🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView

É hora de voltar para os fundos imobiliários?

Enquanto os FIIs negociavam a yields (proporção dos rendimentos estimados em 12 meses versus o preço pago por cota) próximos de 4,5% ao ano todos os dias batíamos recordes de volume negociado. Agora que os melhores fundos imobiliários do mercado estão sendo negociados a yields de 7,5% ao ano (ou mais), ninguém quer saber deles!

30 de março de 2020
5:15 - atualizado às 11:19
Montagem com prédios com notas de dinheiro representando fundos imobiliários dividendos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo semanal sobre aposentadoria FIRE (Financial Independence, Retire Early). Na semana passada, respondi ao seguinte questionamento dos leitores do Seu Dinheiro

Em resumo, respondi que sim. De uma ótica de longo prazo, pensando num projeto de aposentadoria FIRE, faz sentido começar a montar (aos poucos) sua carteira diversificada de ações. 

Hoje, mudando completamente de assunto, falarei sobre os fundos imobiliários.  

A tábua de Avicena

Estou lendo Trópicos Utópicos, de Eduardo Giannetti. Mais um livro difícil de explicar, como o são quase todos os seus escritos. 

Apesar de um fio condutor - a utopia brasileira - ele não resiste à tentação de discutir filosofia, economia, antropologia e misturar tudo isso num ensopado intelectual digno de um James Beard Awards. 

Tirando de contexto, roubo de Giannetti a metáfora da tábua de Avicena, transcrita a seguir. 

“Um homem não sente dificuldade em caminhar por uma tábua estreita enquanto acredita que ela está apoiada no solo. (...) mas ele vacila — e afinal despenca — ao se dar conta de que a tábua está suspensa sobre um abismo.” 

Sem nenhuma sutileza, é exatamente assim que funcionam os mercados financeiros. 

Deixe-me explicar melhor: existe apenas uma tábua, mas apenas com o tempo isso se torna claro. 

Quando as coisas caminham tal como imaginávamos, sentimo-nos desfilando na tranquilidade de uma tábua que apesar estreita, está rente ao solo. 

No fundo, sabemos que existem riscos e pouco espaço de manobra, mas as coisas simplesmente estão dando certo. Cada novo acerto torna ainda mais distante e abstrata a perspectiva do risco.

Eis que num piscar de olhos as coisas mudam. 

Em poucas semanas, deixamos o bull market e somos apresentados formalmente ao coronavírus (ou qualquer outro evento de cauda). De repente, cada passo torna-se pequeno e cauteloso, seguido de uma longa pausa para inspirar e expirar com nervosismo e tremedeira. 

De repente, a proximidade do solo parece substituída pela imensidão de um abismo sem fim. 

O abismo esteve sempre ali

Conforme você amadurece como investidor, a tábua de Avicena passa a ser percebida de uma maneira diferente. 

Com o tempo, a experiência deixa marcas. 

Depois do primeiro tombo, passamos a sentir medo justamente quando a tábua aparenta proximidade com o chão; paradoxalmente, a confiança aumenta e os passos se tornam mais firmes quando o abismo que se projeta abaixo de nós assume contornos infinitos. 

Num investimento típico de renda variável, tudo que podemos perder são os 100% do capital investido. Esse sempre foi o tamanho do abismo. O problema, como vimos, são as distorções de percepção causadas ora pelo excesso de confiança, ora pelo excesso de medo. 

Veja o que aconteceu com os fundos imobiliários. 

Em dezembro de 2019, batemos o recorde de investidores pessoa física comprando FIIs.  Vindo de três anos consecutivos de valorização e baixa volatilidade, os fundos imobiliários pareciam um tábua rente ao chão, em que todos caminhavam com serenidade. 

Todos os dias os FIIs subiam. Em cinco minutos, era possível ler um relatório gerencial de quatro páginas, que raramente muda de um mês para o outro, e sentir-se convicto da tese de investimentos no fundo imobiliário. 

No dia seguinte, os FIIs voltavam a subir. 

Enquanto os FIIs negociavam a yields (proporção dos rendimentos estimados em 12 meses versus o preço pago por cota) próximos de 4,5% ao ano - justamente o momento mais arriscado, em que o yield rendia quase a mesma coisa que a Selic - todos os dias batíamos recordes de volume negociado. 

Agora que os melhores fundos imobiliários do mercado estão sendo negociados a yields de 7,5% ao ano (ou mais), ninguém quer saber deles!

Logo agora, que a tábua está cada vez mais próxima do chão, que os fundos imobiliários negociam a patamares próximos aos de 2017, a grande maioria dos investidores só consegue pensar no abismo.

Mas aqui, somos a minoria. Por isso os assinantes do Empiricus FIRE® receberam a recomendação de investir num dos melhores fundos imobiliários do mercado, a preços extremamente atrativos.

Teremos mais oportunidades nas próximas semanas e você pode aproveitá-las também.

Um abraço!

Compartilhe

PODCAST GRATUITO

Como investir no Spotify e outras 4 empresas fora do radar?

6 de janeiro de 2021 - 16:40

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Leonardo Otero, gestor da Arbor Capital, uma gestora focada em casos de tecnologia.

investimento com benefícios imediatos

Os 5 benefícios da previdência privada – redução de imposto de renda em 2021 é só um deles

27 de dezembro de 2020 - 5:50

Você provavelmente já sabe que dá para pagar menos imposto no ano que vem com aportes na sua previdência ainda em 2020. Mas as vantagens dessa modalidade de investimento vão muito além. Eu explico tudo na coluna de hoje e trago uma lista de quatro bons planos de previdência para você investir.

ouça de graça

Tudo o que você precisa saber sobre MGLU3, o Magazine Luiza

21 de dezembro de 2020 - 12:59

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Henrique Imbertti, um dos principais diretores de inovação do Magazine Luiza.

DE 2020 PARA 2021

Por que a Eneva (ENEV3) é minha ação preferida para 2021

20 de dezembro de 2020 - 5:50

A Eneva possui uma das diretorias mais qualificadas do setor e adotou uma estratégia única no Brasil: misturar a exploração de gás com a geração de energia. No longo prazo, o que se espera é que a performance das ações acompanhará a sua capacidade de gerar lucros crescentes.

PODCAST GRATUITO

Bitcoin, precatórios digitais e a nova moeda do Vasco

15 de dezembro de 2020 - 8:53

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Fabrício Tota, diretor do Mercado Bitcoin, a maior bolsa de ativos digitais da América Latina.

O MUNDO DOS GAMES

Mais que um jogador, um investidor: como os games podem te fazer ganhar dinheiro

13 de dezembro de 2020 - 5:50

Talvez o papo seja de adolescente, mas o dinheiro envolvido é de gente grande.

ouça de graça

O que muda com o PIX e qual o futuro das agências bancárias?

9 de dezembro de 2020 - 9:58

Na edição desta semana, nós recebemos o Cristiano Gomes, um dos principais estrategistas da equipe de tecnologia do Santander no Brasil.

internacionalizando o portfólio

Como investir no exterior com R$ 5 mil, sem comprar dólar ou sair do Brasil

6 de dezembro de 2020 - 5:50

A maneira mais simples de fazê-lo é através de fundos de investimento que investem no exterior.

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

2 de dezembro de 2020 - 16:01

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

APRENDENDO COM O PROFESSOR BESSEMBINDER

O clube dos 900%: o que você pode aprender com os maiores casos de geração de riqueza da Bolsa americana

29 de novembro de 2020 - 5:50

Empresas quebrando são mais frequentes que empresas dominando o mundo em algumas décadas. Mas poucos acertos podem rechear a sua carteira e garantir sua aposentadoria precoce.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies