Menu
Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
2019-11-30T07:51:32-03:00
o melhor do seu dinheiro

MAIS LIDAS: Cada um por si

30 de novembro de 2019
7:51
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A maioria dos meus amigos, na faixa dos 30 ou 40 anos, não começou a poupar para a aposentadoria. Pelo que vejo nas suas contas de Facebook e Instagram, gastam o que sobra (e o que não sobra) no fim do mês em viagens internacionais, carros novos e nos últimos lançamentos da Apple.

Nunca gostei desta corrente de finanças pessoais que censura os gastos supérfluos. O dinheiro é seu, você trabalhou para isso e é seu direito torrar com o novo iPhone se você quiser. Eu mesma vou aproveitar parte do 13º para me dar um mimo que estou namorando há tempos: uma roupa de neoprene para nadar no mar no inverno.

Mas espero sinceramente que você não tenha deixado de arcar com as obrigações essenciais, como aluguel, mensalidade da escola dos filhos e, também, uma poupança para a aposentadoria, antes de financiar suas aventuras.

É fato incontestável que se você gastar tudo que tem agora, vai faltar dinheiro lá na frente. Essa verdade sempre esteve aí, mas a reforma da Previdência jogou ela na cara de todos recentemente.

texto mais lido do Seu Dinheiro nesta semana é um artigo do Ivan Sant'Anna sobre isso. O mestre lembra que não dá para contar com o INSS e que agora é cada um por si na sua velhice.

Antes de ver as considerações do mestre, sugiro que você entre no site do Seu Dinheiro e veja o ranking dos melhores e piores investimentos de novembro. Como todo fim de mês, a Julia Wiltgen fez no capricho um material super completo para você.

Veja as notícias mais lidas das semana:

Escolha da editora

1) A imposição de um teto ao juro do cheque especial pelo governo foi um dos pontos quentes da semana. A medida deverá pesar no lucro dos bancos, como mostra esta reportagem do Vinícius Pinheiro. É um texto indispensável para quem tem ou pensa em comprar ações de bancos.

2) Já que estamos falando hoje em planejar a aposentadoria, sugiro a leitura de um artigo da Inversa Publicações. Ele traz uma opção de investimento para quem deseja garantir sua própria Previdência sem depender do governo.

Eu negociei com a Inversa acesso gratuito a esse conteúdo aos leitores do Seu Dinheiro por 30 dias. Você pode clicar aqui para fazer sua degustação grátis.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Queda brusca

Produção de veículos recua 3,5% em fevereiro em comparação anual, diz Anfavea

Frente a janeiro, a produção caiu 1,3%, levando o volume acumulado no primeiro bimestre para 396,7 mil unidades.

Gestora sobe o tom

Fundo Verde se protege no câmbio e diz que governo “falhou miseravelmente” em comprar vacinas

O atraso em proteger a população aparece a olhos vistos, e tem consequências óbvias tanto em termos de vidas quanto em termos econômicos, escreveu a gestora de Luis Stuhlberger

IR 2021

Quer saber quando vai receber sua restituição de IR? Confira o calendário de 2021

Restituição do imposto de renda será, mais uma vez, paga em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja o calendário válido para 2021

Vendas no Varejo

Varejo cresce 3%, ativado pelo setor de construção e supermercados

Conforme os dados da Fecomércio, o setor da construção registrou, ao final de 2020, crescimento de 18,7% no faturamento, fechando o ano em R$ 67,6 bilhões

expandindo a produção

PetroRio aumenta participação em campo no pré-sal e ações sobem mais de 4%

Empresa passa a deter 64,3% da concessão, que tem potencial para produzir mais de 140 milhões de barris de óleo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies