🔴 É AMANHÃ: ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE – VEJA COMO PARTICIPAR GRATUITAMENTE

Fernando Pivetti

Fernando Pivetti

Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.

Um pente-fino

Quais são e como atuam as empresas que o governo pretende privatizar

Equipe econômica de Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira as empresas que serão os novos alvos do governo nas privatizações do segundo semestre

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
21 de agosto de 2019
18:25 - atualizado às 19:06
Bolsonaro e Paulo Guedes; imposto
Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Colocando um gás extra na série de privatizações prometida no começo do ano, o governo Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira uma lista de 12 empresas federais que pretende vender para a iniciativa privada. Tratam-se de companhias dos mais variados segmentos e que atuam em diversos Estados do país.

Mas quem de fato são essas companhias? Quais objetivos cada uma tem? Fiz um pente-fino nos negócios de cada empresa e trago os detalhes do que encontrei nessa lista.

Emgea (Empresa Gestora de Ativos)

De acordo com informações fornecidas pela própria empresa, a Emgea é uma companhia não financeira vinculada ao Ministério da Economia. Atua na gestão de ativos da União e suas respectivas entidades, incluindo bens e direitos públicos.

Entre as atividades desempenhadas pela empresa estão a administração de carteiras de operações de crédito (que podem ser imobiliário ou comercial), o suporte aos serviços de cobrança de créditos da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e o desenvolvimento de soluções financeiras para recuperação de crédito. O capital social da Emgea está totalmente integrado ao governo federal.

Casa da Moeda

Fundada em 1694, é uma das empresas estatais mais antigas do governo brasileiro. A Casa da Moeda é responsável pela produção de papel moeda nacional e tem como objetivo garantir a segurança nos setores de circulação de dinheiro, meios de pagamento e controle fiscal. Em sua estrutura, possui capacidade para produzir cerda de 2,6 bilhões de cédulas e 4 bilhões de moeda por ano.

ABGF (Agência Brasileira de Gestora de Fundos Garantidores e Garantias)

Sob gestão exclusiva da União e criada na forma de sociedade anônima, a ABGF é uma empresa que atua na administração de fundos garantidores. Parte do seu trabalho é prestar garantias às operações de riscos diluídos em setores que apresentam grande interesse econômico e social.

Leia Também

A própria empresa classifica sua missão como uma contribuição para o dinamismo das exportações brasileiras, o financiamento de projetos de infraestrutura, a oferta de garantias e a gestão de fundos garantidores oficiais no Brasil.

Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo)

Apesar de atuar no Estado de São Paulo, a Ceagesp é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério da Agricultura. Foi fundada em 1969 como fruto da fusão entre duas empresas do governo paulista: o Centro Estadual de Abastecimento (CEASA) e a Companhia de Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (CAGESP). É responsável pela gestão e abastecimento de produtos hortícolas nos diversos estabelecimentos comerciais de São Paulo. Em sua estrutura está a maior central de abastecimento de alimentos perecíveis da América Latina. Sua privatização já vem sendo debatida desde o fim da década de 1990, quando foi incluída no Programa Nacional de Desestatização em 1997. O projeto acabou não indo para frente e a companhia abandonou a lista em março de 2015.

Ceasaminas (Centrais de Abastecimento de Minas Gerais)

Outra grande empresa de abastecimento na lista de privatizações do governo, a Ceasaminas foi fundada em 1971 e tem a função de coordenar o abastecimento de seis entrepostos espalhados pelo Estado mineiro. Trabalha com uma gama variada de produtos, que vão desde alimentos até industrializados como rações, fertilizantes, embalagens e produtos de higiene.

Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social)

Outra empresa que atua em TI e está na lista do governo, a Dataprev trabalha na execução de políticas sociais do governo federal. Entre suas funções está a gestão do pagamento mensal de mais de 34 milhões de aposentadorias e a liberação do seguro-desemprego de trabalhadores, além do processamento de informações previdenciárias da Receita Federal. Além da Receita, atende órgãos como Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e a Prefeitura de São Paulo. Foi criada durante a Ditadura Militar, em 1974, e está vinculada ao Ministério da Economia.

Ceitec (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada)

Empresa pública federal fundada em 2008 pela gestão do então presidente Lula. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Ceitec atua na produção de semicondutores e nasceu com a missão de posicionar o Brasil como um país relevante no setor de microeletrônica.

Telebras

Empresa que atua há 45 anos na área de telecomunicação, a Telebras é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Seu ramo de atuação é o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação. Nasceu com um foco claro: o desenvolvimento da infraestrutura tecnológica necessária para que a telecomunicação brasileira acompanhe os movimentos e inovações do exterior. Possui capital aberto na bolsa e é negociada sob o código TELB4.

Correios

Atuante no Brasil desde 1663, os Correios são uma empresa pública de direito privado vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Possui uma estrutura gigantesca em todo o país, estando presente em mais de 5.500 municípios. É responsável pelo envio e recebimento de cartas, encomendas e serviços financeiros.

Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva)

Trata-se não de uma empresa propriamente dita, mas sim de uma modalidade de loteria em que o apostador fica sabendo na hora em que raspa o cartão se é ganhador de um prêmio. A venda da Lotex está em andamento desde setembro de 2016, quando a equipe econômica do então presidente Michel Temer incluiu o projeto no PND. A privatização encontra-se em fase de edital e o próximo passo é o leilão que, segundo o governo, deve ocorrer ainda neste ano.

Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo)

Assim como a Codesa, a Codesp atua no segmento de administração portuária. É responsável pelo maior porto do país (Santos) e no acumulado do ano até junho já geriu o transporte de mais de 63 milhões de toneladas de produtos. Entre suas principais funções em Santos estão a pré-qualificação dos operadores portuários, a arrecadação de impostos sobre atividades nos terminais, a execução das obras de construção, reforma e ampliação das instalações portuária de uso comum e a segurança interna do porto.

Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados)

Um dos representantes da turma da Tecnologia da Informação (TI), a Serpro atua no setor de desenvolvimento de soluções tecnológicas para dar suporte às ações estratégicas do governo. Apesar de a companhia ser líder no mercado de TI para o setor público, ela também atua em todos os Estados do Brasil para o setor privado.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NEGOU RUMORES

É só fofoca? Eletrobras (ELET3) diz não ter conhecimento de indicação de Wilson Ferreira Júnior à presidência

20 de julho de 2022 - 19:38

De acordo com a companhia, a AGE convocada para 5 de agosto servirá apenas para a eleição dos novos conselheiros de administração após a privatização

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de lucros de mais de 6% em swing trade com a Eletrobras (ELET6); confira a recomendação

13 de julho de 2022 - 8:07

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Eletrobras (ELET6). Veja os detalhes da operação

SOB NOVA DIREÇÃO

E agora, Eletrobras? Dois bancos refizeram as projeções para as ações após a privatização. Saiba se é hora de comprar ou vender ELET3

11 de julho de 2022 - 14:28

Ações da Eletrobras (ELET3) têm potencial de alta de mais de 40% nas contas de J.P. Morgan e BTG Pactual; saiba as razões do otimismo dos analistas

MUDANÇAS À VISTA

Madeira Energia tem novo conselho de administração, após Eletrobras (ELET3) assumir o controle da companhia

9 de julho de 2022 - 11:49

Furnas, subsidiária da Eletrobras, detém 72,36% da Madeira Energia, após aumento de capital da hidrelétrica em junho; Cemig, por sua vez, reduziu a participação

No céu

Cielo dá volta por cima, e ações CIEL3 têm a maior alta do Ibovespa no semestre; privatizada, Eletrobras (ELET3; ELET6) também se destaca

3 de julho de 2022 - 16:47

Turnaround da empresa de maquininhas agrada, enquanto concorrência passa a sofrer em ambiente de juros em alta; veja o ranking completo das melhores ações do Ibovespa no semestre

Luz do fim do túnel?

Desconto na conta de luz: Aneel consulta repasse de até R$ 5 bilhões da Eletrobras (ELET3) para reduzir tarifas

22 de junho de 2022 - 15:51

O valor pode aliviar o impacto de tarifas do processo de desestatização no bolso do consumidor

Energia

Eletrobras (ELET3) deixa controle da Eletronuclear para nova estatal e cumpre mais uma etapa da privatização; entenda

21 de junho de 2022 - 10:30

A diluição no capital da empresa responsável pelas Usinas Angra 1, 2 e 3 aconteceu graças a um aporte de R$ 3,5 bilhões feito pela ENBPar

Vai pesar no bolso?

Eletrobras (ELET3; ELET6) privatizada: o que muda (ou não) na sua conta de energia e no setor elétrico

20 de junho de 2022 - 6:01

Apesar dos esforços do governo em propagandear grandes mudanças no setor e no custo da energia elétrica para os consumidores, especialistas são céticos sobre grandes mudanças visíveis no curto e médio prazo

FIM OFICIAL

Eletrobras (ELET3) sobe e lidera ganhos do Ibovespa antes de cerimônia com Guedes e Bolsonaro na B3

14 de junho de 2022 - 10:56

A cerimônia na B3 contará com a presença do ministro da Economia Paulo Guedes e do presidente Jair Bolsonaro, marcando o fim do processo de privatização da Eletrobras

rateio

Investiu o FGTS na Eletrobras (ELET3)? Saiba quanto você vai levar para casa

10 de junho de 2022 - 12:06

De acordo com a Eletrobras, como os fundos criados para viabilizar o investimento por meio do FGTS excederam a alocação, foi feito um rateio

Desfecho eletrizante

Eletrobras privatizada: com pressão de última hora, preço por ação ELET3 sai a R$ 42, movimentando R$ 33,7 bilhões na maior oferta pública de ações do ano

10 de junho de 2022 - 0:07

Demanda teria sido equivalente ao dobro do valor inicialmente estimado para a oferta, e teve até queda de braço entre investidores-âncora e coordenadores em torno do preço da ação

Quase lá

Eletrobras (ELET3) fica entre as maiores altas do Ibovespa no “dia D” da privatização; preço por ação na oferta sai nas próximas horas

9 de junho de 2022 - 15:58

Gestores ouvidos pelo Seu Dinheiro afirmam que a demanda pelos papéis da EletRobras superou a oferta com bastante folga

última chamada

Eletrobras (ELET3): você tem poucas horas para decidir se entra na oferta de ações. Veja tudo o que precisa saber

7 de junho de 2022 - 20:00

Preparamos este material para ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o como investir na Eletrobras com e sem o FGTS

Bem à esquerda

Diretrizes de Lula para a economia preveem revogação do teto de gastos, da reforma trabalhista e oposição às privatizações, inclusive da Eletrobras; veja os principais pontos

7 de junho de 2022 - 13:36

Texto também sugere possível interferência na política de preços da Petrobras e fim da paridade com as cotações internacionais do petróleo

O melhor do Seu Dinheiro

Eletrobras: o que você precisa saber sobre a oferta de ações e outras notícias que mexem com os seus investimentos hoje

7 de junho de 2022 - 8:34

Amanhã é o último dia para quem pretende investir na oferta de ações de ELET3 diretamente ou usando o FGTS. Mas vale a pena virar sócio da Eletrobras privatizada?

ESPECIAL SD

Gestores e pequenos investidores estão de olho na Eletrobras, mas vale a pena investir em ELET3?

7 de junho de 2022 - 6:01

A saída do governo do bloco controlador e as recentes melhorias implementadas pela Eletrobras deixam os gestores e analistas otimistas com o potencial da oferta, mas o investidor não deve ter pressa para embolsar os ganhos

Ainda dá tempo

Não tenho FGTS, como faço para investir na oferta de ações da privatização da Eletrobras (ELET3)?

6 de junho de 2022 - 18:47

Pessoas físicas também poderão participar das maneiras tradicionais: por meio da compra direta de ações ou do investimento em fundos de ações que participem da oferta

pendência resolvida

Eletrobras (ELET3) tem caminho liberado para privatização após fim do impasse com debenturistas de Furnas

6 de junho de 2022 - 15:57

Assembleia de debenturistas de Furnas, que quase foi barrada, aprovou aporte na Madeira Energia e liberou caminho para privatização da Eletrobras

agora vai?

Eletrobras (ELET3) consegue autorização para seguir com assembleia decisiva para sua privatização

6 de junho de 2022 - 12:25

A Associação dos Empregados de Furnas (Asef) havia conseguido suspender a assembleia sob o argumento de que a Eletrobras violou regras

FUNCIONÁRIOS RECORRERAM

Como a suspensão de uma assembleia de debenturistas de Furnas pode melar a privatização da Eletrobras (ELET3)

6 de junho de 2022 - 6:22

Associação de funcionários de Furnas, controlada pela Eletrobras, denuncia quebra de contrato de debêntures e violação de regras sobre prazos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar