o lockdown ajuda.

Como atalho, sinta-se à vontade em começar pela página 100, a não ser que você esteja muito interessado nas dificuldades de Warren em arrumar uma namorada nos tempos de colegial.  

O fato é que em A Bola de Neve, temos compilados todos os princípios do mago de Omaha, com uma narração detalhada de todos os seus principais dramas e vitórias em mais de 50 anos como investidor. 

A escritora - Alice Schroeder - narra como a Berkshire Hathaway foi um dos maiores erros da carreira de Warren. Um investimento ruim que tomou proporções gigantescas ao tornar-se uma questão pessoal. Um caso em que o coração tomou o lugar da razão e quase provocou uma destruição permanente de capital. 

Em outros momentos, a filosofia de Warren Buffett emerge na sua caçada incansável por empresas sem graça, tocadas por gente extraordinária e negociadas a preços atrativos: as guimbas de charuto.

Um dos meus exemplos preferidos é o icônico caso do Furniture Mart - uma loja de móveis de Nebraska, tocada há décadas por Rose Blumkin, uma imigrante russa que foi para os EUA sem saber falar uma palavra em inglês e criou um império em formato de lojas de departamento. 

Em outro trecho que me marcou, Alice narra como Warren devolveu o dinheiro de seus cotistas antes da criação de sua holding, em 1969. Humildemente, reconheceu sua impotência frente ao topo histórico do bull market, em que as empresas passaram a negociar a preços inviáveis para um investimento com foco em longo prazo. O melhor a fazer era não fazer nada.

Essas e muitas outras lições vão te ajudar a amadurecer como investidor, aprendendo diretamente da fonte: o maior de todos tempos.

#3 - Além de um baita investidor, um exímio escritor

Por último, Howard Marks, fundador da Oaktree e provavelmente um dos maiores investidores de todos os tempos, depois de Warren Buffett.

Infelizmente, a tradução para o português de seu clássico “Mastering the Market Cycles” ficou com um título tosco, com cara de auto-ajuda e um “quê” de mentiroso… mas tudo bem, façamos vista grossa. 

Recomendo enfaticamente que você leia Dominando O Ciclo De Mercado: Aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança

Marks escreveu um tratado sobre a psicologia dos mercados. 

Como medo e ganância tomam conta dos investidores de tempos em tempos, fazendo com que os mesmos ciclos teimem em se repetir. 

O famoso “dessa vez é diferente” serve como pano de fundo para o livro, desconstruindo cada um dos argumentos clássicos dos otimistas sobre a racionalidade dos mercados. Nem a tecnologia, muito menos os investidores, tornaram-se tão evoluídas ao ponto de ignorarem os ciclos de boom e quebradeira.  

Mas não se engane. A leitura é prazerosa e Howard Marks é um gênio, o que faz parecer com que identificar padrões seja algo simples. Em meio ao furacão - como o coronavírus - fica claro que não há nada de simples nessa tarefa. 

Mas claro, fica bem mais difícil sem ter lido Howard Marks. 

#Indicação final

Por último, te convido a conhecer o nosso Empiricus Books. O único clube do livro brasileiro dedicado aos títulos de finanças e investimentos. 

Compartilhe

PODCAST GRATUITO

Como investir no Spotify e outras 4 empresas fora do radar?

6 de janeiro de 2021 - 16:40

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Leonardo Otero, gestor da Arbor Capital, uma gestora focada em casos de tecnologia.

investimento com benefícios imediatos

Os 5 benefícios da previdência privada – redução de imposto de renda em 2021 é só um deles

27 de dezembro de 2020 - 5:50

Você provavelmente já sabe que dá para pagar menos imposto no ano que vem com aportes na sua previdência ainda em 2020. Mas as vantagens dessa modalidade de investimento vão muito além. Eu explico tudo na coluna de hoje e trago uma lista de quatro bons planos de previdência para você investir.

ouça de graça

Tudo o que você precisa saber sobre MGLU3, o Magazine Luiza

21 de dezembro de 2020 - 12:59

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Henrique Imbertti, um dos principais diretores de inovação do Magazine Luiza.

DE 2020 PARA 2021

Por que a Eneva (ENEV3) é minha ação preferida para 2021

20 de dezembro de 2020 - 5:50

A Eneva possui uma das diretorias mais qualificadas do setor e adotou uma estratégia única no Brasil: misturar a exploração de gás com a geração de energia. No longo prazo, o que se espera é que a performance das ações acompanhará a sua capacidade de gerar lucros crescentes.

PODCAST GRATUITO

Bitcoin, precatórios digitais e a nova moeda do Vasco

15 de dezembro de 2020 - 8:53

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Fabrício Tota, diretor do Mercado Bitcoin, a maior bolsa de ativos digitais da América Latina.

O MUNDO DOS GAMES

Mais que um jogador, um investidor: como os games podem te fazer ganhar dinheiro

13 de dezembro de 2020 - 5:50

Talvez o papo seja de adolescente, mas o dinheiro envolvido é de gente grande.

ouça de graça

O que muda com o PIX e qual o futuro das agências bancárias?

9 de dezembro de 2020 - 9:58

Na edição desta semana, nós recebemos o Cristiano Gomes, um dos principais estrategistas da equipe de tecnologia do Santander no Brasil.

internacionalizando o portfólio

Como investir no exterior com R$ 5 mil, sem comprar dólar ou sair do Brasil

6 de dezembro de 2020 - 5:50

A maneira mais simples de fazê-lo é através de fundos de investimento que investem no exterior.

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

2 de dezembro de 2020 - 16:01

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

APRENDENDO COM O PROFESSOR BESSEMBINDER

O clube dos 900%: o que você pode aprender com os maiores casos de geração de riqueza da Bolsa americana

29 de novembro de 2020 - 5:50

Empresas quebrando são mais frequentes que empresas dominando o mundo em algumas décadas. Mas poucos acertos podem rechear a sua carteira e garantir sua aposentadoria precoce.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar