Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre Aposentadoria FIRE® (Financial Independence, Retire Early).
Se você está num projeto de aposentadoria precoce, passará com certeza por ciclos de grandes valorizações e desvalorizações nos mercados.
O famoso “tô rico, tô pobre”.
Nos últimos dois anos, a quantidade de investidores que possuem ações e fundos imobiliários mais do que triplicou.
Estatisticamente falando, a probabilidade é maior de que você, leitor, seja um recém chegado ao mercado, e não um veterano.
Com as ações de tecnologia sendo as grandes campeãs de 2020 e negociando a valuations super elevados, você deveria se perguntar:
Corro o risco de estar chegando para presenciar o estouro de uma nova bolha?
O termo “bolha pontocom” faz referência ao boom de empresas de tecnologia no final da década de 90 até o início dos anos 2000, na onda do crescimento da internet.
Datam dessa época o nascimento de empresas que hoje estão entre as maiores do mundo, como Amazon, Google, Salesforce e muitas outras.
Mas, para cada caso de sucesso, existem dezenas de outros fracassos retumbantes, de empresas que transformaram o capital do investidor em pó.
O apetite por risco era tanto na época, que muitas captações (e até mesmo IPOs) aconteceram sem que as empresas tivessem sequer um produto em estágio operacional.
Nos primórdios da internet, em que ainda não se sabia muito bem como monetizar conteúdo na rede, as empresas eram avaliadas simplesmente por “views”.
Seu site tem muitos “views”? Excelente, então você vale alguns milhões de dólares.
A febre foi assustadora, com as ações de tecnologia dobrando a torto e a direito.
Até Druckenmiller caiu nessa
Se você não o conhece de nome, Stanley Druckenmiller é um dos maiores investidores de todos os tempos, braço direito de George Soros por muitos anos.
Numa entrevista há alguns anos ele contou como foi seduzido pelo boom das empresas pontocom.
Ele passou anos observando o carnaval pela janela; as empresas não tinham nenhuma das características que ele sempre procurava: geração de caixa, negócios com barreira de entrada, pessoas com expertise comprovada…
Só que ele não passou apenas um carnaval olhando da janela, mas praticamente todos.
Durante quase toda a década de 90, ele não comprou nenhuma ação de empresas de tecnologia.
Até que, cansado de trabalhar 10x mais para gerar o mesmo retorno que um empresa qualquer das pontocom, ele se rendeu.
Poucas semanas depois o mercado derreteu; a bolha estourou na cara de um dos maiores investidores de todos os tempos.
Mas e 2020?
Eu poderia passar uma hora discutindo sobre isso, e foi exatamente o que eu fiz.
Junto com o André Franco e o Vinicius Bazan, estreei uma Podcast gratuito para falar sobre tecnologia e o impacto nos seus investimentos.
O Tela Azul, como chamamos esse novo podcast, está disponível em todas as plataformas, do Spotify ao aplicativo da Empiricus.
No primeiro episódio, nós discutimos todos os aspectos que consideramos relevantes para responder se 2020 é o ano da nova bolha para as empresas de tecnologia.
Se você estava procurando um canal de informação sobre o assunto, aproveite, o Tela Azul será semanal e gratuito, mergulhando fundo em todos os temas quentes no mercado de tecnologia.
Nosso objetivo é te ajudar a investir melhor o seu tempo, e o seu dinheiro.
Um abraço!