🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Por que acionar o piloto automático é a melhor estratégia de investimentos

Na teoria, o sucesso nos investimentos depende de um binômio simples: comprar na baixa e vender na alta. Mas, na prática, o fato de a Bolsa ter subido hoje não impede que ela suba amanhã

15 de março de 2020
6:00 - atualizado às 9:40
Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre aposentadoria precoce. Na semana passada, respondi a um anseio quase que existencial dos investidores que buscam uma aposentadoria FIRE (Financial Independence, Retire Early): vale a pena ter uma casa própria, ou é melhor viver de aluguel?

Como o debate virou uma espécie de Corinthians x Palmeiras, me esforcei para discutir com profundidade tanto o lado da gaviões, como o da mancha verde.

Mas claro, como torcedor, seria inevitável não escolher uma arquibancada ao final do jogo.

Hoje, aproveitando a semana insana para os mercados financeiros, quero responder a pergunta que mais recebi dos leitores do Seu Dinheiro: meu Deus, e agora, o que eu faço?

Mantenha a calma

Na última semana o mecanismo de circuit breaker - quando as negociações precisam ser interrompidas no meio do dia, para que os investidores “se acalmem, e possam digerir toda a informação disponível” - foi acionado quatro vezes. Os dias foram alternados entre altas e quedas expressivas, mas a semana acabou no vermelho, com queda superior a 15%.

Muitos leitores nos encaminharam e-mails angustiados, questionando o que fazer em meio ao caos:

  • Vender tudo?
  • Comprar mais?
  • Não fazer nada?

Bom, existem duas coisas que você deveria ter feito. A primeira, é ter mantido a calma. A segunda é ter seguido aquilo que os membros do Aposente-se aos 40 (o quanto antes) conhecem como a estratégia do piloto automático.

A melhor estratégia possível

Na teoria, o sucesso nos investimentos depende de um binômio simples: comprar na baixa e vender na alta.

Tudo que você precisa é repetir esse processo o maior número de vezes possível.

Simples, não? Sim, simples até demais.

Na prática, o mercado é uma entidade dinâmica, dominada pelo caos, não sendo possível antever seus movimentos.

No curto prazo, o mercado têm um comportamento que os estatísticos classificam como “ruído branco”.

Isso quer dizer que, num dia típico, qualquer coisa pode acontecer. A Bolsa pode subir ou cair, com a mesma probabilidade.

Além disso, os retornos diários do mercado de ações são eventos completamente independentes. O fato de a Bolsa ter subido hoje, não aumenta, tampouco diminui, a probabilidade de que ela suba amanhã.

Então, como nós poderemos construir um plano de aposentadoria de longo prazo num ambiente tão incerto como esse?

Aceita que dói menos

Se não podemos definir com exatidão os pontos de entrada e saída do mercado, precisamos recorrer a abordagens alternativas, que sejam possíveis de replicar.

Aqui entra o piloto automático. Se você deseja construir uma aposentadoria com mais de 10 anos de investimentos pela frente, use o tempo ao seu favor.

No piloto automático, colocamos a disciplina acima de tudo. Nos comprometemos a realizar aportes em renda variável todos os meses, independente dos preços estarem subindo ou caindo.

Fazemos a contabilidade ao final do mês, pagamos as contas, e o que sobra vai para os investimentos.

Num cenário em que os ativos de risco estão se valorizando, vamos comprando todos os meses um pouquinho.

Num cenário em que os ativos de risco estão de desvalorizando, vamos igualmente comprando todos os meses um pouquinho.

Estamos sempre comprando, e raramente vendendo. Ao seguir disciplinadamente essa rotina, diminuímos consideravelmente a volatilidade de nossos retornos.

Como nenhum aporte é demasiado grande em relação aos demais, o risco de investir todo nosso capital num ponto de máximo local do mercado é muito menor.

Ao mesmo tempo - como não existe almoço grátis -, abrimos mão da tarefa impossível de acertar o ponto em que os ativos estarão negociando em suas mínimas históricas.

Com o piloto automático, conseguimos dar foco ao que realmente interessa: as perspectivas de longo prazo das empresas que analisamos.

Por falar nisso, se você quiser comprar todo mês um pouquinho em algumas ações com alto potencial de crescimento ao longo próximos anos, sugiro conhecer o nosso Empiricus FIRE®.

Os membros da comunidade já receberam dois relatórios com teses de investimentos em dois setores que temos alta convicção para os próximos anos. Em breve, teremos mais novidades!

Compartilhe

PODCAST GRATUITO

Como investir no Spotify e outras 4 empresas fora do radar?

6 de janeiro de 2021 - 16:40

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Leonardo Otero, gestor da Arbor Capital, uma gestora focada em casos de tecnologia.

investimento com benefícios imediatos

Os 5 benefícios da previdência privada – redução de imposto de renda em 2021 é só um deles

27 de dezembro de 2020 - 5:50

Você provavelmente já sabe que dá para pagar menos imposto no ano que vem com aportes na sua previdência ainda em 2020. Mas as vantagens dessa modalidade de investimento vão muito além. Eu explico tudo na coluna de hoje e trago uma lista de quatro bons planos de previdência para você investir.

ouça de graça

Tudo o que você precisa saber sobre MGLU3, o Magazine Luiza

21 de dezembro de 2020 - 12:59

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Henrique Imbertti, um dos principais diretores de inovação do Magazine Luiza.

DE 2020 PARA 2021

Por que a Eneva (ENEV3) é minha ação preferida para 2021

20 de dezembro de 2020 - 5:50

A Eneva possui uma das diretorias mais qualificadas do setor e adotou uma estratégia única no Brasil: misturar a exploração de gás com a geração de energia. No longo prazo, o que se espera é que a performance das ações acompanhará a sua capacidade de gerar lucros crescentes.

PODCAST GRATUITO

Bitcoin, precatórios digitais e a nova moeda do Vasco

15 de dezembro de 2020 - 8:53

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Fabrício Tota, diretor do Mercado Bitcoin, a maior bolsa de ativos digitais da América Latina.

O MUNDO DOS GAMES

Mais que um jogador, um investidor: como os games podem te fazer ganhar dinheiro

13 de dezembro de 2020 - 5:50

Talvez o papo seja de adolescente, mas o dinheiro envolvido é de gente grande.

ouça de graça

O que muda com o PIX e qual o futuro das agências bancárias?

9 de dezembro de 2020 - 9:58

Na edição desta semana, nós recebemos o Cristiano Gomes, um dos principais estrategistas da equipe de tecnologia do Santander no Brasil.

internacionalizando o portfólio

Como investir no exterior com R$ 5 mil, sem comprar dólar ou sair do Brasil

6 de dezembro de 2020 - 5:50

A maneira mais simples de fazê-lo é através de fundos de investimento que investem no exterior.

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

2 de dezembro de 2020 - 16:01

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

APRENDENDO COM O PROFESSOR BESSEMBINDER

O clube dos 900%: o que você pode aprender com os maiores casos de geração de riqueza da Bolsa americana

29 de novembro de 2020 - 5:50

Empresas quebrando são mais frequentes que empresas dominando o mundo em algumas décadas. Mas poucos acertos podem rechear a sua carteira e garantir sua aposentadoria precoce.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar