Menu
Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
2019-11-30T07:51:32-03:00
o melhor do seu dinheiro

MAIS LIDAS: Cada um por si

30 de novembro de 2019
7:51
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

A maioria dos meus amigos, na faixa dos 30 ou 40 anos, não começou a poupar para a aposentadoria. Pelo que vejo nas suas contas de Facebook e Instagram, gastam o que sobra (e o que não sobra) no fim do mês em viagens internacionais, carros novos e nos últimos lançamentos da Apple.

Nunca gostei desta corrente de finanças pessoais que censura os gastos supérfluos. O dinheiro é seu, você trabalhou para isso e é seu direito torrar com o novo iPhone se você quiser. Eu mesma vou aproveitar parte do 13º para me dar um mimo que estou namorando há tempos: uma roupa de neoprene para nadar no mar no inverno.

Mas espero sinceramente que você não tenha deixado de arcar com as obrigações essenciais, como aluguel, mensalidade da escola dos filhos e, também, uma poupança para a aposentadoria, antes de financiar suas aventuras.

É fato incontestável que se você gastar tudo que tem agora, vai faltar dinheiro lá na frente. Essa verdade sempre esteve aí, mas a reforma da Previdência jogou ela na cara de todos recentemente.

texto mais lido do Seu Dinheiro nesta semana é um artigo do Ivan Sant'Anna sobre isso. O mestre lembra que não dá para contar com o INSS e que agora é cada um por si na sua velhice.

Antes de ver as considerações do mestre, sugiro que você entre no site do Seu Dinheiro e veja o ranking dos melhores e piores investimentos de novembro. Como todo fim de mês, a Julia Wiltgen fez no capricho um material super completo para você.

Veja as notícias mais lidas das semana:

Escolha da editora

1) A imposição de um teto ao juro do cheque especial pelo governo foi um dos pontos quentes da semana. A medida deverá pesar no lucro dos bancos, como mostra esta reportagem do Vinícius Pinheiro. É um texto indispensável para quem tem ou pensa em comprar ações de bancos.

2) Já que estamos falando hoje em planejar a aposentadoria, sugiro a leitura de um artigo da Inversa Publicações. Ele traz uma opção de investimento para quem deseja garantir sua própria Previdência sem depender do governo.

Eu negociei com a Inversa acesso gratuito a esse conteúdo aos leitores do Seu Dinheiro por 30 dias. Você pode clicar aqui para fazer sua degustação grátis.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Bilionários

Com a disparada das ações da Tesla, Elon Musk já é mais rico que Warren Buffett

A boa fase da Tesla na bolsa fez a riqueza pessoal de Elon Musk disparar, colocando-o no sétimo lugar do ranking de bilionários da Bloomberg; Warren Buffet é o 10º

Expansão do Mercado: Crescer para os lados, é a solução

Expansão do mercado deve ocorrer de maneira horizontal através de IPOs, o que evitará inevitáveis bolhas e seus respectivos crashes.

Covid-19

Coronavírus: Brasil passa de 70 mil mortes e 1,8 milhão de casos

Nas últimas 24 horas, foram mais de mil casos fatais relacionados ao coronavírus no país. Com isso, o Brasil já contabiliza mais de 70 mil mortes por causa da doença

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

Alfabetização financeira para crianças: quando é a hora de falar sobre dinheiro?

As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.

Novo nome no MEC

Bolsonaro anuncia pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

Decreto presidencial nomeou professor para o cargo nesta sexta-feira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu