🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

mudanças na previdência

Executivo e Legislativo devem governar juntos para que reforma seja aprovada até junho, diz Maia

Em entrevista, o presidente da Câmara destacou que o governo precisa melhorar sua comunicação não só com os parlamentares, mas também com a sociedade para garantir a maioria necessária para aprovação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comentou nesta quinta-feira, 28, o prazo para a aprovação da reforma da Previdência pretendido pela equipe do presidente Jair Bolsonaro. Para Maia, a aprovação até junho "é possível" se o Executivo der sinais claros aos parlamentares de que governará de forma conjunta com o Legislativo. As declarações foram dadas em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na Globonews.

Embora reconheça uma evolução na comunicação entre os dois poderes, Maia alerta para a necessidade de melhora na área para construir um ambiente "maior" que a reforma da Previdência. Para o presidente da câmara, já é possível enxergar o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni como articulador central com o poder Legislativo e ressaltou a importância de uma referência."Não é a velha nem a nova política, é a política que vai resolver os problemas do Brasil", acrescentou.

Para conseguir construir a maioria para aprovar a reforma na Câmara, Maia destacou que o governo precisa melhorar sua comunicação não só com os parlamentares, mas também com a sociedade. "Tem que saber enfrentar falsas informações, elas contaminam e continuarão contaminando (a discussão)", disse. "Esse período do Carnaval vai ser importante, porque sai todo mundo de cena e ficam só as redes sociais contaminando de forma negativa".

Mudanças para os militares

Rodrigo Maia acredita que o momento atual não é o melhor para tratar da reavaliação da carreira e da recomposição salarial dos militares, uma vez que essa não seria uma "boa sinalização" à sociedade. "[Fazer isso] junto, vai parecer o seguinte: você que está tirando de uns e está dando a outros. Fica um discurso meio desorganizado".

Na opinião de Maia, o governo criou um risco desnecessário à aprovação do projeto ao incluir a proposta do benefício pago a idosos pobres (Benefício de Prestação Continuada, ou BPC).  Para Maia, além do item ser um dos mais polêmicos da reforma, a medida teria pouco impacto fiscal. "O BPC não é o embate real. O embate real são a regra de transição e as alíquotas progressivas".

O presidente da Câmara ainda afirmou que "o DEM não é governo" porque Bolsonaro "fez escolhas pessoais" para os cargos de ministro que foram dados ao partido e que não há sentimento ruim entre ele e Lorenzoni após o ministro ter interferido na eleição ao comando da Câmara. "Quem ganha a eleição tem que saber construir aliados, e não dividir a governabilidade da Câmara", disse.

Leia Também

O CRONOGRAMA DO RESGATE

O que acontece com o dinheiro de quem apostou nas bets após a proibição do governo

MIX DE SENTIMENTO

Ibovespa ainda pode subir quase 20%, mas investidores estão com pé atrás; Safra explica o motivo

Em relação à Venezuela, Rodrigo Maia avaliou que o Brasil está sendo "usado" pelos Estados Unidos em uma ação humanitária que inevitavelmente resultaria em conflito. "O Brasil não pode ser nunca um instrumento dos americanos para se ampliar o conflito e, através do conflito, construir uma solução".

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Máquina de milionários das loterias em manutenção. Lotofácil, Quina, Mega-Sena. 25 de setembro de 2026 - 6:48
Pilhas de moedas ao fundo com cesta cheia de alimentos na frente 25 de setembro de 2026 - 6:03
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 24 de setembro de 2026 - 17:30
Logo da Cogna (COGN3) 24 de setembro de 2026 - 16:45
24 de setembro de 2026 - 15:49
Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde 24 de setembro de 2026 - 13:39
24 de setembro de 2026 - 10:57
Tela com informações sobre o BPC (Benefício de Prestação Continuada) exibida em smartphone ao lado de uma cédula de R$ 100. 24 de setembro de 2026 - 5:05
Ganhadores comemoram prêmios da Lotofácil e da Dia de Sorte. 23 de setembro de 2026 - 6:41
Guerra comercial entre EUA e China. 22 de setembro de 2026 - 16:35
22 de setembro de 2026 - 11:28
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 22 de setembro de 2026 - 7:10
Dezenas de ganhadores comemoram prêmio da Lotofácil. 22 de setembro de 2026 - 6:38
Moeda de 1 real ao lado de outras moedas empilhadas 22 de setembro de 2026 - 6:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar