O Ibovespa está cada vez mais perto de atingir a marca dos 100.000 pontos.
Mas para o time de research da XP Investimentos, o otimismo do mercado é uma antecipação de uma real melhora no cenário local.
O mês de fevereiro deve ser marcado por volatilidade. As fichas continuam sobre uma reforma da Previdência mais abrangente, que deve dar sustentação ao Ibovespa nos patamares atuais.
"Uma pauta tática é possível em fevereiro, mas a visão estrutural segue otimista", diz a análise, liderada pelo analista-chefe Karel Luketic.
Com isso, o time de analistas fez algumas mudanças na carteira com o intuito de expô-la ao ciclo global e selecionar ações que ainda estão descontadas.
Entre as mudanças está a substituição dos papéis da BRF pelos da JBS. "Vemos a BRF negociando a um valor justo e, portanto, trocamos nossa preferência no setor de proteínas por JBS por acreditarmos na continuidade do forte desempenho operacional da empresa e no potencial de apreciação dos múltiplos", diz o relatório.
Houve redução, também, na participação das ações da Vale, por conta da tragédia em Brumadinho, da Localiza e do Banco do Brasil. Por outro lado, o time decidiu aumentar o peso das ações da Azul e Gerdau.
Veja a carteira de ações completa da XP Investimentos para fevereiro: