🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Odebrecht e você: um olhar diferente

Eu gostaria que o caso da Odebrecht servisse de exemplo pra você. Calma. Não é um discurso politicamente correto pedindo para que você continue ético e probo. O ponto é que eu não gostaria que você se afastasse de si, da sua origem

18 de junho de 2019
10:47 - atualizado às 10:50
Odebrecht - Imagem: Shutterstock

“Somos diferentes do que parecemos. (…) Talvez piores, talvez melhores, mas certamente diferentes. Somos estranhos a nós mesmos.” Lembrei desse trecho, do livro “O Estranho”, de Richard Wright, ao ver a formalização da recuperação judicial da Odebrecht.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sabe, se você me perguntasse qual livro de gestão empresarial mais me impactou, talvez eu apontasse “Sobreviver, Crescer e Perpetuar”, do Norberto Odebrecht. E digo mais: não é exclusividade minha. Muitos empreendedores brasileiros com perfil executivo também foram notadamente influenciados pela obra.

Ali já havia um princípio interessante sobre a necessidade de a empresa servir ao cliente em vez de ser servida, além de uma obstinação por deixar uma contribuição única para a sociedade. Pode ser exagero de minha parte, e sei das devidas proporções evidentemente, mas noto algo de Jeff Bezos e sua obsessão por colocar o cliente no centro. Também percebo a ideia do propósito transformador massivo, tão referenciado hoje pela turma das Organizações Exponenciais.

Bicho, ele escreveu isso em 1983, quando não tinha conversinha descolada. Gestão empresarial mais parecia com bangue-bangue e o cara estava pensando em management descentralizado, descobertas por serendipity no nível mais capilar subindo para o topo e depois sendo compartilhadas, espraiando-se para outras unidades menos eficientes a priori, metas e cobrança fortes sobre gestores e sobre o pessoal da operação, extreme ownership, ética do trabalho. Olhando com profundidade, está tudo lá, sob uma defesa ferrenha dos mais rigorosos preceitos éticos e morais — ao menos no discurso, vai saber…

Tendo as diretrizes acima como referência, vejo com tristeza tudo que aconteceu. Nada pior do que afastar-se de si mesmo. Daniel Galera talvez me recordasse: “Há apenas dois lugares possíveis para uma pessoa. A família é um deles. O outro é o mundo inteiro. Às vezes, não é fácil saber em qual dos dois estamos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Odebrecht se afastou de si. Deu no que deu. Ok, eu posso ser o último romântico dos litorais desse oceano Atlântico. Sei lá se o livro era só um amontoado de princípios e ideias bem formuladas, sem aplicação no dia a dia da empresa. Na teoria, até o comunismo funciona. Mas, lendo o livro, parece que o cara realmente acreditava naquilo. Acho que a Odebrecht era aquilo mesmo. Ou, ao menos, nasceu para ser aquilo mesmo. Depois veio a trair sua alma. E, como nós sabemos, esse é um pecado imperdoável. Se traída, sua alma vai se vingar de você. E o pior: para seu próprio bem, é melhor que assim seja. Você não há de querer o perdão de sua alma, pois somente a vingança dela para consigo é uma forma de reconciliar-se com aquele menino que você via aos 18 anos no espelho. O pathos precisa ser pago para que possamos nos reequilibrar.

Leia Também

Não se afaste da origem

Eu gostaria que o caso da Odebrecht servisse de exemplo pra você. Calma. Não é um discurso politicamente correto pedindo para que você continue ético e probo — se achasse que precisava disso, nem continuaríamos conversando. O ponto é que eu não gostaria que você se afastasse de si, da sua origem, das suas raízes. Pense no mito de Anteu, que ao ter os pés levantados e perder o contato com o chão (a terra, sua mãe Gaia), foi derrotado por Hércules em um de seus 12 trabalhos.

A verdade é que estou preocupado. Falo de coração aberto aqui. Explico o ponto.

Ontem, o Fernando Ferrer, como faz todas as manhãs, me mandou o desempenho da Carteira Empiricus. A imagem, tal como ele me enviou num e-mail interno, está colocada abaixo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como mostra a tabela, o portfólio sugerido, que poderia ser comparado a um multimercado (justiça seja feita: aqui ele está bruto de taxas e impostos; para efeitos práticos, retire grosseiramente algo em torno de uns dois pontos percentuais do retorno se quiser pensar em termos líquidos), sobe 12,38 por cento em 2019.

É um desempenho estapafúrdio.

A princípio, era para ser boa notícia. De fato, é uma boa notícia, em si. Ao mesmo tempo, quando olhei esse percentual de retorno, fui subitamente capturado pela ideia de que ele pode representar uma armadilha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A verdade é que existe uma chance material de que você, sendo um dos três leitores desta coluna (soube do falecimento de um companheiro nessa madrugada), esteja ganhando um bom dinheiro neste ano. Fique claro: o mérito é seu, e sejamos sinceros, um pouco da sorte também — a aleatoriedade sempre desempenha um papel superior em nossas vidas ao que gostaríamos de supor.

Mas é aí que mora o perigo. O sucesso é um mal professor. Tenho duas preocupações principais diante do fenômeno.

A primeira de cunho mais emocional e psicológico, mas com resultados potenciais bastante tangíveis. Existe um risco objetivo de que você se torne arrogante. Passe a achar que resultados como esse são normais de serem obtidos. Sendo um super-herói, você poderia se concentrar e até se alavancar nos casos de sua maior convicção. Lamento decepcioná-lo, mas super-heróis não existem. Nem você, nem eu, nem o Rodolfo, nem o Stuhlberger, nem o Buffett, nem o Taleb — ah, talvez o Taleb, só para ser justo.

Não tome bons resultados recentes como um indício de que você pode bater o mercado com facilidade. Continue focado na gestão do portfólio, sempre — e também sempre — na base da boa diversificação, do devido balanceamento e da adequada gestão de risco. Esqueça este ou aquele case, esta ou aquela bala de prata, esta ou aquela dica esperta passada pelo seu cunhado. Sempre que pensar em finanças, pense na gestão de portfólio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A segunda é mais pragmática e direta, sendo até um corolário da primeira. Conforme você monta uma carteira e ela vai evoluindo dinamicamente, precisa revisitar aquela seleção e verificar se não seria o caso de um rebalanceamento, caso os pesos tenham destoado muito dos originalmente pretendidos.

Apenas como o exemplo ilustrativo, olhe para a Carteira Empiricus. O book de ações indicado sobe 26 por cento no ano. Ou seja, se você não vender um pouco das ações, esse book vai ficar maior do que deveria no todo. Quer dizer que eu não gosto mais de Bolsa? Ao contrário, gosto muito, talvez até mais do que antes. Mas é preciso vender um pouco para rebalancear.

Vale para as classes de ativos e também para as ações individuais. Os papéis do Banco Pan, por exemplo, subiram mais de 100 por cento desde sua inclusão no portfólio. Se você pegou essa alta, precisa recalibrar sua posição, mesmo que a perspectiva para a ação ainda seja bastante positiva.

Paralelamente, eu, Felipe, sempre gosto de fazer pequenas loucuras quando as coisas estão muito bem. Mas loucuras responsáveis, fique claro, sem riscos de ferimentos. Lá vou eu saltar de paraquedas. Quando os lucros são altos, gosto de pegar um pouquinho da minha grana, sei lá, pode ser 0,1–0,2 por cento, e distribuir em coisas totalmente fora do radar, de altíssimo risco. Essas paradas que ninguém dá muita bola, mas de repente podem explodir do dia pra noite e te deixar rico. Nanotecnologia, criptomoedas, empresas de maconha (em especial private equity), grafeno, opções fora do dinheiro — qualquer pozinho (no bom sentido), que pode valer muito algum dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo, também separo um dinheiro para comprar mais seguros (normalmente puts fora do dinheiro) para proteger os retornos contra uma eventual catástrofe inesperada. Trato meu portfólio como algo dinâmico. Minha cabeça está sempre trabalhando para uma gestão mais eficiente. Acho que ela aprendeu com o Norberto Odebrecht.

Mercados

Mercados iniciam a terça-feira em clima positivo, acompanhando otimismo no exterior. Propensão a risco ganha terreno após Mario Draghi sinalizar possibilidade de uso de vários instrumentos para responder a uma eventual desaceleração adicional da economia europeia. Vem mais liquidez por aí e isso é sempre uma boa notícia para mercados emergentes — ao menos no curto prazo. Uma hora a gente vai precisar se reconciliar com a economia real, mas é assunto pra depois. Por ora, chegou mais cerveja e ganhamos mais duas horas de festa.

Agenda é fraca por aqui, contando apenas com prévia do IGP-M na economia. Mercado acompanha com atenção início do debate do parecer do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) sobre a reforma da Previdência na comissão especial. Nos EUA, sai construção de casas iniciadas em maio. Há certa expectativa no ar pelas decisões de política monetária tanto aqui quanto nos EUA amanhã.

Enquanto isso na Sala da Justiça, Ibovespa Futuro sobe 0,95 por cento. Dólar e juros futuros caem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ENTRE AS MAIORES

Itaú se torna a única empresa brasileira entre as 500 marcas mais valiosas do mundo — e um concorrente se desvaloriza e perde o posto

20 de janeiro de 2026 - 12:31

Itaú avançou no ranking global após crescimento de 15% no valor da marca, enquanto o Banco do Brasil perdeu espaço e deixou a lista

GENEROSIDADE CALIBRADA?

BB vai segurar os dividendos em 2026? Banco do Brasil (BBAS3) define payout e revela quando proventos vão pingar na conta dos acionistas

20 de janeiro de 2026 - 10:44

O conselho de administração do BB definiu a política de dividendos deste ano; veja quanto e quando o banco vai pagar

RATING MELHOR

Fitch eleva rating da Guararapes; por que agência acredita que dona da Riachuelo virou a página?

20 de janeiro de 2026 - 10:18

Além da marca Riachuelo, a Guararapes opera as marcas Casa Riachuelo, Carter’s no Brasil e Fanlab

DANÇA DAS CADEIRAS (DE NOVO)

Ambipar (AMBP3) troca CFO após menos de quatro meses e reorganiza alto escalão em meio à crise financeira

20 de janeiro de 2026 - 9:28

Ricardo Rosanova Garcia deixa os cargos de liderança com menos de quatro meses na função de diretor financeiro. Saiba quem assume as posições agora

O NOVO CAPÍTULO DA BATALHA DO E-COMMERCE

A guerra escalou: Mercado Livre (MELI34) e Shopee encaram inimigo antigo — e a culpa pode ser de Trump

20 de janeiro de 2026 - 6:01

O cenário para o e-commerce brasileiro em 2026 está ainda mais acirrado. Com frete grátis virando commodity, a competição migra para logística, sellers e escala — enquanto o embate entre Estados Unidos e China entra como pano de fundo da estratégia da Amazon, que está com sangue nos olhos pelo Brasil

EM BUSCA DE SALVAÇÃO?

BRB vai precisar de dinheiro para continuar de pé após crise no Banco Master? Saiba o que diz o Banco de Brasília

19 de janeiro de 2026 - 17:42

Em meio às especulações, o Banco de Brasília respondeu sobre rumores de aporte bilionário e deu detalhes de sua situação financeira

ACABOU A COLHEITA?

Boa Safra (SOJA3) na berlinda? Itaú BBA rebaixa ação e corta preço-alvo. Descubra o que fazer com a ação agora

19 de janeiro de 2026 - 17:25

Os analistas revelaram por que reduziram as perspectivas no curto prazo — e o que pode destravar valor para SOJA3 lá na frente

VISÃO DOS EXECUTIVOS

Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Renner (LRNE3), Smart Fit (SMFT3) e mais: no que os CEOs das grandes varejistas estão apostando para 2026?

19 de janeiro de 2026 - 16:40

Com a Selic prestes a iniciar um ciclo de queda, executivos de gigantes do varejo brasileiro ainda enxergam um consumo pressionado no curto prazo, mas detalham onde veem espaço para crescimento, eficiência e ganho de margem ao longo de 2026

DEJÁ-VU

Grupo Pão de Açúcar (PCAR3): depois de um “não”, acionista aliado de Rafael Ferri insiste e pede uma nova Assembleia

19 de janeiro de 2026 - 15:10

O acionista Hugo Shoiti Fujisawa formalizou uma nova solicitação de assembleia geral extraordinária no Pão de Açúcar. A tentativa anterior, feita em conjunto com Rafael Ferri, foi negada pela varejista na semana passada

FIM DA LINHA

Após 54 anos, orelhões vão deixar de fazer parte da paisagem urbana 

19 de janeiro de 2026 - 14:55

Retirada do orelhão acontece porque terminam as concessões do serviço de telefonia fixa das empresas responsáveis pelos aparelhos

TRABALHO OU LAZER?

O dinheiro mais fácil do mundo? Gigante aeronáutica paga R$ 160 por hora para pessoas ‘brincarem de escorregador’

19 de janeiro de 2026 - 14:35

Empresa do setor aeronáutico pagou voluntários para testar escorregadores de evacuação usados em emergências, exigidos por normas internacionais de segurança

VAI PINGAR NA CONTA?

Mais motivos para comprar ações do IRB (Re)? Citi aposta na volta dos dividendos e eleva preço-alvo de IRBR3

19 de janeiro de 2026 - 13:58

Entenda por que os analistas mantiveram recomendação de compra para as ações da resseguradora

ENTENDA

Fôlego para a Oi: Justiça estica prazo de proteção contra dívidas extraconcursais, enquanto ação está fora da B3

19 de janeiro de 2026 - 12:40

Decisão dá mais 90 dias de proteção à operadora em um momento delicado, marcado por disputas judiciais com credores e pela retirada das ações da bolsa

NO TOPO

Por que a Rede D’Or virou a favorita do BTG? Os motivos para comprar as ações RDOR3 agora

19 de janeiro de 2026 - 11:33

Os analistas do banco listaram os fatores que colocam a empresa como principal aposta para o novo ciclo do setor de saúde; veja todas as recomendações

AS PREFERIDAS

Prio (PRIO3) e Ultrapar (UGPA3): Top picks do BTG para lucros de até 44% no setor de óleo e gás

18 de janeiro de 2026 - 15:30

Em um relatório completo sobre o setor, o BTG divulgou suas duas ações preferidas para investir: Prio (PRIO3) e Ultrapar (UGPA3), com impulsionadores claros para a expansão da margem e o aumento da geração de caixa

NO SHAPE

SmartFit (SMFT3) vai além e levanta R$ 364,5 milhões em aumento de capital — e ainda dá para participar da subscrição das sobras

17 de janeiro de 2026 - 14:27

O montante superou com folga o mínimo previsto na operação, de 4,1 milhões de ações

PRÉVIA OPERACIONAL

Eztec (EZTC3) dá salto de quase 200% nos lançamentos e vê vendas crescerem no 4T25, mas números não empolgam o Citi

17 de janeiro de 2026 - 13:02

Apesar de reconhecer o bom desempenho no quarto trimestre de 2025, os analistas avaliam que a construtora ainda “precisa melhorar”

COMPRA OU VENDA?

O caminho para a desalavancagem da CSN (CSNA3): os riscos e as vantagens do plano para reduzir as dívidas em até R$ 18 bilhões

16 de janeiro de 2026 - 18:32

Objetivo é vender partes de negócios que não são o foco da companhia neste momento, permitindo uma redução imediata da dívida líquida

A ESCOLHIDA

Ultrapar (UGPA3) é uma das ‘top pick’ do BTG para o setor de óleo e gás; o que pode fazer a ação dar quase 43% de lucro?

16 de janeiro de 2026 - 17:18

A Ultrapar tem oportunidades de crescimento, tanto de forma orgânica quanto por meio de aquisições. A disciplina na alocação de capital e atuação em setores resilientes (energia, logística e mobilidade) são pontos relevantes para a tese de investimentos

PEDIDO CHEGA VOANDO

É o fim dos motoboys? Entrega por drones já é realidade nos EUA — e no Brasil também já está acontecendo

16 de janeiro de 2026 - 16:14

Mudança na legislação nos EUA acelera planos do Walmart, enquanto o iFood já opera entregas aéreas em Aracaju para driblar gargalos logísticos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar