Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-08-23T19:02:26-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O Buraco do Twitter

23 de agosto de 2019
19:02
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O vale de Jackson Hole (Buraco do Jackson, para os íntimos) já serviu de cenário para as filmagens de Rocky 4. Em plena guerra fria, Sylvester Stallone usou a paisagem coberta de neve das montanhas que ficam no estado norte-americano do Wyoming para emular a Sibéria.

Para quem acompanha o mercado financeiro, o lugar é bem mais conhecido por abrigar anualmente um simpósio sobre política monetária. O momento mais aguardado por investidores em todo o mundo é o do discurso do presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos.

Comandar o BC da maior economia do mundo não é tarefa simples em nenhum momento, mas Jerome Powell começou sua fala sob pressão adicional. Horas antes, a China resolveu apimentar a guerra comercial que trava com os EUA, com o anúncio de tarifas sobre mais US$ 75 bilhões.

As bolsas até ensaiaram uma recuperação após o discurso de aproximadamente 3 mil palavras (a íntegra está no site do Fed). Mas bastaram pouco mais de 140 caracteres para o mercado voltar ao buraco.

Assim que o chefe do BC americano acabou de falar, Donald Trump foi ao Twitter e fez o mundo financeiro tremer. Além de reclamar da falta de ação do Fed, o presidente dos EUA aumentou (e muito) o tom das críticas e lançou agora há pouco novas tarifas contra os produtos chineses.

Como nós já alertamos algumas vezes aqui no Seu Dinheiro, a disputa comercial entre os dois países é um dos principais riscos que você deve ter no radar. O grande temor é o dos impactos das tarifas no desempenho da economia global – e nos resultados das empresas.

Não por acaso, o estrago hoje foi grande na bolsa. Para você ter uma ideia, só uma ação entre as que compõem o Ibovespa encerrou o pregão em alta. O Victor Aguiar acompanhou desde o começo todo o impacto da colisão dos gigantes nos mercados e traz tudo o que você precisa saber.

Pegou mal

O clima também amanheceu tenso na sede do BTG Pactual depois que o banco foi alvo de busca e apreensão dentro de uma nova fase da Operação Lava Jato. As investigações incluem André Esteves, fundador e sócio da instituição, e a ex-presidente da Petrobras Graça Foster. A notícia trouxe à memória do investidor a prisão do banqueiro no fim de 2015 e fez as ações do BTG despencarem mais de 15% na bolsa hoje. Saiba mais detalhes sobre a investigação.

Pegou bem

Situação completamente diferente da vivida pelo BTG e pelo Ibovespa foi a da SulAmérica. Tudo porque a empresa anunciou nesta sexta-feira a venda de sua operação de seguro de automóveis e ramos elementares para a alemã Allianz. O cheque gordo que deve cair nos cofres da SulAmérica foi mais do que suficiente para as ações da companhia deixarem para trás todo o pessimismo que se instalou no mercado mundial. Confira os detalhes do negócio e os bilhões que Allianz vai pagar.

Camisa 11

O mundo dos bilionários perdeu hoje um de seus nomes mais importantes. David Koch, o 11º homem mais rico do planeta, faleceu nos Estados Unidos e deixou para trás uma fortuna de nada menos do que US$ 50,5 bilhões. Ele não entrou na série do Seu Dinheiro, já que trouxemos apenas o Top 10, mas vale muito a pena conhecer a história de um dos homens de maior sucesso no mundo.

Peppa Pig ou Vingadores?

Não importa qual brinquedo o seu filho prefere, a partir de agora eles serão fabricados pela mesma empresa. A gigante Hasbro, que já produzia os bonecos dos vingadores, anunciou hoje que vai comprar a Entertainment One, dona da marca Peppa Pig. O potencial do negócio ficou claro pelo desempenho das ações das duas empresas, que tiveram comportamentos completamente diferentes. Mas o que importa mesmo é o valor que a Hasbro aceitou para ter a Peppa em seu portfólio.

Cerveja, Trump e privatização

Já diria Chico Pinheiro (e Marina Gazzoni): “hoje é sexta-feira, #graçasadeus”. Terminamos mais uma semana com uma nova edição do Podcast Touros e Ursos. O Victor Aguiar, o Edu Campos e eu convidamos você para um bate-papo sobre tudo o que movimentou o mercado nos últimos dias, da guerra comercial que não dá trégua ao novo pacote de privatizações. E atendendo ao pedido de um leitor (e ouvinte), também comentamos como as polêmicas envolvendo a Amazônia podem (ou não) se alastrar para os seus investimentos. Escreva para mim aqui ou lá no Twitter e mande também as suas sugestões.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

ALÍVIO

Mortes por covid-19 chegam ao menor nível desde maio, diz Fiocruz

Média móvel de novos casos ficou em 22.483 no sábado, alta de 11% em relação aos casos da semana anterior

LUTO

Morre presidente da Samsung, aos 78 anos

Lee Kun-hee foi responsável por transformar a companhia em um dos maiores conglomerados do mundo

INFLAÇÃO

Custo alto deve se manter até 2021 no material de construção

Superaquecimento de itens é reflexo de distorção entre oferta e demanda, diz pesquisadora da FGV

“efeito de três pontos”

O [mau] comportamento dos mercados: as semelhanças entre a trajetória do câmbio e de uma bola de basquete

O câmbio vai oscilar ao gosto das notícias – das guerras comerciais à falta de agenda econômica do governo federal. Mas existe um estranho – e ainda pouco compreendido – “efeito de três pontos”.

DRAGÃO COM FOME

Comida pressiona inflação até o fim do ano, dizem analistas

Dólar em alta, oferta escassa por causa da entressafra e o auxílio emergencial estão provocando o aumento dos preços

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies