Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-03-28T19:21:23-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O escorpião e o sapo

Bolsonaro e Maia fazem trégua, Ibovespa se recupera de tombo e dólar cai. No Congresso, o governo define o relator da reforma da Previdência

28 de março de 2019
19:21
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

É conhecida a fábula do escorpião que não resiste à própria natureza e ferroa o sapo quando os dois estão no meio da travessia de um rio, condenando ambos à morte.

Vou deixar para você escolher quem é o escorpião e quem faz o papel de sapo na fábula da reforma da Previdência. Eu diria que é bem capaz de a história ter dois escorpiões.

O fato é que Jair Bolsonaro e Rodrigo Maia precisam um do outro se quiserem chegar ao outro lado do rio. O melhor, portanto, é deixar as ferroadas políticas para quando estiverem na margem, longe da água.

O presidente da Câmara decidiu hastear a bandeira branca (ainda que a meio mastro) depois de se encontrar com Paulo Guedes. A expectativa agora é que o ministro assuma um papel mais presente na articulação da reforma.

Bolsonaro também deu declarações hoje que ajudaram a apagar, ou pelo menos controlar, o incêndio político. E com a volta da paz em Brasília o ar aqui na região da Faria Lima ficou bem mais respirável.

A retomada da confiança no avanço da reforma da Previdência levou os investidores de volta para a bolsa, que recuperou boa parte do tombo da véspera e subiu 2,70%. Agora faltam 5.612 pontos para os 100 mil do Ibovespa.

A melhora no ambiente político também tirou a pressão sobre o dólar, que chegou a encostar nos R$ 4 pela manhã, mas acabou fechando em queda de quase 1%.

Isso quer dizer, então, que o pior ficou para trás? Assim como ontem eu não acreditava que o sonho havia acabado, é certo que a travessia do sapo e do escorpião ainda será marcada por algumas ferroadas. Saiba como a trégua em Brasília influenciou os mercados com o Victor Aguiar.

Habemus relator

Depois das farpas, desencontros e muita especulação, a Câmara enfim conseguiu escolher um relator para a reforma da Previdência. Marcelo Freitas (PSL-MG) terá a missão de fazer o projeto passar pelo seu primeiro obstáculo dentro do Congresso e já chega com um objetivo claro: aprovar seu relatório até 17 de abril. Conheça o deputado responsável por relatar o projeto mais importante para a economia no governo Bolsonaro.

Dia 87 de Bolsonaro - Tempestade de verão

Depois de uma intensa troca de caneladas ontem, o presidente Jair Bolsonaro desarmou a artilharia que lhe é peculiar e disse que... (leia mais)

Aprendendo com o guru

Poucas pessoas sabem tanto sobre o mercado financeiro como o nosso colunista Ivan Sant’Anna. Com quase 50 anos de trabalho, ele acumulou diversas histórias e tem muito o que ensinar para mim e para você. Em um bate papo com a Marina Gazzoni, editora do Seu Dinheiro, ele conta um pouco sobre suas experiências e traz um panorama do que está acontecendo com o mercado brasileiro atualmente, de Bolsonaro à reforma da Previdência. Assistir esse encontro é tarefa obrigatória para quem quer ser um bom investidor.

E se der errado?

Já parou para pensar no que acontece com o seu portfólio de investimentos se o cenário (ainda positivo) para o país não se confirmar? Afinal, tivemos na última semana uma boa amostra do que pode acontecer. Você acha melhor ter posições pequenas em ativos de risco, como a bolsa, ou uma exposição maior, mas com uma proteção contra perdas? O Felipe Miranda é um ferrenho defensor da segunda opção, e mostra por que na coluna de hoje.

E por falar em proteção...

Reconhecer a importância de proteger a carteira contra potenciais solavancos é uma coisa. Outra é saber como protegê-la. Apesar dos afagos de hoje entre a cúpula do poder lá de Brasília, ainda não se pode descartar qualquer risco em relação à reforma da Previdência e ao futuro dos seus investimentos. Muito pelo contrário. Quem também pensa dessa forma é o pessoal do BTG Pactual, que resolveu recomendar a compra de uma ação que pode dar certo se tudo mais der errado.

Voando para casa

Leonel Andrade, presidente do Smiles, decidiu renunciar ao cargo no meio do ruidoso processo de incorporação pela Gol. O “superexecutivo” assumiu o comando do programa de fidelidade quando ele se tornou independente da empresa aérea e trouxe resultados expressivos. O Smiles chegou até mesmo a "socorrer" a Gol no momento em que a empresa enfrentou uma crise de liquidez. A Marina Gazzoni conta mais sobre a saída de Andrade nesta reportagem.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

CHAPA CONFIRMADA

Eleições 2022: Veja quantos milhões Lula e Alckmin declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

7 de agosto de 2022 - 12:49

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin confirmaram a chapa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

NÃO ENTRE NESSA

AMTD Digital (HKD): A ação desconhecida que subiu mais de 32.000% em menos de um mês e agora entra em queda meteórica

7 de agosto de 2022 - 11:18

Recém-chegada a Nova York, as ações da AMTD Digital levaram a companhia a valer mais do que grandes bancos como o Goldman Sachs e BofA

ROTA DO BILHÃO

O Lobo de Cashmere: Como Bernard Arnault, dono da LVMH, fez uma fortuna de US$ 168,6 bilhões a partir de bolsas e joias

7 de agosto de 2022 - 8:15

Formado em engenharia e apelidado como “Exterminador do Futuro”, o francês transformou uma empresa de tecidos falida na maior companhia da Europa

IVAN SANT'ANNA

Sob a névoa da guerra: as chances de Rússia e Ucrânia após seis meses de conflito

7 de agosto de 2022 - 7:29

As coisas não se passaram da maneira que Putin queria, e já é muito remota a chance de a Rússia anexar integralmente o seu vizinho do oeste

Existe esperança

Elon Musk flerta com a possibilidade de seguir em frente com a compra do Twitter — mas antes quer certeza sobre o número de usuários da rede

6 de agosto de 2022 - 15:19

O bilionário Elon Musk, dono da Tesla, voltou a usar o próprio Twitter para pressionar os executivos da rede social

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies