🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

IMPRENSA ESTRANGEIRA

Nova geração tenta emplacar livre mercado no Brasil, diz Financial Times

Segundo a publicação, partidos como Novo, que representam os mercados livres, são uma parte de uma mudança tectônica que abalou a política brasileira

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
6 de janeiro de 2019
11:17
João Amoêdo, fundador do partido Novo
João Amoêdo, fundador do partido Novo - Imagem: Rovena Rosa/Agencia Brasil

O site do jornal britânico Financial Times trouxe hoje uma reportagem em que salienta que uma nova geração tenta levar o mercado livre para o Brasil. "O velho modelo econômico estatal está cercado no maior país da América Latina", considerou a publicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto recordou que investidores aplaudiram quando o presidente Jair Bolsonaro declarou em sua posse na semana passada que o Brasil iria "se libertar do socialismo", um sentimento rapidamente ecoado por seu ministro da Economia, Paulo Guedes, que repetiu sua mensagem de que o País precisa de "mais Brasil, menos Brasília".

O prazer dos investidores nesse credo liberal era tal, como descreveu o periódico, que, mesmo com a queda dos mercados globais, os ativos brasileiros subiram, iniciando o ano como um dos mercados de ações com melhor desempenho do mundo.

Tais palavras, considerou o FT, também eram música para os ouvidos dos partidos liberais. Há muito vistos no Brasil social-democrata como movimentos marginais excêntricos, eles aproveitaram o sucesso eleitoral de Bolsonaro, um conservador mais tradicional, para se tornarem uma importante força política.

"Estamos totalmente alinhados com o plano de economia liberal [do governo]", disse Romeu Zema, o recém-eleito governador do estado de Minas Gerais e membro do Novo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Brasil é famoso por se tornar mais socialmente liberal nas últimas décadas, uma tendência que Bolsonaro, conhecido por comentários homofóbicos e ocasionalmente racistas e misóginos, disse que quer reverter.

Leia Também

Mas, na economia, o Brasil tradicionalmente se inclinou para políticas de grandes Estados, especialmente nos últimos 14 anos de governo do Partido dos Trabalhadores (PT).

Partidos como Novo, que representam os mercados livres, são, portanto, parte de uma mudança tectônica que abalou a política brasileira, conforme a versão do diário na internet.

O Novo "quer reduzir o Estado e trazer eficiência para o maquinário público", disse Guilherme Fuertes, estudante de direito de 22 anos de uma universidade particular, explicando seu apoio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lançado há três anos pelo banqueiro João Amoêdo, o Novo cresceu e tem hoje oito cadeiras no Congresso. Amoêdo, que disputou a Presidência, ganhou 2,7 milhões de votos, o dobro da famosa ambientalista Marina Silva.

Partidos de uma inclinação liberal semelhante também se saíram bem na eleição de outubro, amplamente vista como a mudança mais profunda da direita do Brasil desde a ditadura militar.

Os democratas de centro-direita, por exemplo, têm 27 cadeiras no Congresso e seis senadores.

Com mais de 30 partidos representados no novo Congresso do Brasil, legendas como Novo e Democratas serão importantes para Bolsonaro, que precisa formar coalizões para aprovar reformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas eles prometem ser agrupamentos desajeitados, como destacou a reportagem. Juntamente com os liberais clássicos, estarão evangélicos pregadores de valores familiares, homens fortes, fazendeiros e conservadores isolacionistas.

O Financial Times também explicou a seus leitores que membros democratas estão previstos para compor o governo, como seu chefe de Gabinete e a ministra da Agricultura.

Do Novo, o partidário Salim Mattar, fundador da empresa de locação de carros Localiza, está encarregado da privatização, e Ricardo Salles, outro empresário, é ministro do Meio Ambiente - apesar de ele afirmar que o aquecimento global não é uma prioridade.

O Partido Social Liberal (PSL) de Bolsonaro ganhou 52 assentos no Congresso, ante apenas um anteriormente, e quatro senadores de nenhum anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recessão

A pior recessão do Brasil foi um fator fundamental nesse movimento, segundo o site do jornal, enquanto outro motivo foi a repulsa popular aos escândalos de corrupção do governo anterior e a subsequente rejeição do eleitorado ao establishment político.

"Isso abriu o caminho para pessoas de fora como Bolsonaro", avaliou o veículo britânico. Zema é um desses outsiders.

Um empresário sem experiência política, ele entrou para a política depois que a brutal recessão de 2015-16 o obrigou a demitir um terço de seus empregados. "Eu decidi então fazer parte da Novo, que tem ideias econômicas liberais, ideias que farão bem ao Brasil", disse ele.

Contrarrevolucionários mais radicais como Kim Kataguiri, de 22 anos, também tiveram um papel na ascensão de Bolsonaro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora deputado do Partido Democrata, há quatro anos o estudante de Direito ajudou a iniciar um movimento no estilo Tea Party, chamado Movimento Brasil Livre.

Por meio das mídias sociais e protestos de rua, defendeu o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, do PT, e a prisão de seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de corrupção.

Até que ponto esses partidos serão bem-sucedidos em ajudar a conter o Estado inchado do Brasil, ou os instintos mais liberais de Bolsonaro, ainda serão vistos, considerou o FT.

Há tantos novos rostos políticos de direita que eles podem lutar para manter Bolsonaro "em verificação", disse Malu Gatto, professora assistente de política latino-americana na UCL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto a Kataguiri, enquanto ele se alinha com os planos econômicos de Guedes, teme que o presidente seja estatisticamente inato, como mostra seu histórico de votação no Congresso. "Guedes tem nossa mesma visão", disse ele. "Bolsonaro é mais protecionista."

Rogério Chequer, membro Novo e também líder do grupo "Vem Pra Rua", que também organizou protestos em massa contra Dilma Rousseff, é mais esperançoso.

Como muitos de seus pares, ele vê Bolsonaro como um catalisador para mais mudanças: "Se continuarmos com esse nível de engajamento público... a velha política continuará perdendo espaço", disse.

*Com Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DINHEIRO PARADO

Quem tem medo de investir? Da alta renda à classe C, complexidade e “economiquês” travam investidor brasileiro, mas mercado já tem saídas, segundo o Google

4 de fevereiro de 2026 - 18:00

A dificuldade de entender o mercado financeiro e o receio de golpes são entraves para que brasileiros invistam dinheiro que está parado

DE VOLTA ÀS RUAS

Carro que marcou geração de brasileiros volta ao mercado mais moderno e melhor

4 de fevereiro de 2026 - 13:31

Os anos 80 de fato foram culturalmente riquíssimos: Michael Jackson estava no auge, o filme “E.T.” lotava os cinemas e a estética das vestimentas e discotecas da época causa controvérsia até hoje. Para completar os anos de ouro, a GM laçou um carro que permanece na memória dos brasileiros tantas décadas depois: o Chevrolet Monza.   O nome de fato marcou gerações […]

DESSA VEZ DUROU POUCO

Trump assina projeto de financiamento para encerrar shutdown parcial nos EUA

4 de fevereiro de 2026 - 8:45

O chefe da Casa Branca destacou que o projeto orçamentário continuará financiando o Departamento de Segurança Interna (DHS, em inglês)

BRILHOU SOZINHA

Teimosia faz novo milionário na Lotofácil 3604; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 144 milhões

4 de fevereiro de 2026 - 7:22

Vencedor ou vencedora do prêmio milionário do concurso 3604 da Lotofácil vinha insistindo sempre nos mesmos números por meio do dispositivo conhecido como ‘teimosinha’.

CALENDÁRIO 2026

Calendário Gás do Povo fevereiro 2026: botijão passa a ser gratuito e governo amplia o acesso ao gás de cozinha

4 de fevereiro de 2026 - 6:13

Novo programa substitui o Auxílio Gás e garante recarga gratuita do botijão de 13 kg para famílias de baixa renda

AÇÃO DO MÊS

Direcional (DIRR3) é bicampeã apesar do tombo: entenda por que a construtora segue no topo das recomendações para fevereiro

4 de fevereiro de 2026 - 6:00

Os papéis da construtora caíram 2,80% nos últimos três meses, mas já começaram a mostrar sinais de recuperação

CALENDÁRIO 2026

Calendário do Pé-de-Meia fevereiro 2026: confira quando o governo paga os incentivos do ensino médio

4 de fevereiro de 2026 - 5:41

Programa funciona como uma poupança educacional, paga até R$ 9.200 por aluno e tem depósitos ao longo do ano conforme matrícula, frequência, conclusão e participação no Enem

PRODUTOR NO LIMITE

Agro em crise? Itaú BBA liga alerta para grãos e diz que novas recuperações judiciais estão no radar

3 de fevereiro de 2026 - 19:47

Com preços em queda e custos elevados, produtores enfrentam margens cada vez mais apertadas

O MAIS RICO DO MUNDO

Fortuna de Elon Musk atinge um novo recorde — e segue seu caminho rumo a US$ 1 trilhão

3 de fevereiro de 2026 - 13:31

O CEO da Tesla e da SpaceX segue como o homem mais rico do planeta, com fortuna estimada em cerca de US$ 775 bilhões e se aproxima de um recorde jamais visto de US$ 800 bilhões 

GEOPOLÍTICA DOS MINERAIS

O que está por trás da reserva de minerais críticos de US$ 12 bilhões de Donald Trump

3 de fevereiro de 2026 - 13:15

Após o anúncio do presidente norte-americano, as ações relacionadas ao setor de terras raras registram forte alta no início desta terça-feira (3)

CORTE EM MARÇO

Copom: Banco Central confirma corte de juros ‘cauteloso’ em março, e expectativa para reajuste de 0,25 pp ganha força

3 de fevereiro de 2026 - 9:33

Segundo a ata do Copom, em um ambiente de inflação mais baixa, a estratégia passa pela calibração do nível de juros

SÓ DEU ELA DE NOVO

Lotofácil entra em fevereiro com 2 vencedores próximos do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 130 milhões hoje

3 de fevereiro de 2026 - 7:59

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão. Mega-Sena está acumulada desde a Mega da Virada.

FEVEREIRO 2026

Calendário do PIS/Pasep fevereiro 2026: confira quando o abono cai na conta

3 de fevereiro de 2026 - 6:03

Pagamentos do abono salarial seguem mês de nascimento ou número de inscrição e vão até agosto 

BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família fevereiro 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

3 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam em 12 de fevereiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

POLÍTICA MONETÁRIA

Quem é Guilherme Mello, indicado de Haddad ao Banco Central que gerou ruído no mercado

2 de fevereiro de 2026 - 16:08

Mello chefia a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda; economista tem atuado na defesa de cortes na taxa de juros, atualmente em 15%

Mercados

Bônus de catástrofe: investimento que une alto retorno e baixa volatilidade ganha força

2 de fevereiro de 2026 - 14:38

O mercado de títulos de catástrofe, conhecido por oferecer retorno atrativos combinado com baixa volatilidade, está aquecido em 2026

VAI TER FOLGA?

Calendário de fevereiro de 2026: confira os feriados e as datas do Carnaval

2 de fevereiro de 2026 - 7:12

Calendário de fevereiro 2026 mostra que o Carnaval não é feriado nacional, mas estados e municípios podem decretar folga para trabalhadores

COMEÇA HOJE

Calendário do BPC/LOAS fevereiro 2026: veja quando o pagamento do benefício cai

2 de fevereiro de 2026 - 6:04

Benefício assistencial começa hoje, seguindo o calendário do INSS e é pago conforme o número final do BPC 

COMEÇA HOJE

Começa hoje o pagamento do INSS fevereiro 2026: confira o calendário e como consultar

2 de fevereiro de 2026 - 5:42

Aposentados e pensionistas já recebem com valores corrigidos pelo novo salário mínimo; depósitos seguem o número final do benefício  

MAIS LIDAS DO SD

Do risco de contágio do ‘caso will bank’ ao hotel no Brasil do casal da melhor vinícola do mundo: as mais lidas do SD

1 de fevereiro de 2026 - 17:30

Crise com o will bank, apostas de bilionários e análises de mercado estiveram entre os assuntos mais lidos no Seu Dinheiro nos últimos dias

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar