💸 Você pode receber R$ 120 para investir; veja como solicitar o depósito aqui

Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
Cotações por TradingView
2019-04-25T17:30:49-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

Sinal amarelo na Petrobras: pisa no freio ou acelera?

17 de abril de 2019
10:24 - atualizado às 17:30
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A Petrobras é uma das ações preferidas tanto dos gestores de ações quanto dos analistas. Entra e sai mês, ela está lá nas carteiras recomendadas. O problema é que para avaliar a Petrobras não basta olhar os números do balanço e o potencial do negócio. É uma estatal e seu preço está intimamente ligado ao risco político.

O amigo leitor pode gostar ou não do tema da privatização, mas é fato que a Petrobras valeria muito mais se não fosse uma estatal. Vamos lembrar que até ontem a empresa estava calculando quanto perdeu com desvios de diretores corruptos colocados no comando por suas ligações políticas  - e não pela competência para exercer suas funções, como funciona na iniciativa privada. E tem mais: até hoje resta uma dúvida se a empresa realmente tem autonomia para cobrar pelos seus produtos, ou seja, diesel e gasolina.

Os pitacos recentes de Bolsonaro sobre a empresa deixaram o cenário meio nebuloso. Nessas horas, o melhor é falar com os sábios. Pedi para o Ivan Sant’Anna fazer uma análise do momento da Petrobras para os leitores do Seu Dinheiro. 

Na visão do Ivan, o investidor é um motorista que se depara com um sinal amarelo. O melhor a fazer é acelerar ou pisar no freio? Deixo para o Ivan responder esta questão na sua coluna de hoje.

Diesel no chope

Paulo Guedes disse ontem que explicou a Bolsonaro os riscos de intervir na Petrobras. Antes disso, o presidente comparou a alta de preços a colocar “diesel no chope”, segundo o próprio ministro. Bolsonaro entendeu - ao menos foi o que disse Guedes. O Eduardo Campos acompanhou essa história e te conta tudo aqui.

Enquanto isso, a Caixa vende

A Caixa Econômica Federal informou à Petrobras que avalia vender as ações que detém da petroleira. O comunicado divulgado hoje diz que o banco formou um sindicato de assessores financeiros e legais para avaliação das alternativas viáveis.

Bye, bye, Brasil

Os ricos estão deixando o Brasil. Um estudo global mostra um mapa da migração de riqueza ao longo dos países do mundo. Só no ano passado 2 mil milionários deixaram o Brasil para viver em outros países. A campeã de êxodo é a China, que perdeu 15 mil dos seus endinheirados. Veja nesta reportagem para onde eles vão.

Mais um dia longo na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara volta a se reunir na manhã de hoje para iniciar a votação da proposta da Previdência. Mas não vai ser fácil. A oposição avisou que usará todas as possibilidades regimentais para obstruir a votação. Detalhe é que já foram mais de 13 horas de reunião no colegiado. A cobertura do assunto você acompanha ao longo do dia no Seu Dinheiro.

Bem na fita (ou no streaming)

A Netflix divulgou ontem os resultados financeiros do primeiro trimestre — são melhores do que esperava o mercado. A empresa aproveitou a ocasião para dizer que espera uma desaceleração no crescimento de usuários para os próximos três meses, mas refutou a projeção de que a entrada da Disney e da Apple pode impactar sua base de usuários.

O IR que faltou

Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão

Ao preencher a sua declaração de imposto de renda 2019, o programa da Receita calculará o imposto devido em 2018 e informará se você tem mais imposto a pagar ou então a restituir. Nesta matéria, a Jasmine Olga conta como pagar o imposto de renda caso, ao terminar sua declaração, você precise pagar um valor adicional.

A Bula do Mercado: China, Petrobras e Previdência

Antes da pausa para o feriado prolongado, o noticiário político de Brasília une forças com uma agenda econômica carregada no exterior para ditar o rumo dos negócios. Por aqui, o mercado financeiro respira aliviado com o compromisso que o governo assumiu de não intervir na política de preços da Petrobras.

Atenção também na CCJ. O governo corre contra o relógio e há uma chance de que o parecer da proposta da Previdência seja votado ainda nesta quarta-feira. Mas isso pode ser tarefa difícil já que a oposição se organiza para obstruir as sessões, tentando empurrar a discussão para depois da Páscoa.

Lá fora, dia de destaque para o PIB chinês. Embora os resultados dos indicadores econômicos do país tenham vindo acima das expectativas, não foi o suficiente para empolgar o mercado internacional. Na Ásia, as bolsas não refletiram animação com os números, enquanto em Wall Street os índices futuros exibem altas moderadas.

Ontem, o Ibovespa fechou o dia em alta de 1,34%, aos 94.333,31 pontos. O dólar encerrou com um avanço de 0,88%, a R$ 3,9023. Consulte a Bula do Mercado para saber como devem se comportar bolsa e dólar hoje.

Um grande abraço e ótima quarta-feira!

Agenda

Índices
- Banco Central divulga fluxo cambial semanal
- Reino Unido e zona do euro divulgam inflação de março
- Zona do euro e Estados Unidos divulgam resultado da balança comercial de fevereiro

Bancos Centrais
- Fed divulga mais uma edição do Livro Bege

Balanços 1º trimestre
- Lá fora: PepsiCo, Morgan Stanley e Alcoa

Política
- CCJ da Câmara volta a se reunir para debater reforma da Previdência

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

EM BLOCO

Fundo de Pedro Moreira Salles se une a gestoras renomadas em acordo de acionistas na Eneva (ENEV3)

7 de dezembro de 2022 - 9:21

O novo bloco, formado por Cambuhy, Atmos, Dynamo e Velt, detém 35,7% do capital da Eneva e fica à frente do BTG Capital, maior acionista da empresa de energia

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 7% com ações do Itaú Unibanco (ITUB4); veja a recomendação

7 de dezembro de 2022 - 8:29

Após o fechamento do último pregão, identifiquei uma oportunidade de compra dos papéis de Itaú Unibanco (ITUB4)

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Propostas para a pausa na Copa do Mundo: PEC da Transição, orçamento secreto, Copom e mais notícias para você

7 de dezembro de 2022 - 8:17

Com pausa na Copa do Mundo, a vida real traz agenda cheia para os mercados financeiros, com PEC da Transição, orçamento secreto, Copom e mais

FII DO MÊS

Fundos imobiliários que lucram com a Selic alta são os mais recomendados para dezembro; veja as escolhas de 11 corretoras para o final do ano

7 de dezembro de 2022 - 7:03

Vale relembrar que o Copom decide a trajetória da Selic hoje; a expectativa é que a taxa básica brasileira seja mantida em 13,75% ao ano

MERCADOS AGORA

Bolsa agora: Ibovespa futuro abre em queda acima de 1% com maior cautela do exterior; dólar cai

7 de dezembro de 2022 - 7:02

RESUMO DO DIA: As bolsas internacionais reagem aos mais recentes dados de exportação da China, que registraram queda de 8,7% em novembro. As atenções também se voltam à Zona do Euro, com a divulgação do PIB trimestral. No cenário doméstico, os investidores repercutem a aprovação da PEC da Transição na CCJ do Senado e acompanham […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies