Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-10-03T19:02:44-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Muita calma nessa hora

3 de outubro de 2019
19:02
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Como parte da regulação bancária, todas as instituições financeiras são obrigadas a realizar o chamado “teste de estresse”.

Trata-se de um exercício no qual os bancos simulam o que ocorreria no caso de uma súbita mudança, para muito pior, nas condições de mercado e da própria instituição.

O BTG Pactual passou por um teste de estresse na prática no dia 25 de novembro de 2015, data da prisão de André Esteves, então presidente e fundador do banco.

Para surpresa de muita gente, o BTG não só resistiu à crise como ressurgiu com uma nova e promissora frente de negócios: a sua plataforma de investimentos digital para o público de varejo.

Agora qualquer notícia relacionada ao banco deixou de interessar apenas ao público das regiões da Faria Lima e do Leblon, onde se concentra o mercado financeiro.

Hoje pela manhã, a sede do BTG foi alvo de busca e apreensão em uma operação que apura o vazamento de resultados de reunião do BC sobre a taxa básica de juros (Selic). A investigação partiu de uma delação do ex-ministro petista Antonio Palocci. O banco nega irregularidades.

Não vou entrar no mérito da investigação em si, até porque os detalhes estão sob segredo de justiça. Mas o fato é que esse tipo de evento sempre traz preocupação para quem tem investimentos no banco.

Se você está entre os clientes do BTG Pactual Digital, vale aquela máxima: mantenha a calma. E não deixe de ler esta matéria que Julia Wiltgen preparou, que traz todos os direitos e proteções dos investidores quando a instituição financeira enfrenta um “teste de estresse”.

Esperando pela cavalaria

Como eu escrevi ontem aqui na newsletter, a palavra da vez no mercado financeiro é recessão. Os temores sobre a economia norte-americana voltaram a assombrar depois de mais um indicador bem negativo nesta quinta-feira. Mas os investidores passaram a acreditar no resgate da cavalaria dos Bancos Centrais, o que provocou um efeito curioso nos ativos: as bolsas globais e o nosso Ibovespa fecharam em alta. Já o dólar enfraqueceu em relação a várias moedas, incluindo o real. Saiba com o Victor Aguiar tudo o que moveu os mercados.

Como embalar o BB

Já fazia um tempo que os investidores estavam na expectativa pela oferta de ações do Banco do Brasil, que tem potencial para movimentar até R$ 5,753 bilhões. As condições foram lançadas hoje e nesses momentos a pergunta que fica é sempre a mesma: vale a pena entrar nessa onda? Para ajudar você a tomar essa decisão, eu escrevi esta matéria analisando a oferta de ações e contando uma boa maneira de você investir no BB e uma outra alternativa, que você jamais deve seguir.

Conexão Brasília-Roma

O cronograma da reforma da Previdência vai estourar um pouco mais. Depois da desidratação do projeto na votação no Senado, havia ao menos o consolo de que o texto seria aprovado em segundo turno ainda na primeira quinzena de outubro. Pois é, havia. Um dos vice-líderes do governo no Senado, inclusive, sacramentou hoje que não há qualquer possibilidade de votar o projeto antes do dia 21. Além da tensão gerada com o governo, uma pauta religiosa vai esvaziar o plenário nas próximas semanas, como você confere nesta matéria.

Promessa não cumprida

Pelo menos no quesito promessas, o excêntrico bilionário Elon Musk não difere muito dos políticos brasileiros. Menos de um mês atrás, o executivo indicou que o número de carros elétricos entregues pela Tesla chegaria aos 100 mil no trimestre. Mas a prévia dos resultados mais recentes da empresa ficou abaixo da meta, o que deixou os investidores nem um pouco satisfeitos. Saiba mais sobre os números da companhia e a reação das ações nesta matéria do Kaype Abreu.

Procurando emprego?

Quando você pensa em transportes por aplicativo, tenho certeza que a Uber é a primeira empresa que vem à sua cabeça. Mas e quando o assunto é plataforma para encontrar empregos? Se você não pensou na Uber também, saiba que isso pode mudar logo logo. A gigante de transportes está expandindo suas fronteiras de negócios e anunciou hoje um novo aplicativo, que tem a promessa de revolucionar o mercado de trabalho autônomo e freelancer. Os detalhes dessa história você confere com o Fernando Pivetti.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

*Colaboração Fernando Pivetti.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

ainda ruim

Taxa de desemprego bate novo recorde no 3º trimestre

Desocupação sobe para 14,6% no trimestre encerrado em setembro, mas fica abaixo da mediana de estimativas

Nova tendência?

‘Efeito Grupo Mateus’ faz bancos de investimento colocarem o pé na estrada

Essa ida ao interior do Brasil deve trazer não só empresas grandes como o Mateus, mas empresas menores, que podem ser beneficiadas com uma nova abertura do mercado brasileiro para ofertas desse tipo

tá barato?

Fleury anuncia programa de recompra de até 3 milhões de ações

Recompra de ações é uma tática frequentemente utilizada por gestões que acreditam que os seus papéis estão valendo menos do que realmente deveriam

reação

Wiz institui comitê para investigar denúncias de fraudes e desvios

Sede da corretora de seguros foi alvo de operação da Polícia Federal que investiga organização criminosa

PREÇOS EM ALTA

IGP-M sobe 3,28% em novembro e fica acima das estimativas

Índice referência para reajuste de contratos de aluguel acelera ante leitura de outubro e acumula alta de 21,97% no ano, diz FGV

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies