Caro leitor,
Você já pode ter visto cabeça de bacalhau e até enterro de anão. Mas provavelmente nunca viu um banco reclamar das altas taxas cobradas em produtos de investimento.
Pelo menos não até esta segunda-feira, quando o Seu Dinheiro publicou uma entrevista exclusiva com Claudio Sanches, diretor de investimento e previdência do Itaú Unibanco.
Ele soltou o verbo contra o modo como as plataformas de investimento que agora concorrem com o banco remuneram seus agentes autônomos, responsáveis por apresentar os produtos aos clientes.
Para não dizer que em casa de ferreiro o espeto é de pau, Sanches também falou que o banco mudou a forma de pagamento dos bônus aos gerentes, para que eles não se sintam obrigados a “empurrar” produtos ruins aos investidores.
A entrevista que eu fiz com o diretor do Itaú foi a matéria mais lida nesta semana. Mas antes de trazer as campeãs de audiência deixo aqui mais duas dicas de leitura.
A primeira é a coluna do Alexandre Mastrocinque de hoje. Ele traz dicas valiosas de como não se deixar influenciar por um investimento que não deu certo ou com as turbulências que vira e mexe derrubam a bolsa e pegam muita gente no contrapé.
Vale a pena você conferir também o texto que o Fernando Pivetti escreveu sobre como a B3 seleciona e define os critérios para as ações que entram e saem da carteira do Ibovespa, o principal índice da bolsa brasileira. Esse era um pedido antigo dos nossos leitores.
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
1 - Itaú vê conflito de interesse em plataformas de investimento e ataca taxas do COE
2 - Ações da Natura disparam 10% com sinais de avanço na negociação com a Avon
3 - Carlos Bolsonaro critica Mourão pelo terceiro dia consecutivo
4 - "Me apontem uma só estatal eficiente. Não existe", diz Salim Mattar
5 - Milionários abandonam Brasil, China e Índia
Um ótimo sábado para você.
Aquele abraço!