Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-10-03T19:02:44-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Muita calma nessa hora

3 de outubro de 2019
19:02
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Como parte da regulação bancária, todas as instituições financeiras são obrigadas a realizar o chamado “teste de estresse”.

Trata-se de um exercício no qual os bancos simulam o que ocorreria no caso de uma súbita mudança, para muito pior, nas condições de mercado e da própria instituição.

O BTG Pactual passou por um teste de estresse na prática no dia 25 de novembro de 2015, data da prisão de André Esteves, então presidente e fundador do banco.

Para surpresa de muita gente, o BTG não só resistiu à crise como ressurgiu com uma nova e promissora frente de negócios: a sua plataforma de investimentos digital para o público de varejo.

Agora qualquer notícia relacionada ao banco deixou de interessar apenas ao público das regiões da Faria Lima e do Leblon, onde se concentra o mercado financeiro.

Hoje pela manhã, a sede do BTG foi alvo de busca e apreensão em uma operação que apura o vazamento de resultados de reunião do BC sobre a taxa básica de juros (Selic). A investigação partiu de uma delação do ex-ministro petista Antonio Palocci. O banco nega irregularidades.

Não vou entrar no mérito da investigação em si, até porque os detalhes estão sob segredo de justiça. Mas o fato é que esse tipo de evento sempre traz preocupação para quem tem investimentos no banco.

Se você está entre os clientes do BTG Pactual Digital, vale aquela máxima: mantenha a calma. E não deixe de ler esta matéria que Julia Wiltgen preparou, que traz todos os direitos e proteções dos investidores quando a instituição financeira enfrenta um “teste de estresse”.

Esperando pela cavalaria

Como eu escrevi ontem aqui na newsletter, a palavra da vez no mercado financeiro é recessão. Os temores sobre a economia norte-americana voltaram a assombrar depois de mais um indicador bem negativo nesta quinta-feira. Mas os investidores passaram a acreditar no resgate da cavalaria dos Bancos Centrais, o que provocou um efeito curioso nos ativos: as bolsas globais e o nosso Ibovespa fecharam em alta. Já o dólar enfraqueceu em relação a várias moedas, incluindo o real. Saiba com o Victor Aguiar tudo o que moveu os mercados.

Como embalar o BB

Já fazia um tempo que os investidores estavam na expectativa pela oferta de ações do Banco do Brasil, que tem potencial para movimentar até R$ 5,753 bilhões. As condições foram lançadas hoje e nesses momentos a pergunta que fica é sempre a mesma: vale a pena entrar nessa onda? Para ajudar você a tomar essa decisão, eu escrevi esta matéria analisando a oferta de ações e contando uma boa maneira de você investir no BB e uma outra alternativa, que você jamais deve seguir.

Conexão Brasília-Roma

O cronograma da reforma da Previdência vai estourar um pouco mais. Depois da desidratação do projeto na votação no Senado, havia ao menos o consolo de que o texto seria aprovado em segundo turno ainda na primeira quinzena de outubro. Pois é, havia. Um dos vice-líderes do governo no Senado, inclusive, sacramentou hoje que não há qualquer possibilidade de votar o projeto antes do dia 21. Além da tensão gerada com o governo, uma pauta religiosa vai esvaziar o plenário nas próximas semanas, como você confere nesta matéria.

Promessa não cumprida

Pelo menos no quesito promessas, o excêntrico bilionário Elon Musk não difere muito dos políticos brasileiros. Menos de um mês atrás, o executivo indicou que o número de carros elétricos entregues pela Tesla chegaria aos 100 mil no trimestre. Mas a prévia dos resultados mais recentes da empresa ficou abaixo da meta, o que deixou os investidores nem um pouco satisfeitos. Saiba mais sobre os números da companhia e a reação das ações nesta matéria do Kaype Abreu.

Procurando emprego?

Quando você pensa em transportes por aplicativo, tenho certeza que a Uber é a primeira empresa que vem à sua cabeça. Mas e quando o assunto é plataforma para encontrar empregos? Se você não pensou na Uber também, saiba que isso pode mudar logo logo. A gigante de transportes está expandindo suas fronteiras de negócios e anunciou hoje um novo aplicativo, que tem a promessa de revolucionar o mercado de trabalho autônomo e freelancer. Os detalhes dessa história você confere com o Fernando Pivetti.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

*Colaboração Fernando Pivetti.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

manifestações americanas

Trump ameaça usar militares para conter atos contra racismo

EUA registraram ontem o sétimo dia seguido de manifestações antirracistas, após a morte de George Floyd, um homem negro de 46 anos, asfixiado por um policial branco

mundo pós-covid

Não podemos entrar em briga tola contra a globalização, diz Mansueto

Secretário do Tesouro afirmou que o Brasil precisa expandir a presença no mercado internacional e aumentar tanto as exportações quanto as importações

R$ 4 bi a mais

CMN amplia limite para contratação de operações de crédito sem garantia da União

Ministério da Economia afirma que os novos limites entram em vigor a partir desta segunda-feira, 1º

mudança histórica

Opportunity vai transformar Hotel Glória em residências de luxo

Inaugurado em 1922 para ser o primeiro cinco estrelas do Brasil, o Glória, em quase um século de existência, foi prestigiado por 19 chefes de Estado, além de artistas e políticos do mundo todo

Ações do mês

Vale, Magazine Luiza, Petrobras e JBS: como se comportaram as principais indicações das corretoras em maio?

As ações mais indicadas pelas corretoras tinham um perfil comum: resiliência e capacidade de adaptação. Elas foram muito testadas durante os últimos 30 dias, mas passaram com louvor

CAÇADOR DE ASSIMETRIAS

Direto ao ponto: comprar ou não comprar dólar?

A verdade é que ninguém sabe se o dólar vai cair, subir, andar de lado, dar cambalhota ou mortal carpado. Diante disso, quando me perguntam “comprar ou não comprar dólar”; eu devolvo com um segunda questionamento: “depende, você já tem dólar?”

Decisão em plenário

Toffoli marca julgamento sobre inquérito das fake news para semana que vem

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, marcou para a próxima quarta, 10, o julgamento sobre a continuidade ou não das apurações do inquérito das fake news

Ministério atualiza dados

Brasil chega a 526,4 mil casos e 29,9 mil mortes por coronavírus

Até o momento, 211.080 pacientes estão recuperados da doença

seu dinheiro na sua noite

O mundo em ebulição

Caro leitor, Não bastasse uma pandemia mundial que paralisou a economia, tensões políticas no Brasil e o retorno da troca de farpas entre Estados Unidos e China, temos assistido também, nos últimos dias, a intensos protestos nos EUA contra o racismo. No último fim de semana, às já habituais manifestações em apoio ao governo aqui […]

Cresceu 3,7% em 2019

Vendas de festa junina nos supermercados devem crescer 0,6% em SP, diz associação

A perspectiva do avanço de vendas em supermercados é bem menor do que a registrada no ano passado, um crescimento de 3,7%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu